Astrologia Asteca

From Wiki
Jump to: navigation, search

Baseados na Pedra do Sol, os astecas elaboraram um originalíssimo horóscopo, que o astrônomo e astrólogo brasileiro Ademar E. de Mello reconstruiu depois de prolongadas pesquisas sobre a cultura desse povo.

Contam as mais antigas histórias astecas que nossa época foi precedida de outras idades cósmicas, cada uma delas com um sol diferente.

Na primeira, chamada Ocelotonatiuh ou Sol de Jaguar, viveram os gigantes, que não trabalhavam a terra e moravam em cavernas. Esses primeiros habitantes foram devorados pelos jaguares.

A segunda época cósmica foi Ehecatonatiuh ou Sol de Vento, na qual os seres humanos foram destruídos por grandes furacões, e os sobreviventes transformados em macacos.

Quiahutonatiuh ou Sol da Chuva de Fogo foi a terceira idade e nela tudo foi extinto por chuvas de lava e fogo, e aqueles que sobreviveram foram transformados em pássaros.

As chuvas destruíram os seres que habitaram a quarta idade, chamada Atonatiuh ou Sol de Água. Choveu tanto que a Terra foi coberta pelas águas e só sobreviveram os que se transformaram em peixes. Ao fim dessa quarta idade seguiu-se um longo período de trevas, sem sol e dominado pelo silêncio.

Então, os deuses se reuniram e decidiram criar uma nova era. Uma divindade ofereceu-se para se lançar numa fogueira, e de sua imolação nasceu o novo Sol, Tonatiuh, Senhor dos Céus, em torno de quem ocorrem todos os fenômenos diários e periódicos, e sob o qual a Terra voltou a ser habitada.

A partir dessa cosmogonia, os astecas elaboraram o seu sistema religioso, que servia de base para toda a sociedade e determinava todos os aspectos da vida, desde o cotidiano até os conhecimentos científicos. Entre esses conhecimentos, um dos mais importantes era aquele relacionado com a Astronomia e a Astrologia. Os astecas criaram um calendário, que tornou-se conhecido como Pedra do Sol devido ao círculo central que representa o astro. Esse calendário solar compreendia 360 dias, divididos em dezoito meses, com vinte dias cada um, os quais tinham o nome de animais, objetos ou fenômenos naturais que faziam parte dos rituais religiosos.

Desta maneira, os dias astecas eram assim designados: Cipactli (crocodilo), Ehecatl (vento), Calli (casa), Cuetzpallin (lagarto), Coatl (serpente), Miquiztli (morte), Mazatl (veado), Tochtli (coelho), Atl (água), Itzcuintli (cão), Ozomahtli (macaco), Malinalli (corda), Acatl (cana), Ocelotl (jaguar), Cuauhtli (águia), Cozcacuauhtli (abutre), Ollin (terremoto), Tecpatl (faca), Quiahuitl (chuva) e Xochitl (flor). Para os astecas, cada amanhecer era o resultado de um violento combate que o Sol travava com a Lua e as Estrelas, tendo de vencê-las para elevar-se no Céu e, assim, fornecer luz e calor à humanidade.

No centro superior da pedra, encontra-se a placa de consagração do calendário, com data de 13 - Acatl (13 - Cana), equivalente ao ano de 1.479 d.C. A partir desta placa, projetam-se, em sentidos opostos, duas grandes serpentes de fogo — as Xiucoatl —, que sustentam o Sol em sua viagem pelo Céu, circundando todo o calendário com seus corpos e terminando em sua extremidade inferior. De suas bocas escancaradas saem as cabeças dos deuses Tonatiuh (o Sol) e Xiuhtecutli (a Noite), que lutam diariamente pelo predomínio na Terra.

A parte lateral do calendário é dedicada ao Céu — representado pelo deus llhucatl —, onde o Sol caminha e onde moram suas inimigas, as Estrelas, simbolizadas por pontos espalhados no céu noturno. Vênus, o astro mais brilhante depois do Sol, aparece no céu diurno.

O mito representado na Pedra do Sol teve enorme difusão entre todas as civilizações do México pré-colombiano. Assim, muitos povos de costumes e línguas diferentes adotaram em suas culturas o mito das quatro idades cósmicas. Foi, no entanto, entre os astecas que essa concepção da origem do mundo alcançou maior importância, tendo sido representada em códigos, hinos religiosos, esculturas e também serviu de base ao original horóscopo asteca, cujos signos são os vinte dias do mês. Neste horóscopo, além das características particulares de cada signo, todos eles têm a proteção de algumas das quatro divindades que tiveram papel fundamental nas eras cósmicas: Tonatiuh, Deus do Sol; Tezcatlipoca, Deus do Norte, dos poderes maléficos da noite, Senhor dos Sortilégios e da Guerra; Quetzalcoatl, Deus do Vento; e Tlaloc, Deus da Chuva.

Para Encontrar o Seu Signo

Procure nas tabelas numeradas de 1 a 13 o ano do seu nascimento.

AstecaTabela01 A.jpg AstecaTabela01 B.jpg

Em seguida, veja o significado do número.

  • Tabelas de números 1, 3 ou 7: Fica anulado tudo o que não for bom em seu signo.
  • Tabelas de números 10,11,12 ou 13: Fica anulado tudo o que for desfavorável em seu signo e o que for bom fica ainda melhor.
  • Tabelas de números 4, 5 ou 6: As coisas desfavoráveis do seu signo aumentam e as boas diminuem.
  • Tabelas de números 2, 8 ou 9: As previsões do seu signo, tanto boas quanto más, diminuem.
AstecaTabela02 01.jpg AstecaTabela02 02.jpg AstecaTabela02 03.jpg AstecaTabela02 04.jpg AstecaTabela02 05.jpg
AstecaTabela02 06.jpg AstecaTabela02 07.jpg AstecaTabela02 08.jpg AstecaTabela02 09.jpg AstecaTabela02 10.jpg
AstecaTabela02 11.jpg AstecaTabela02 12.jpg AstecaTabela02 13.jpg


O ano em que você nasceu tem uma letra correspondente (N, S, L, O) e, segundo o horóscopo asteca, ela corresponde ao deus que rege o seu signo. Esses deuses são quatro e comandam as quatro regiões do céu: Norte, Sul, Leste e Oeste.

  • Se a letra correspondente ao seu ano for N: Deus do Sol (Tonatiuh): suas qualidades predominantes são inquietação, espírito de luta, temperamento violento e ousado. Quem nasce sob a tutela desse deus assemelha-se a ele e tem suas qualidades.
  • Se a letra correspondente ao seu ano for S: Deus do Norte (Tezcatlipoca): esse deus tem o poder de dificultar a solução dos problemas. Isso não quer dizer que você não consiga solucioná-los, pois o que for difícil no princípio acabará sendo resolvido. É preciso, entretanto, que você tenha um pouco mais de persistência, e saiba ser paciente.
  • Se a letra correspondente ao seu ano for L: Deus da Chuva (Tlaloc); os anos regidos pelo deus Tlaloc são fecundos e cheios de esplendor. É um privilégio nascer sob a sua tutela. Seus afilhados são geralmente muito sadios. Eles quase sempre enriquecem e vivem com muito conforto e abundância.
  • Se a letra correspondente ao seu ano for O: Deus do Vento (Quetzalcoatl): para os astecas este deus personifica o progresso, as grandes invenções e descobertas. Nascer sob a sua tutela significa encontrar na vida mais chances e mais oportunidades favoráveis para obter o sucesso em atividades intelectuais ou científicas. Os afilhados do Deus do Vento são também dotados de grande sensibilidade e sempre são grandes amantes.

Depois de saber seu número e sua letra, você vai descobrir seu signo. Na tabela a que você pertence, localize a data (dia e mês) do seu nascimento e fique sabendo se você é Cana, Macaco, Vento, Água ou qualquer outro dos vinte signos deste horóscopo.

Descrição dos Signos

Abutre

As pessoas deste signo têm, geralmente, vida longa e plena de realizações. Embora possam ser doentias e fracas ao nascer, elas contrariam todos os diagnósticos pessimistas e alcançam idades avançadas. A vida dos Abutres é calma e ponderada. Eles não costumam correr atrás da felicidade, porque têm certeza de que, mais dia menos dia, ela virá procurá-los. Os Abutres jamais sofrem uma desilusão e conseguem alcançar tudo o que desejam.

As pessoas nascidas em Abutre são muito pensativas, a absortas, e a sua imensa perspicácia pode torná-las excelentes cientistas. Para os nascidos sob este signo, o amor é um negócio muito sério. Eles não desejam apenas possuir o parceiro fisicamente, mas querem uma intimidade intelectual maior. Entretanto, os Abutres dificultam essa intimidade porque são pessoas muito fechadas, que não gostam de demonstrar seus verdadeiros sentimentos.

Os Abutres, entretanto, quando escolhem uma pessoa para amar, esquecem-se do resto. São muito caseiros e bondosos. Sabem administrar os seus bens e são também pessoas generosas. Estão sempre dispostos a compartilhar suas alegrias e seus bens materiais com a pessoa que realmente amam e por ela fazem grandes sacrifícios.

Água

As pessoas nascidas sob o signo de Água possuem uma personalidade fascinante. Entretanto, é quase impossível compreendê-las, pois a todo momento estão exibindo um ângulo diferente de sua personalidade. As pessoas de Água não são especificamente boas ou más, tranquilas ou irascíveis, simpáticas ou desagradáveis. Possuem, ao mesmo tempo, e em quase constante conflito, todas as boas e as más qualidades.

A inconstância, as atitudes imprevisíveis e as mudanças repentinas de humor podem tornar estas pessoas insuportáveis, e por issoè difícil conviver com elas. Entretanto, por possuírem este tipo de personalidade é que, no casamento, estas pessoas costumam ser muito felizes. A vida com elas é cheia de surpresas agradáveis, ou pelo menos variada. Na verdade, os nativos de Água são fáceis de levar, devido à sua natureza mutável. Mas é bom não ofendê-los e tomar certos cuidados com a sensibilidade destas pessoas.

As pessoas nascidas sob este signo sabem que a felicidade não cai do céu e que é preciso lutar por ela. Se na juventude lutam com dificuldades, em compensação vivem bem na maturidade, quando então podem colher com juros os frutos de seus esforços empregados em vários tipos de trabalho.

Águia

Solitários e introvertidos, os nativos de Águia dificilmente conseguem se aproximar intimamente das pessoas. Em geral, eles se sentem superiores às pessoas com as quais convivem e, por isso, se tornam egoístas e arrogantes.

As pessoas deste signo têm perfeita consciência desta sua superioridade e baseiam todos os seus julgamentos quase somente nas suas próprias opiniões, razão pela qual não têm muita consideração pelas pessoas menos dotadas. As Águias valorizam excessivamente a aparência pessoal, cuidando dela de maneira exagerada e se vestindo com muito esmero e requinte. São pessoas exigentes no amor e difíceis de contentar.

Estas pessoas hesitam muito antes de se ligarem a alguém, e, quando fazem isto, continuam indecisas, deixando o próprio parceiro inseguro quanto à escolha. Para as Águias, o parceiro é geralmente um enfeite, um ornamento para a sua personalidade. Onde quer que atuem, estas pessoas querem ficar em destaque, jamais aceitando um papel secundário. Suas palavras precisam ser aceitas com reservas, pois tendem a interpretar tudo a seu favor. As Águias geralmente gostam de beber e de fumar e são excelentes gourmets. Possuem maneiras distintas e muita habilidade nos negócios.

Cão

Os nativos de Cão são lutadores incansáveis, sempre dispostos a começar tudo de novo, quando se trata de lutar por seus próprios ideais. Eles jamais deixam ao acaso a resolução de seus problemas.

As pessoas deste signo possuem uma enorme capacidade de liderança e alcançam grandes realizações profissionais. Podem trabalharem qualquer atividade onde exerçam cargos de direção ou de chefia geral. Elas têm uma incrível capacidade de sentir aquilo que é o mais essencial num determinado momento. Além disto, são fiéis e sérias em questões de trabalho. Seus interesses profissionais são geralmente muito intensos, o que atrapalha de forma marcante a vida afetiva e sentimental. Elas são praticamente casadas com a profissão e tendem a esquecer o companheiro, mesmo sabendo que este precisa de sua atenção.

É quase impossível um entrosamento perfeito com as pessoas deste signo. Compreendê-las não é nada fácil, porque elas parecem sempre distantes e preocupadas com outras coisas. Entretanto, aquele que amar de verdade uma pessoa de Cão será muito recompensado, principalmente se for capaz de grandes sacrifícios em prol deste amor. Tudo aquilo que se dá a um nativo de Cão é retribuído em dobro.

Casa

Os nativos de Casa são essencialmente passionais e impulsivos. Em relação ao amor, estas suas tendências se tornam marcantes. Quando amam alguém, é com verdadeira paixão, e se entregam a este sentimento, fazendo até mesmo sacrifícios e enfrentando vários tipos de sofrimento.

Por outro lado, o amor, para eles, é sinônimo de aventura, e, como tal, só merece ser vivido enquanto implicar riscos, No momento em que tudo está tranquilo, eles abandonam essa estabilidade e partem em busca de novidades. Os nativos de Casa são pessimistas, e algumas vezes com razão, pois nem sempre conseguem colher os méritos que lhes são devidos pelo seu trabalho. Com o objetivo de melhorar a própria sorte, eles às vezes se tornam jogadores profissionais, capazes de arriscar, numa partida, a casa e a família.

As pessoas nascidas neste signo são comunicativas, mas precisam de um ombro amigo para chorar as mágoas. Para que estas pessoas alcancem a felicidade verdadeira, é muito importante que encontrem um companheiro. E que este tenha força e personalidade marcantes. Esta pessoa poderá conquistar a simpatia e o amor autêntico de um nativo de Casa e assim poderá conduzi-lo ao caminho da felicidade.

Chuva

Os dias regidos pelo signo de Chuva estão sob a influência dos anjos malditos, cuja inveja, segundo os astecas, perturba o sossego da humanidade.

Por isso, as pessoas nascidas sob este signo usam os mais diferentes truques e técnicas para conquistar um lugar ao sol. Com alguma frequência, são pessoas que praticam magia negra e bruxarias.

Os homens de Chuva são desembaraçados, dinâmicos e sedutores. São galanteadores natos e facilmente conquistam as mulheres. Eles amam a vida e procuram vivê-la como se ela fosse uma inesgotável fonte de prazer. Geralmente concentram todo o seu talento em setores comerciais, pois possuem grande poder de persuadir, sabem blefar, são perseverantes e astutos. E compreensível, pois, o seu sucesso no mundo dos negócios.

As mulheres são levianas e inconstantes. Como os homens, procuram apenas satisfazer a si mesmas e não medem esforços e energias para isto. Costumam ser temidas pela língua ferina e não cultivam amizades sinceras. É muito difícil satisfazer os nativos de Chuva, pois eles estão sempre descontentes e exigindo mais. Por este motivo, além de terem poucos amigos, as pessoas deste signo nunca estão contentes, mesmo que realizem suas conquistas egoísticas.

Coelho

Abnegados, altruístas e generosos são os nativos de Coelho. Para eles, as outras pessoas estão sempre em primeiro lugar, e concentram nelas a sua atenção, esquecendo-se de cuidar de sua própria felicidade.

Os Coelhos têm ideias esclarecidas e sabem planejar o futuro com inteligência. Geralmente, eles são ótimos educadores e conselheiros, tendo em vista a paciência e a compreensão que os caracterizam.

No amor, não gostam de ser a parte ativa e preferem sempre ser conquistados. Quando isto acontece, eles se dedicam de corpo e alma ao companheiro.

As pessoas deste signo têm consciência de sua incapacidade de lidar e, assim, preferem ficar sempre num segundo plano. Entretanto, é sob a sua humilde orientação que os grandes líderes trabalham. Para um Coelho, as glórias, homenagens e distinções, e tudo aquilo que representa ostentação e poder, são coisas profundamente desagradáveis, das quais ele não gosta e não participa, preferindo evitá-las.

O dinheiro e a posição social são, para ele, desnecessários. As qualidades espirituais vêm sempre em primeiro plano. O companheiro ideal para o Coelho deve ser profundamente realista e, ao mesmo tempo, compreensivo.

Corda

O nome deste signo é mais do que um simples símbolo. Os nativos de Corda são extremamente carinhosos e fiéis, mas, frequentemente, estrangulam o companheiro com a sua afeição, com a sua possessividade e exclusivismo.

As pessoas nascidas neste signo gostam de sentir que podem agarrar com unhas e dentes tudo o que almejam e costumam demonstrar claramente a sua insegurança. Como são muito comunicativas, têm facilidade em fazer amigos e se utilizam da ironia para afastar aqueles que não a interessam.

São pessoas geralmente muito habilidosas para qualquer tipo de trabalho manual e conseguem realizá-lo com total perfeição. Os nativos deste signo possuem uma certa tendência à resignação e desempenham com perfeição o papel de vítimas, de azarados. Isto acaba por influir de forma negativa em sua personalidade, e a sorte acaba se afastando.

Os nativos de Corda não sabem distinguir o que é seu do que é dos outros. Assim, como se fossem gralhas, acabam fazendo uma rica coleção de objetos alheios, somente pelo prazer de possuí-los. Por isso, estas pessoas, muitas vezes, enfrentam sérias dificuldades com amigos e vizinhos, para os quais não conseguem explicar esta mania, diante da qual não vêem nenhum mal.

Crocodilo

Destemidos e competentes, os nativos de Crocodilo são ambiciosos em relação às suas metas. Eles empregam muita racionalidade para atingi-las.

Os Crocodilos possuem o dom de tornar agradável o ambiente em que vivem. São muito brincalhões, mas jamais se esquecem das coisas sérias.

As pessoas deste signo irradiam otimismo, são generosas e, quando amam, podem dedicar verdadeira adoração ao companheiro. Quem se casa com um Crocodilo pode estar certo de que terá uma vida feliz e agradável, mesmo nos momentos mais difíceis. Os nativos de Crocodilo são atraentes em todos os sentidos e sabem conciliar perfeitamente casamento e profissão. Eles são ótimos anfitriões e cultivam boas amizades. São pessoas sempre rodeadas de amigos verdadeiros e sinceros.

Quando favorecidas pela sorte as pessoas deste signo têm tendência a ficarem muito ricas. Mesmo milionárias, estas pessoas continuarão bastante racionais e buscarão sempre lidar de maneira inteligente com a fortuna que adquiriram. Portanto, estas pessoas, quando em boa situação econômica, poderão alcançar grandes metas sociais e fazer conquistas úteis para si mesmas.

Faca

Saudáveis, dinâmicos, fortes e perspicazes são os nativos de Faca. Eles geralmente possuem uma enorme capacidade para o trabalho e em qualquer modalidade esportiva podem se destacar.

No amor, entretanto, estas pessoas quase sempre levam desvantagem, porque não são sentimentais. Além disto, a sua personalidade excessivamente dominadora é responsável por muitos conflitos com a pessoa amada. As pessoas de Faca sabem quais são os mais importantes valores da vida e, por isso, estão perfeitamente conscientes daquilo que querem.

Possuem uma vitalidade excepcional, mas jamais se gabam de sua força nem a usam para alcançar seus objetivos. Para atingir suas metas, elas preferem apenas contar com a astúcia e a inteligência.

Entre as muitas qualidades dos nativos de Faca estão ainda a franqueza, a retidão, a lealdade e o comportamento incorruptível. Por serem pessoas sinceras e honestas, cativam facilmente a confiança dos que as rodeiam. Como são trabalhadores dedicados e compenetrados, as pessoas de Faca se desenvolvem com brilho, sucesso profissional e, muitas vezes sem grandes esforços, chegam a alcançar posições elevadas, onde podem se aprimorar ainda mais intelectualmente.

Flor

Este é o signo das pessoas extremamente sensíveis, de acentuado bom gosto e talento para as artes em geral. Em qualquer setor da vida artística, estas pessoas fatalmente se tornarão verdadeiros mestres.

Otimistas, alegres e sempre sorridentes, elas estão sempre transmitindo felicidade, mesmo que não tenham motivos para isto. Quase nunca ficam tristes, e isto ocasiona algumas incompreensões por parte de seus amigos. Estes tendem a achar que os nativos de Flor são excessivamente levianos e superficiais, porque não levam nada a sério, nem mesmo os seus próprios problemas.

Vaidosos e orgulhosos de seus próprios feitos, os nativos de Flor gostam de exibir seus trabalhos e quase sempre fazem isto. No entanto, se fracassam em algum empreendimento, podem se sentir derrotados e possuídos pela apatia.

As pessoas deste signo raramente fazem parte da massa: geralmente se encontram nas elites, entre os favorecidos pela sorte. A mulher de Flor, além da alegria natural do signo, gosta da vida e sabe aproveitá-la. Veste-se bem e é sempre muito charmosa. Se ela encontrar o marido ideal, provavelmente será uma esposa fiel, carinhosa e capaz de organizar habilidosamente a vida no lar, transformando-o num paraíso.

Jaguar

Muito parecidos com as feras que regem o seu signo, os nativos de Jaguar são belos, ágeis e praticamente indomáveis. Eles possuem todas as qualidades físicas e espirituais para serem criaturas bem-sucedidas. De forma paradoxal, no entanto, estas pessoas parecem não dar a menor importância para aquilo que acontece ao seu redor.

Elas se preocupam, acima de tudo, com seu próprio bem-estar e felicidade. Geralmente, não têm escrúpulos e podem tomar qualquer tipo de iniciativa, quando buscam satisfazer seus desejos.

Os nativos de Jaguar, quando se interessam por alguém, tornam-se caçadores impiedosos e corajosos. São muito volúveis e estão sempre fugindo de situações sentimentais mais estáveis. Isto também ocorre com eles na vida profissional.

Liberais e geralmente levianos, eles encaram o amor apenas como um brinquedo, e são incapazes de demonstrar e de cultivar um sentimento profundo.

Tanto as mulheres como os homens de Jaguar têm preferência pelas atividades artísticas, mas também podem alcançar sucesso em quase todas as outras atividades profissionais. Exatidão e pontualidade não são, contudo, os seus pontos mais fortes. Mas, ainda assim, eles se saem bem das situações.

Lagarto

As pessoas nascidas sob este signo são sempre intimamente ligadas com a natureza, como os Lagartos. São pessoas ágeis, que não gostam de ficar quietas, paradas, sem ocupação. Elas gostam muito de viver ao ar livre, onde podem se movimentar mais e com naturalidade. São pessoas dinâmicas, que gozam de ótima saúde.

Os Lagartos gostam de quase todas as atividades ligadas à natureza e só são felizes quando podem dedicar-se a alguma delas. Estas pessoas são chamadas pelos astecas de “homens da terra”, tal a capacidade e o gosto que têm por esta área.

Os nativos de Lagarto sabem cumprir seus deveres, com honestidade e dedicação. Eles possuem também uma grande capacidade de superar as perdas, mesmo as mais dolorosas, e podem assumir todas as responsabilidades consequentes destas perdas.

Quando se casam, estas pessoas conseguem oferecer muita segurança e apoio, e tanto o homem como a mulher são bons pais. Os Lagartos jamais perdem a cabeça e possuem uma grande dose de calor humano e de afetividade para oferecer, para distribuir entre aqueles que precisem. Por este motivo, e pela persistência no trabalho e nos estudos, os Lagartos sempre conseguem alcançar suas metas.

Macaco

Imprudentes, alegres e levianos são os nativos de Macaco. Para terem dinheiro e segurança, eles sabem que precisam fazer algum esforço, mas se conformarão em viver inseguros e pobres a vida inteira, já que o trabalho não consta de seus planos.

Os Macacos, quando se vêem obrigados a escolher uma profissão, procuram unir o útil ao agradável e se dedicam quase sempre ao humorismo, à dança ou à música. Gostam de brincar e gracejar em quase todas as situações, inclusive quando estão amando. Como são muito charmosos, as pessoas não conseguem se zangar com eles.

Os nativos de Macaco sonham muito e são os primeiros a acreditar nos seus “castelos”. Raramente cumprem as promessas que fazem, mas, apesar disto, são muito procurados. É quase um privilégio ser amigo de um Macaco. Afinal, são eles que animam as festas com suas brincadeiras, tornando as reuniões mais divertidas com sua alegria natural.

É inútil tentar modificar estas pessoas. Elas têm a despreocupação natural das crianças e só se assustam com a sua saúde, embora não tenham o menor motivo para isto. As pessoas nascidas em Macaco são extremamente sensíveis às influências dos ambientes; qualquer reação desagradável que detectarem pode deixá-las preocupadas.

Morte

Apesar do nome deste signo, as pessoas que nasceram nele não são nefastas; pelo contrário, elas costumam receber influências benéficas. São pessoas favorecidas pela sorte e que sempre viverão na abundância, cumuladas de presentes por todos os lados. Os nativos de Morte são ricos de bens materiais e espirituais.

São pessoas muito admiradas e, ao mesmo tempo, temidas, porque ninguém tem coragem para desacatá-las.

Hospitaleiras e sociáveis, as pessoas de Morte gostam de oferecer festas luxuosas e banquetes. Por outro lado, distribuem favores e desagrados conforme a sua disposição no momento. É muito perigoso ser seu inimigo.

Os nativos de Morte sabem ser fiéis e frequentemente se queixam de que não têm amigos verdadeiros. A culpa disto cabe unicamente à sua maneira altiva de tratar as pessoas.

Quando perseguidos pelo azar — o que é raro acontecer — sabem tirar proveito do seu infortúnio, de maneira que até os dias nefastos acabam lhes trazendo alguns benefícios.

A saúde destas pessoas, contudo, pode apresentar algumas tendências para a fragilidade. É bom que cuidem sempre dela, com uma alimentação sadia, ar puro e exercícios físicos constantes.

Terremoto

Como tão bem diz o próprio nome do signo, as pessoas de Terremoto não suportam ficar paradas. Quem amar um nativo deste signo jamais conhecerá o tédio e estará sempre envolvido numa espécie de turbilhão incessante, porém agradável.

A inquietação, tanto física quanto espiritual, das pessoas nascidas sob este signo as obriga a procurar constantemente novas metas, em que possam aplicar as suas ideias e os seus projetos.

A mulher de Terremoto é excitante e exuberante, do tipo conquistadora. O homem, por sua vez, tem personalidade decidida, e conhece bem o seu charme. O amor dos nativos de Terremoto é um gostoso delírio que arrasta o companheiro, sem lhe dar chance de respirar.

Os homens e as mulheres deste signo são caprichosos no amor, mas a sua capacidade de compreender o parceiro compensa seus defeitos. As pessoas nascidas em Terremoto poderão se tornar caseiras, tranquilas e fiéis se encontrarem a pessoa ideal, capaz de aceitar, acima de tudo, a vivacidade de sua personalidade.

O companheiro ideal para este signo deverá ser capaz de acompanhar sua forma de viver e de pensar agitada e repleta de novidades. Neste caso, haverá chances de muita felicidade para ambos.

Serpente

As pessoas de Serpente são aquelas que sabem viver. Elas gostam das coisas fáceis e não costumam se preocupar muito com seus deveres e obrigações, ficando até mesmo constrangidas quando as lembram de seus compromissos.

Mas é difícil elas saírem prejudicadas, porque têm muita confiança na própria sorte. Para desgosto de outras pessoas, os nativos de Serpente são muito favorecidos pela sorte. Sua carreira é vertiginosa e seu destino é quase sempre o melhor possível.

As pessoas deste signo já nascem em berço de ouro e permanecem ricas a vida inteira. E se elas tropeçam, por causa da sua despreocupação, facilmente se erguem e acabam atingindo uma situação ainda melhor. Nem as dívidas e os compromissos financeiros roubam-lhe a calma e o sono.

As Serpentes apreciam uma boa comida e preferem sempre estar cercadas de pessoas alegres. Na infância, elas costumam ter saúde precária e seus pais podem se assustar com isto. As vezes, são injustamente acusadas de desobedientes. Isto acontece porque, frequentemente, se esquecem dos deveres e obrigações escolares, que não são do seu agrado. Os nativos de Serpente são colaboradores inteligentes, dignos de confiança e ótimos pais, desde que ninguém lhes complique a vida.

Cana

Na cultura asteca, a Cana era usada como condutor natural das ventanias e tempestades. Portanto, os nativos de Cana são violentos e geniosos. Eles são extremamente inquietos e se tornam incapazes de se radicar durante muito tempo em algum lugar. As Canas são grandes aventureiras, amantes das viagens e dos imprevistos. Profissionalmente, podem se tornar ótimos advogados, porque desenvolvem uma grande capacidade de convencer os outros.

Os nativos de Cana são comunicativos e muitas vezes ficam fascinados por suas próprias palavras, quando então correm o risco de se expressarem de forma ridícula; ou então deturpam ideias ou faltam com o sigilo em determinados assuntos. E como não são muito amigos da verdade, é bom desconfiar um pouco do que falam. Às vezes, as pessoas deste signo parecem ter nascido para espiões ou revolucionários.

Os nativos de Cana jamais enriquecem, apesar de toda a sua astúcia. Mas são capazes de manter um certo nível de vida, nem que seja por conta de terceiros.

Estas pessoas se impõem à primeira vista e agradam. Mas a convivência com elas é sempre difícil e acidentada, porque, no desenvolvimento de suas tendências negativas, se tornam interesseiras.

Veado

As pessoas do signo de Veado pertencem à classe dos privilegiados. A boa sorte costuma fazer parte quase sempre de suas vidas, mas elas só são realmente felizes quando podem reparti-la com os outros.

Algumas das tendências negativas destas pessoas fazem delas personalidades teimosas, altivas e muito orgulhosas, não admitindo obstáculos em seus caminhos. Entretanto, por trás de uma natureza às vezes dada à violência, estas pessoas escondem um verdadeiro medo, irracional, de perder a felicidade conquistada.

Os nativos de Veado são muito ciumentos. São impulsivos e violentos na sua maneira de amar; no entanto, se envolvem facilmente, principalmente se confiam nas boas intenções do parceiro eleito.

Na vida sentimental, as mulheres deste signo gostam de mimar o companheiro, sempre o cercando de atenções e com ele dividindo suas alegrias, buscando fazê-lo cada vez mais feliz.

Esta atitude, entretanto, pode ter algum componente de egoísmo, pois tem como meta a exclusividade, ou seja, a mulher deste signo gosta de se sentir especial e insubstituível na vida do seu eleito.

Apesar disto, qualquer homem que seja amado por uma mulher deste signo quase sempre se sentirá regiamente recompensado.

Vento

As pessoas deste signo amam demais a franqueza e, por causa disto, às vezes são rudes e não sabem empregar diplomacia em certas situações peculiares. Para elas, tudo deve ser limpo e desprovido de dúvidas. Onde elas entram, fazem questão absoluta de esclarecer imediatamente a situação e, para isto, muitas vezes se expressam de maneira grosseira e mal-educada. Possuem a natureza e a ousadia de um revolucionário.

Sob o comando das pessoas de Vento podem surgir inovações previamente estudadas. Elas têm grande capacidade para entusiasmar, fascinar e arrastar as pessoas atrás de suas ideias e crenças.

No amor, geralmente se apaixonam à primeira vista. Os nativos de Vento não gostam de coisas pela metade e, se não podem ter tudo, eles preferem então não ter nada. Essas pessoas esperam do companheiro escolhido uma participação integral em sua vida, nos momentos alegres e nos difíceis. Sua harmonia espiritual é muito importante, e lutarão por ela mais que pela felicidade sexual.

As pessoas de Vento não suportam uma forma de devoção cega, pois desejam como companheiro, ou como companheira, alguém que tenha personalidade marcante. Os nativos deste signo são pessoas maravilhosas, mas difíceis de serem compreendidas.