Marcelo Del Debbio

From Wiki
Jump to: navigation, search
Marcelo Del Debbio

Marcelo Del Debbio, (São Paulo, 9 de Setembro de 1974) é um arquiteto luso-brasileiro, escritor e ocultista, com especializações em semiótica, simbologia e história da arte.

Membro da Maçonaria, Diversas Ordens Rosacruzes e Fraternidades Iniciáticas, autor de 42 livros de RPG e da Enciclopédia de Mitologia, o maior trabalho sobre Mitologia Comparada em língua portuguesa, hoje é considerado um dos maiores pesquisadores sobre Ordens Iniciáticas, Oráculos e Ocultismo no Brasil, responsável pelo site Teoria da Conspiração e pelo Projeto Mayhem.

Biografia

Nascido em 1974, Marcelo foi iniciado em xamanismo e magia celta em 1989, em Farnham, na Inglaterra. Ao retornar para o Brasil, começou seus estudos acadêmicos na Escola Politécnica da USP, no curso de Engenharia de Produção. Em 1995, mudou de curso para Arquitetura, na FAU-USP, onde se formaria em 2000; especializou-se em Semiótica e História da Arte.

Role Playing Games

Em 1984, começou a jogar RPG (Role Playing Games) através de um livro que seu pai comprara na Bienal do Livro e, em 1992, tornou-se um dos maiores divulgadores desta modalidade de jogos e entretenimento, com ênfase nos aspectos lúdicos da educação, chegando a organizar as primeiras convenções e encontros de RPG ocorridos no Brasil (USPCONs).

Em 1994, foi convidado por Marcelo Cassaro, então editor da revista Dragão Brasil, a escrever alguns textos e matérias para a publicação. Em pouco tempo, tornou-se um dos principais colaboradores da revista e, em 1995, lança seu primeiro livro "Arkanun", um jogo baseado nas lendas e mitologias da Idade Média, adaptados para uso em RPG. Com o sucesso do livro, lança no ano seguinte "Trevas" e "Grimório", sendo Trevas o primeiro RPG voltado a público adulto a ser distribuído no Brasil em formato de banca de jornal, com tiragem de 20.000 exemplares.

Mitologia e RPG

De sua paixão por mitologia e história, começou ao mesmo tempo uma pesquisa acadêmica que lhe consumiria uma década: O projeto de estruturar uma Enciclopédia de Mitologia Comparada em língua portuguesa, com 40 diferentes culturas e mais de 7.200 verbetes. Enquanto se dedicava à pesquisa, utilizava o material pesquisado para escrever livros voltados para o público de RPG, (entre seus livros mais vendidos estão títulos como "Templários", "Inquisição", "Anjos: a Cidade de Prata", "Vampiros" e "Demônios: a Divina Comédia", todos elaborados a partir de pesquisa envolvendo lendas e mitologias, com influência principal de Joseph Campbell).

Em 1998, junto com o engenheiro Norson Botrel, fundaram a Daemon Editora, uma das principais editoras especializadas no nicho de RPGs, com ênfase em publicações voltadas para história e também uso do RPG na educação. Considerado um dos maiores escritores brasileiros na área dos RPGs, Marcelo Del Debbio foi um dos que mais divulgou os benefícios da prática do RPG em escolas, chegando a palestrar por diversas vezes sobre o assunto.

Artes Marciais e Ocultismo

Praticante de artes marciais desde a adolescência, começou a praticar Karatê em 1987, no estilo Wado-Kay tornando-se aluno de Mishizo Buyo. Em 1995, influenciado pelos estudos no Tao of Jet Kune Do, de Bruce Lee, começa a treinar kung-fu com o sifu Gabriel Pires de Amorin e a praticar Chi-Kung, modalidade de treino que lida com manipulação de energia interna, Chi, e a realizar demonstrações em torneio e campeonatos. De 1998 a 2001, para melhorar a parte acrobática do Wushu Olímpico, treinou Capoeira com o Grão mestre Djamlir Pinatti. Devido a uma lesão grave em seu pé esquerdo, resultado de um acidente de treino, teve de suspender os treinos acrobáticos e atualmente (2009) pratica o estilo Choy lay fut, com o Sifu De Paula.

Ordens Iniciáticas

Iniciado em 1989, sempre esteve ligado direta ou indiretamente ao Ocultismo e hermetismo. Enquanto pesquisava a respeito das diversas religiões e de suas manifestações na cultura através da construção de Templos e catedrais, tomou conhecimento da Franco Maçonaria. Através do editor Wagner Veneziani Costa, na época Grande Secretário de Planejamento de Cultura do Grande Oriente do Brasil, é iniciado na Maçonaria. Paralelamente, fez parte de Ordens thelêmicas enquanto mantinha contato regular com ordens rosacrucianas européias.

Como historiador maçônico, pertence às lojas ARLS Madras (uma loja de cunho esotérico, formada principalmente por escritores ligados à Editora Madras, a maior editora holística do Brasil), ARLS Aleister Crowley (única Loja Maçônica na América autorizada pela família de Aleister Crowley a usar seu nome), ARLS Thelema (círculo de Mestres Maçons ligados à Loja Aleister Crowley formada principalmente por thelemitas e ex-membros da antiga Ordo Templi Orientis) e a Sublime Imprensa Maçônica, formada por escritores e pesquisadores da história da maçonaria no Brasil. Faz parte do Conselho Consultivo do Capítulo Madras e também das ordens de Aperfeiçoamento Maçônicos do Rito de York. Escreve regularmente para diversos jornais maçônicos e também para a Revista Demolay Brasil, da SCODRFB.

Faz parte dos Graus Filosóficos do Rito Escocês Antigo e Aceito, dos Graus de aperfeiçoamento Maçônicos do Rito de York: Maçonaria da Marca (Mark Master Mason), Maçonaria da Nauta Real (Royal Arch Mariner) e Maçonaria do Arco real (Holy Royal Arc), é Cavaleiro Templário (Knight of Temple) e Cavaleiro de Malta (Knight of Malta), pelo Supremo Grande Priorado Brasileiro, e Cavaleiro de Santo André, do Rito Escocês retificado. Também faz parte, desde 2008, da loja Jerusalém Celeste, filiada ao Grande Oriente de Portugal.

No rosacrucianismo, faz parte da AMORC desde 2004 e da Tradicional Ordem Martinista. Junto com Adriano Camargo Monteiro (também maçom), faz parte da divisão brasileira da Dragon Rouge, Ordem draconiana fundada por Thomas Karlsson (Suécia).

Blog e Projetos de Pesquisa

Em 2007, a convite de Regis Freitas, webmaster do site Sedentário e Hiperativo, começou uma coluna intitulada "Teoria da Conspiração", onde aborda semanalmente temas de cunho esotérico, iniciático e espiritualista. Em 2010 fundou o Projeto Mayhem, rede social especializada em pesquisas e troca de informações entre membros de Ordens iniciáticas.

Obras principais

  • Enciclopédia de Mitologia ISBN 85-87013-66-8
  • Trevas ISBN 85-87013-26-2
  • Arkanun ISBN 85-87013-18-1
  • Templários ISBN 85-87013-14-9 e Inquisição ISBN 85-87013-13-0
  • RPGQuest ISBN 85-87013-41-6 (Voltado para uso do RPG na educação)
  • Anjos: A Cidade de Prata ISBN 85-87013-01-7
  • Demônios: A Divina Comédia ISBN 85-87013-03-3

Marcelo Del Debbio escreveu 42 livros ao todo, publicados pela Dragão Brasil, Editora Talismã, Editora Trama e Daemon Editora. Publicou o romance "Principia Discordia" e colaborou do livro "Visões de São Paulo". Também foi um dos tradutores do Advanced Dungeons & Dragons para a Editora Abril em 1995 e de diversos suplementos de Lobisomem para a Devir Livraria.

Referências