Muladhara

From Wiki
Jump to: navigation, search
Símbolo
Muladhara

(Chacra Raiz)

  • Nome em sânscrito: MULADHARA ("Base e fundamento"; "Suporte")
  • Mantra: Lam.
  • Localização: Base da Espinha.
  • Cor: Vermelho.
  • Elemento: Terra.
  • Funções: Traz vitalidade para o corpo físico.
  • Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança.
  • Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência.

Descrição

Situado na base da coluna, este Chakra governa a dimensão física e todos os aspectos sólidos do corpo, mantido pela recepção das energias telúricas distribuídas por esse primeiro Chakra. Ele energiza e fortalece o corpo sendo responsável pelo seu bem-estar físico. É o centro de energia através do qual se experimenta “luta ou fuga”.Quando esse chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios, sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.

Exterioriza-se como a glândula supra-renal, governa os rins, a coluna vertebral, sistema de esqueleto, linfa, sistema de eliminação e reprodução e possui vibração de cor vermelha. Possui 4 pétalas, mas normalmente apenas duas estão abertas nos não-iniciados.

É o chakra mais sexual de todos, o mais básico e o mais primitivo. É o único que está sempre ativo em todas as pessoas, não importa o quão gado ela seja. É o chakra que lida com a força.

Ele também é o mais fácil de ser estimulado. Qualquer propaganda de apelo sexual ou pornografia faz com que este chakra gire mais rapidamente, excitando o indivíduo. É um chakra mais forte nos homens.

Isto explica algumas coisas: a primeira é porque os homens “pensam com a cabeça de baixo”. Faça este chakra ressoar e ele tomará o controle dos outros 6 (lembram que eu falei que apenas este está funcionando no gado?), fazendo com que o indivíduo atue completamente pelo instinto mais primitivo. A publicidade e os fabricantes de cerveja conhecem como ninguém esta regra. Cor vermelha, batidas rítmicas específicas (as batidas de escola de samba são um bom exemplo, mas o funk é de longe o melhor exemplo de como estas vibrações ressoam com o chakra raiz) despertam esta parte animalesca e sexual do homem.

Nos iniciados, o controle deste chakra lhes dá uma vitalidade sobre-humana (é o chakra desenvolvido nas respirações do chi-kung nos exercícios iniciais das artes marciais e através da posição de “mapu” ou cavalo), capacidade de controlar a ereção e ejaculação pelo tempo que desejar (e a base da magia sexual), resistência à doenças, saúde de ferro e instintos de autodefesa.

Chakras