Tav

From Wiki
Jump to: navigation, search
Posição no Lamen
Posição na Árvore da Vida
Arcano do Mundo
  • Título: o pentáculo do completo.
  • Inteligência: Inteligência Administrativa.
  • Posição: Une as Esferas Yesod a Malkuth.
  • Significado: cruz.
  • Valor Gematrico: 400.
  • Anjo: Tzaphkiel.
  • Qliphoth: Thantifaxath.
  • Runa: Fehu.
  • Cor: Roxo.
  • Incenso: storax.
  • Animais: crocodilo, boi.
  • Seres lendários: gnomos.
  • Pedras: onyx, sal, safira.
  • Plantas: hera, rue, cipreste.
  • Árvores: beech, ash, hawthorn, oak.
  • Correlação: Saturno.
  • Arcano do Tarot: O Mundo.
  • Correspondência no corpo humano: esqueleto.
  • Doenças: problemas nos ossos.
  • Poderes: visão astral, manipulação, ervas.
  • Símbolos: pantáculo.
  • Rituais: atingir um estado alterado de consciência.

Descrição

O 32º Caminho é o da INTELIGENCIA ADMINISTRATIVA, e é chamado assim porque dirige e assocía o movimento de 7 planetas, requisitando a todo eles em seus próprios cursos.

O 32º Caminho de Malkuth a Yesod, é a primeira etapa da senda da flecha e da Iluminaçao. O Caminho da Iniciação segue as espirais da Serpente da Arvore da Vida, mas a senda da Iluminaçao segue a direção da flecha disparada pelo Arco da Promessa, Quesheth, o Arcos Iris de cores astrais que se extendem como un halo por trás de Yesod.

Este é o Caminho que leva ao mundo subterraneo do psiquismo, do inconsciente. A psico análise que induz a introversão, é uma das portas que abre o conhecimiento as profundidades do mundo interior.

No inconsciente existe o aspecto do inferior, negativo, animal, enfim, tudo o que o homem tem da pessoa de vícios, o anti-social e criminal; um jogo das tendências não aprovada pelo Eu, que se chama sombra ( máscara). A sombra é então uma personalidade interna que força o consciente para cometer um ato perigoso. Uma das tendências da sombra é a projeção, que consiste em atribuir ao outro as faltas e desejos não sociais. A sombra é o Eu oposto e trabalha no nível do pessoal inconscientes necessidades a ser compreendida e transmutada. Mas inconsciente não é simplesmente o revestimento dos detritos do consciente; também trava acima algo mais profundo do que pode ser construtivo dentro do grau extremo. Inconsciente é a matriz do consciente e nele nós devemos procurar os germes das possibilidades novas de vida. Para essa razão o 32º caminho é o da regeneração, então nele nós aprendemos dominar a todas as circunstâncias internas e seus efeitos externos, a ilusão dos cinco sentidos e a tirania dos elementos da natureza simbolizada pela cruz dos braços iguais.

O chakra mundano de Malkuth, Cholem-Ha-Yesodoth, esfera dos quatro elementos, se refere aos quatro elementos naturais que devem ser superados antes de chegar em Yesod, a esfera da lua, chave da Magia; não a magia que se refere ao sentido vulgar a ela atribuído, mas à arte para produzir voluntàriamente mudanças no consciente. Então, todo aquele que se propõe realmente a modificar suas condições internas negativas e consequentemente as circunstâncias externas, estará recorrendo a 32ª senda.

A finalidade predominante deste Caminho consiste na aceitação das coisas como se apresentam; para dizer "sim" à vida, sair do lado das condenações, lisonjeamentos, sem fugir do caos ou desordem. Não é uma aceitação passiva, mas sim colocada no conhecimento das leis da causa e efeito, com o discernimento aperfeiçoado em seu grau mais elevado.

A Carta 22 ou 21 do Tarot, o mundo, mostra a síntese do Todo em sua expressão física. Aquele que se torna o senhor de si mesmo e das circunstâncias terá superado esta porta. Esta carta simboliza o primeiro umbral e a maneira de penetrar nele consiste em visualizá-lo na cor índigo ou no negro, em seu aspecto passivo-ativo respectivamente. Se as visões surgirem, estas terão que corresponder a estas cores. Quando o novato desejar obter algo, deve ser inundado da cor passiva. A fim de emitir, para dar ao que cerca uma ação, deixe-nos usar a cor positiva. Mas é muito importante observar com cuidado as virtudes e aspectos adversos de cada Caminho. Isto é um trabalho que exije muito discernimento. A força que age neste Caminho é a de Saturno e os aspectos positivos e adversos deste planeta devem ser estudados e sido meditados. Saturno é o chakra mundano de Binah e dá o significado espiritual ao 32º Caminho, cujo símbolo é composto da cruz e da lua, a cruz de Malkuth e a lua de Yesod.

A letra chave deste Caminho é a letra Tau, que significa a cruz. Esotericamente simboliza a alma universal, reciprocidade, proteção, perfeição e abundância. A cruz do Calvário, a cruz dos braços iguais e o Tau se incorporam a simbologia desta senda.

O 22º Arcano retrata a uma jovem desnuda, com uma grinalda, dançando dentro de um oval, envolta em um tecido que forma a letra Kaph, cuja parte inferior encobre o sexo que é masculino; essa jovem é hermafrodita. A forma oval representa a serpente mordendo sua cauda. Nos cantos estão os quatro seres do apocalipse: o homem, o leão, o touro e a águia, que simbolizam os quatro graus que conduzem a unidade. Na tradição oriental, a dança de Shiva tem o mesmo sentido. Este Arcano representa a reconciliação de todos os elementos do universo em perfeita harmonia. Assim como a água extingue o fogo, o ar alterará a estabilidade do fogo, a terra absorve a água, estes são os elementos em seu estado caótico em que um destrói o outro que procura sua projeção. Assim é o estado dos elementos com relação a nosso presente grau evolucionário: nossa mortalidade. O domínio total dos pensamentos e as emoções coordenarão a condição caótica do relacionamento dos elementos entre si, atuando cada um corretamente em sua esfera da ação , sem interferir no desempenho do outro elemento. Isto corresponderá a nossa imortalidade, quando então nós não necessitaremos desencarnar de um veículo gasto, para encarnar com sofrimento em um outro, a fim continuar ascendendo na escala vertical da evolução. Esse que superou os elementos dentro de si, será o senhor dos elementos da natureza externa.

A dança triunfante é a síntese das verdades absolutas. Com as hastes na mão, a mulher simboliza o domínio do mistério do binário. Luta com as forças astral representada pela serpente mordendo a cauda, formando um círculo que protege a bailarina no centro.

O título deste Arcano, é o Grande Uno da Noite do Tempo, que dá teoría a este Caminho, sintetizando a união com o Grande Uno - Deus; a iniciaçao de Malkuth que é a experiencia espiritual desta esfera, a Conversação com o Santo Anjo Guardião, é o começo da realização da Unidade com Deus.

Links Externos

  • [1] - Texto Original

Kabbalah