Dia do Maçom
Parabéns a todos os irmãos que acompanham este blog.
Data muito cara ao Grande Oriente do Brasil e a todos os maçons brasileiros passa hoje, 20 de agosto – Dia do Maçom – tradicionalmente comemorado pelos Irmãos em suas Lojas, no seio da Instituição e em seus costumeiros contatos fraternais.
Instituições da Republica como o Senado Federal e Câmaras Federal, Estaduais e Municipais celebram oficialmente o evento do Dia do Maçom, lembrando os feitos da Maçonaria nos momentos decisivos da nacionalidade, quando o povo brasileiro, demonstrando o seu valor incontestável, sob a liderança maçônica, transformaram a seu tempo, o sistema político e econômico então vigente.
A maçonaria prepara o homem para os grandes embates da vida Nacional, aos quais se entregam os maçons de corpo e alma, sem medir sacrifícios nem levar em conta as perdas eventuais decorrente de sua ação patriótica.
Por outro lado, os princípios maçônicos são levados, diuturnamente, à consciência humana através dos maçons que convivem na sociedade profana, em todos os escalões, inclusive naqueles que acumulam responsabilidades no desenvolvimento da nação e no aperfeiçoamento moral do nosso povo.
Daí por que a aspiração pela predominância da ética e da moral nas relações entre os homens e entre estes e as instituições, o que tanto se ressalta nesta fase da vida do Brasil, guarda sem dúvida alguma relação com as bandeiras da maçonaria.
Não se pode ignorar que hoje a luta contra a corrupção, por exemplo, ocupa lugar de destaque nas atividades os Três Poderes da República, além de percorrer páginas inteiras e diárias da mídia.
Os exemplos históricos dos Maçons atingem o âmago do coração vibrante em cada verdadeiro patriota do século XXI.
Salve a Maçonaria Brasileira!
Honra aos maçons brasileiros!”
Brasília, 19. 08. 2009.
MARCOS JOSÉ DA SILVA