Escorpião (astrologia)
- 8º Signo do Zodíaco - 23 de Outubro a 21 de Novembro
- Príncipio: Passivo
- Dia: Terça feira
- Elemento: Água, Fixa
- Pedra: Granada
- Parte do corpo: Órgaos genitais e sistema reprodutor
- Metal: Ferro
- Estação do ano: Primavera (Hemisf. Sul)
- Côr: Verde-Azulado, Preto e tons de vermelho
- Planeta Regente: Marte e Plutão
- Incensos: Eucalipto
Descrição
Escorpião ou Scorpio é o oitavo signo astrológico do zodíaco, situado entre Libra e Sagitário e associado à constelação de Scorpius. Seu símbolo é um escorpião. Forma com Câncer) e Peixes a triplicidade dos signos da Água. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Leão e Aquário.
Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os escorpianos são as pessoas nascidas entre 23 de outubro e 21 de novembro.
O signo de Escorpião é tradicionalmente regido por Marte, apesar de essa regência ser também atribuída a Plutão, desde a sua descoberta em 1930. Do ponto de vista físico, tem relação com os órgãos sexuais e com a excreção. Diz-se que sua natureza é feminina, sendo, portanto, mais passivo na expressão de sua energia. Como signo de Água, tem ligação com o mundo das emoções, em particular com as profundas emoções primitivas que dizem respeito à sexualidade e à sobrevivência. Como signo Fixo, sua energia se manifesta de maneira estável, outorgando grande determinação e perseverança. Os planetas em Escorpião procuram estabelecer segurança emocional em um mundo ameaçador. Daí, a associação com o ciúme e a paixão.
A ansiedade em face do desconhecido e, em conseqüência, o desejo de ser capaz de controlar o que estiver acontecendo, leva a uma certa qualidade obsessiva nos planetas colocados dentro deste signo. Existe uma reserva hermética e uma compulsão que estão escondidas sob uma fachada de grande autocontrole. O conhecimento através do instinto, talentos ocultos e aptidões psicológicas se manifestam em Escorpião, porque o caráter reside nos demônios interiores de natureza emocional que a maioria das pessoas prefere ignorar.
Mitologia
O escorpião foi o animal enviado por Apolo para matar Órion, por ciúmes da relação deste com sua irmã Ártemis. As estrelas de Órion realmente desaparecem no Ocidente quando as de Escorpião nascem no Oriente.