Capricórnio (astrologia)
- 10º Signo do Zodíaco - 21 de Dezembro a 19 de Janeiro
- Príncipio: Passivo
- Dia: Sábado
- Elemento: Terra, Cardeal
- Pedra: Onix
- Parte do corpo: Joelho, ossos e pele.
- Metal: Chumbo
- Estação do ano: Início do verão(Hemisf. Sul)
- Côr: Violeta, Preta, tons de marrom.
- Planeta Regente: Saturno
- Incensos: Lótus e Jasmim
Descrição
Capricórnio é o décimo signo astrológico do zodíaco, situado entre Sagitário e Aquário e associado à constelação de Capricornus. Seu símbolo é uma cabra. Forma com Touro e Virgem a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos cardinais, juntamente com Áries, Câncer e Libra.
Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os capricornianos são as pessoas nascidas entre 22 de dezembro e 20 de janeiro.
Capricórnio é tradicionalmente regido pelo planeta Saturno. Do ponto de vista físico, está ligado aos joelhos e, até certo ponto, às articulações, à pele e aos ossos. Diz-se que sua natureza é feminina e que, portanto, é mais reativo na expressão da energia. Como signo cardeal, Capricórnio é orientado para os objetivos e canaliza energia para o planejamento estratégico, destinado a alcançar resultados a longo prazo. Como signo de Terra, as metas tendem a ser práticas e ligadas aos interesses materiais.
Os planetas em Capricórnio se expressarão de uma maneira determinada e séria, lutando pela honra e por algum tipo de reconhecimento na sociedade. Há o desejo, junto com a capacidade, de alcançar o topo através de trabalho duro e de perseverança. Status e poder executivo são importantes, assim como a posição social. Pode haver certa formalidade e falta de espontaneidade com os planetas neste signo, devido a contratempos nos primeiros estágios da vida. Existe a tendência para controlar os sentimentos e exercer considerável autodisciplina, mas se, na sua natureza, pudesse ser integrada maior sensibilidade emocional e preocupação com os outros, isso lhe traria grandes vantagens.
Mitologia
Em muitas culturas, o Capricórnio tem a cabeça de cabra e o rabo de um peixe. Uma velha lenda romana fala das cabras que desciam das montanhas com a chegada do inverno no hemisfério norte.