Escola Florentina: Difference between revisions

From Wiki
Jump to navigationJump to search
 
(2 intermediate revisions by the same user not shown)
Line 6: Line 6:


==Membros importantes==
==Membros importantes==
* [[Bonaventura Berlinghieri]] (1210-1250 aprox)
* [[Leon Battista Alberti]] (1404-1472)
* [[Leon Battista Alberti]] (1404-1472)
* [[Alesso Baldovinetti]] (1427-1499)
* [[Alessio Baldovinetti]] (1427-1499)
* [[Benedetto de Maiano]] (1442-1497)
* [[Andrea del Sarto]] (1486 - 1531)
* [[Andrea del Sarto]] (1486 - 1531)
* [[Mariotto Albertinelli]] (1474-1515)
* [[Mariotto Albertinelli]] (1474-1515)

Latest revision as of 19:48, 27 August 2010

A chamada escola florentina compreende um grupo de pintores italianos influenciados pelo estilo naturalista desenvolvido da cidade de Florença, na época da arte italiana chamado Trecento. Esses artistas foram amplamente influenciados por Giotto, que, diferente de Duccio e outros artistas da escola sienesa, fundiu elementos da arte bizantina com a arte paleocristã e com a arte romana, distanciando-se assim da chamada maniera greca, que dominava a Itália naquele tempo.

A arte mais antiga da Toscana, produzida no século XII, em Pisa e Lucca, formou a base para o desenvolvimento posterior. Nicola Pisano mostrou seu gosto pelas formas clássicas assim como seu filho, Giovanni Pisano, que levou as novas idéias da escultura gótica para o vernáculo toscano, criando figuras de impressionante naturalismo. Essa arte eccou no trabalho de pintores de Pisa nos séculos XII e XIII, principalmente Giunta Pisano, que por sua vez influenciou Cimabue, e através dele, Giotto.

A representação pictórica mais antiga de Florença são os mosaicos do interior da cúpula do Battistero di San Giovanni, que foram executados em 1225. Acredita-se que Coppo di Marcovaldo tenha criado a figura central de Cristo, cheia de volume, diferente dos antigos mosaicos bizantinos. Obras similares foram encomendadas para a Basílica de Santa Maria Novella, a Igreja da Santa Trindade e a Igreja de Ognissanti no final do século XIII e começo do século XIV. Duccio e Cimabue criaram também painéis que se afastavam da tradição bizantina. Giotto e Bernardo Daddi podem ter se inspirado nas figuras murais de Roma para a criação de obras que enfatizavam o uso da luz. No final do século XV a Escola Florentina começou a desaparecer, dando lugar ao Renascimento. Um dos últimos artistas da Escola foi Andrea di Cione.

Membros importantes