AMORC: Difference between revisions
No edit summary |
|||
Line 41: | Line 41: | ||
[[category:Ordens Iniciáticas]] | [[category:Ordens Iniciáticas]] | ||
[[category:Rosacruz]] | [[category:Rosacruz]] | ||
[[category:1901-2000]] |
Latest revision as of 10:03, 4 June 2010
A Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (AMORC) é uma fraternidade formada por homens e mulheres, sem distinção de crença ou raça, não religiosa, não dogmática, apartidária, que tem como objetivo o estudo das leis místicas universais, para o aperfeiçoamento da humanidade e de cada indivíduo.
Fundada nos EUA, em 1915, por Harvey Spencer Lewis, ela também é conhecida por seu nome em Latim, Antiquus Mysticusque Ordo Rosæ Crucis. A AMORC é a maior fraternidade rosacruz existente em número de membros e de países nos quais possui membros ativos. Esta denominação é a simplificação de Antiga e Arcana Ordem da Rosa Vermelha e da Cruz Dourada.
Em sua forma atual o rosacrucianismo foi restabelecido no começo do século vinte, precisamente em 1915. Cientista, escritor, filósofo, pintor e místico, o Dr. Harvey Spencer Lewis, assumiu a responsabilidade de reativar a Ordem Rosacruz na América do Norte. Sob sua orientação foi construído o Parque Rosacruz em San José, Califórnia, e a AMORC floresceu no mundo inteiro.
História
AMORC foi fundada por Harvey Spencer Lewis em 1915, primeiro Imperator sendo ele mesmo seu representante perante a FUDOSI, uma federação independente de ordens esotéricas. Tradicionalmente, o Dr. Lewis foi regularmente iniciado na tradição rosacruciana na Europa, em Toulouse, na Ordre Rose-Croix, por Emille Dantine. Como parte desse iniciação, foi ortogado ao Dr. Lewis cartas de autorização para fundar a AMORC como um novo corpo rosacruciano nos Estados Unidos. Através de seus inúmeros contatos europeus, o Dr. Lewis se associou à Madame May Banks-Stacy, uma das últimas sucessores da colônia original de rosacruzes que migraram para a América nos fins do século XVII. Já no final dos anos 20, ele se tornou uma figura notável e muito conhecida no mundo esotérico.
No início a sede da AMORC era na cidade de Nova Iorque, tendo lojas em São Francisco e Tampa, no estado da Flórida. A sede da Suprema Grande loja foi deslocada em 1927 para San José, na Califórnia.
Harvey Spencer Lewis morreu em 1939 e lhe sucedeu no cargo de Imperator seu filho,Ralph Maxwell Lewis, quem lhe servia anteriormente de Grande Secretário. Gary L. Stewart foi apontado para o cargo de Imperator na época do recolhimento de Ralph Maxwell Lewis em 1987. O atual Imperator é Christian Bernard, que foi eleito para o cargo de Imperator em 1990.
L'Ordre Rose-Croix
Respeitada Grande Loja da AMORC na França. Anteriormente, antes da fundação da AMORC, era o principal e mais influente braço do rosacrucianismo na Europa. Seu último Grande Mestre, antes de sua junção à AMORC, foi o francês Emille Dantine.
A Segunda Grande Guerra Mundial teve um impacto devastador sobre os membros de muitas ordens esotéricas, já que tais ordens passaram para ilegalidade sob as leis nazistas de Adolf Hitler. Várias lideranças conhecidas foram presas, perseguidas, e em alguns casos, assassinadas pela GESTAPO. Outros ainda encontraram seu triste fim em campos de concentração, como prisioneiros comuns. A AMORC, estando protegida de tais perseguições, estando bem fundada nos Estados Unidos, cresceu imensamente nesse duro período. Após a destruição causada pela guerra, muitas ordens encontraram o apoio necessário na AMORC para retomarem seus trabalhos. Eventualmente, muitas ordens foram incorporadas pela administração da AMORC, em San José, como é o caso da Ordre Rose-Croix e da Ordre Martiniste Traditionnel (Tradicional Ordem Martinista - TOM).
FUDOSI
FUDOSI ou FUDOESI (Fédération Universelle des Ordres et Sociétés Initiatiques em francês, Federatio Universalis Dirigens Ordines Societatesque Initiationis em latim), fundada em 14 de agosto de 1934, em Bruxelas (Bélgica), foi uma federação autônoma de ordens e sociedade esotéricas. A FUDOSI foi dissolvida em 1951 após o desentendimento entre seus membros. Há atualmente uma organização similar, hostil à FUDOSI, chamada FUSOFSI.
Monografias
Todo o ensinamento da AMORC se dá através de monografias, que são remetidas aos membros devidamente ativos, através do serviço postal. Tais monografias cobrem todos os aspectos da filosofia da AMORC e dos estudos e pesquisas de sua Universidade, a URCI (Universidade Rosa+Cruz Internacional). Tais assuntos compreendem: Matéria e Energia; A Natureza Ilusória de Tempo e Espaço; Consciência Humana e Consciência Cósmica; Técnica Rosacruz de Meditação; Desenvolvimento da Intuição; Aura Humana; Cura Metafísica; Sons Místicos; Telepatia; Telecinesia; Vibroturgia; Radiestesia; Alquimia Espiritual; O Poder Criativo da Visualização; Projeção Psíquica; Despertando a Consciência Psíquica; Reencarnação e Carma; Intuição, Inspiração e Iluminação; Influência Física, Psíquica e Espiritual do Subconsciente; Encarnação da Alma; Transição da Alma; Cura Pessoal e Cura à Distância; O Corpo Psíquico e os Centros Psíquicos; Percepção Psíquica e Consciência Psíquica; Projeção Psíquica; Natureza e Simbolismo dos Sonhos; Auras Físicas, Psíquicas e Espirituais; Poder Místico dos Sons Vocálicos e Mantras; Alma Universal e Alma Humana; Reencarnação da Alma; Alquimia Espiritual; Regeneração Mística; Harmonização com a Consciência Cósmica.
A matéria contida nas monografias é cedida por empréstimo exclusivamente como informação ao Membro que a recebe e não de qualquer outra forma. Qualquer outro uso ou tentativa de uso, ipso facto, cancela todos os direitos do Membro, e constitui violação dos Estatutos da Ordem. As monografias não podem ser vendidas ou compradas por quem quer que seja. A venda ou a compra pode tornar o comprador ou o vendedor sujeito a penalidade civil.
Literatura
A Ordem Rosacruz, AMORC edita e vende dezenas de obras relacionadas ao Misticismo autêntico, perpetuado pela Tradição Rosacruz, além de editar trimestralmente a Revista "O Rosacruz".
Imperatores da AMORC
- Harvey Spencer Lewis (1909 - 1939)
- Ralph Maxwell Lewis (1939 - 1987)
- Gary L. Stewart (1987 - 1990)
- Christian Bernard (1990 - presente)