Papa Pio XI: Difference between revisions
No edit summary |
No edit summary |
||
Line 1: | Line 1: | ||
[[image:Papas-pio-xi.jpg|300px|thumb|right|Papa Pio XI]] | |||
'''Papa Pio XI''' (em latim: Pius PP XI; Italiano: Pio XI, 31 de maio de 1857 - 10 de Fevereiro de 1939), nascido como ''Ambrogio Damiano Achille Ratti'', foi papa de 06 fevereiro de 1922 até 10 de fevereiro de 1939, soberano da Cidade do Vaticano desde sua criação como um estado independente em 11 fevereiro de 1929 até sua morte em 10 de fevereiro de 1939. Ele publicou numerosas encíclicas, incluindo ''Quadragesimo Anno'' que ressalta a ganância capitalista do mercado internacional, publicou também a encíclica ''Quas Primas'', estabelecendo a festa do Cristo Rei. Seu motto papal foi “A paz de cristo no reino de cristo". | '''Papa Pio XI''' (em latim: Pius PP XI; Italiano: Pio XI, 31 de maio de 1857 - 10 de Fevereiro de 1939), nascido como ''Ambrogio Damiano Achille Ratti'', foi papa de 06 fevereiro de 1922 até 10 de fevereiro de 1939, soberano da Cidade do Vaticano desde sua criação como um estado independente em 11 fevereiro de 1929 até sua morte em 10 de fevereiro de 1939. Ele publicou numerosas encíclicas, incluindo ''Quadragesimo Anno'' que ressalta a ganância capitalista do mercado internacional, publicou também a encíclica ''Quas Primas'', estabelecendo a festa do Cristo Rei. Seu motto papal foi “A paz de cristo no reino de cristo". | ||
Revision as of 19:09, 3 November 2010
Papa Pio XI (em latim: Pius PP XI; Italiano: Pio XI, 31 de maio de 1857 - 10 de Fevereiro de 1939), nascido como Ambrogio Damiano Achille Ratti, foi papa de 06 fevereiro de 1922 até 10 de fevereiro de 1939, soberano da Cidade do Vaticano desde sua criação como um estado independente em 11 fevereiro de 1929 até sua morte em 10 de fevereiro de 1939. Ele publicou numerosas encíclicas, incluindo Quadragesimo Anno que ressalta a ganância capitalista do mercado internacional, publicou também a encíclica Quas Primas, estabelecendo a festa do Cristo Rei. Seu motto papal foi “A paz de cristo no reino de cristo".
Achille Ratti teve a carreira papal mais anormal do século XX. Ao longo de sua vida ele foi um estudioso realizado, bibliotecário e modesto padre. Ele comemorou seu aniversário de 60 anos como sacerdote em 31 de maio de 1917 e menos de cinco anos depois, em 06 de fevereiro de 1922, foi eleito Papa, sucedendo o Papa Benedito XV, que era apenas 30 meses mais velho e, portanto, da mesma geração de Ratti. Nesses cinco anos, ele teve passagens curtas como núncio apostólico na Polônia, que o forçou a deixar o país, e como arcebispo de Milão e cardeal-Sacerdote de Ss. Silvestro e Martino ai Monti, onde serviu por alguns meses antes de ser eleito Papa. Ele escolheu o nome de Pio, e sua personalidade era forte, semelhante a Pio IX e Pio X. Mas como um erudito, estava aberto para a ciência e investigação como nenhum outro Papa desde Leão XIII. Para estabelecer ou manter a posição da Igreja, ele adotou e concluiu um número recorde de concordatas, incluindo o Reichskonkordat com a Alemanha.
Em seu pontificado, o impasse de 1870 - relativa à Questão Romana com a Itália sobre o estatuto do papado - foi finalmente resolvido no Tratado de Latrão de 1929, com o apoio do cardeal Pietro Gasparri e Pacelli Francesco. Ele foi incapaz de acabar com as perseguições e a matança do clero na Espanha, México e União Soviética. Enquanto no México e na Espanha, a perseguição foi sobretudo dirigida à Igreja Católica,entretanto a hostilidade na União Soviética era dirigida contra todos os cristãos, mas especialmente contra as Igrejas Orientais Católicas unidas ao Vaticano. Ele protestou veemente tanto contra o comunismo e tanto contra o Nacional-Socialismo, que rebaixavam a dignidade humana e violava a maioria dos direitos humanos, mas não encontrou apoio ou repercussão nas democracias do oeste, que ele rotulava "A conspiração do Silêncio". Contra exigências totalitárias, ele promoveu a liberdade das famílias para determinar por si só o rumo da educação de seus filhos.
Em uma de suas mais importantes encíclicas sobre a ordem social da sociedade moderna, Quadragesimo Anno, ele afirmou que as questões sociais e econômicas eram vitais à Igreja não do ponto de vista técnico, mas em termos de questões morais e éticas envolvidas. Considerações éticas incluem a natureza da propriedade privada em termos de suas funções à sociedade e o desenvolvimento do indivíduo. Ele definiu os salários justos e estigmatizou a exploração material e espiritual pelo capitalismo internacional. Ele canonizou santos importantes,tais como Albertus Magnus, Thomas More, Canísio Petrus, Konrad von Parzham e Dom Bosco. Ele beatificado e canonizou Teresa de Lisieux, por quem ele mantinha especial mesura. Criou, também, a festa de Cristo Rei, em resposta ao anti-clericalismo. Pio XI teve grande interesse em favorecer a participação dos leigos dentro da Igreja, especialmente no movimento Ação Católica. O fim de seu pontificado foi dominado pela defesa da Igreja contra intrusões na vida católica e educação.
Século XX
- Papa Pio X (1835 - 1914)
- Papa Benedito XV (1854 - 1922)
- Papa Pio XI (1857 - 1939)
- Papa Pio XII (1876 - 1958)
- Papa João XXIII (1881 - 1963)
- Papa Paulo VI (1897 - 1978)
- Papa João Paulo I (1912 - 1978)
- Papa João Paulo II (1920 - 2005)