Árvore da Vida

From Wiki
Jump to navigationJump to search
Diagrama

A Árvore da Vida é uma ferramenta usada para organizar e categorizar varios conceitos místicos, e é um dos pontos principais para o ensino da Qabalah. Em seu nível mais simples, é composta de dez esferas ou emanações chamadas Sephiroth (no singular Sephirah). As Sephiroth e 22 caminhos são representados pelos planetas, elementos e signos do Zodíaco. Cada caminho corresponde também uma letra do Alfabeto Hebraico e um Arcano Maior do Tarot.

O Diagrama

"Esta figura deve ser estudada muito cuidadosamente, visto ser a base de todo o sistema sobre o qual o Tarot se fundamenta. É absolutamente impossível dar uma explicação completa dessa figura, porque ela é absolutamente universal, não podendo, portanto, significar o mesmo para esta e aquela pessoa."

- Aleister Crowley

Os Quatro Mundos

As Sephiroth se manifestam em quatro diferentes planos, interconectando as dez Sephiroth em camadas cada vez mais densas.

  • Atziluth o Mundo Arquetípico - Kether
  • Briah o Mundo Criativo - Chochmah e Binah
  • Yetzirah o Mundo Formativo - Chesed à Yesod
  • Assiah o Mundo Material - Malkuth

Alguns autores possuem variações deste esquema.

Os Pilares

A Árvore também pode ser dividia em três pilares:

  • Pilar da Severidade - esquerdo (Pilar Negro)
  • Pilar do Equilíbrio - centro
  • Pilar da Misericórdia - direito (Pilar Branco)

Os pilares da Severidade e Misericórdia também são chamados, respectivamente, de Boaz e Jachin. Podemos ler acerca disso em 2º Crônicas III, 17:

"E levantou as colunas diante do templo, uma à direita, e outra à esquerda; e chamou o nome da que estava à direita Jachin, e o nome da que estava à esquerda Boaz"

As Partes da Alma

As Sephiroth

Podemos citar também as Qliphoth (do singular Qliphah, "mulher indecente") - Mundo Maligno referente ao Abismo de Daäth a Àrvore da Vida inversa, o aspecto inverso das Sephiroth.

Os Caminhos

Caminhos e Arcanos

Existem 22 caminhos que conectam as dez Sephiroth. Eles são nomeados de acordo com as 22 letras do Alfabeto Hebraico.

Ver também

Links Externos

Texto original editado do site Ocultura