Rito Moderno
O Rito Moderno foi criado no ano de 1761, tendo sido constituído a 24 de Dezembro de 1772 e proclamado, pelo Grande Oriente da França, a 09 de Março de 1773, inicialmente com 03 graus. Em seu nascimento o Rito Moderno abrangia apenas os três graus simbólicos, básicos e essenciais da maçonaria, numa época em que os altos graus eram tão procurados e serviam como atrações para os novos iniciados.
Em 1774, o Grande Oriente de França procurou harmonizar as diversas doutrinas, que estavam compreendidas no complexo conjunto de graus, que, geralmente, eram praticados sem uma norma definida, o que dava origem à exploração da vaidade, inerente àqueles que procuravam a Ordem Maçônica com a única intenção de satisfazer seu ego.
Dessa forma, o Grande Oriente nomeou uma comissão para que a mesma fizesse um profundo estudo de todos os sistemas maçônicos vigentes, aproveitando o que fosse racional e útil àquele estágio evolutivo da maçonaria o que permitiria a elaboração de um Rito com o menor número de graus possíveis, para conter os ensinamentos da Ordem, substituindo o emaranhado dos altos graus, que, então eram praticados.
Essa comissão, após três anos de trabalhos, chegou a conclusão que o novo Rito não deveria adotar nenhum dos altos graus que seriam então abolidos. Considerando que isso poderia criar grandes cismas, em vista da quantidade de pessoas condecoradas com estes altos graus, renunciou antes de apresentar um parecer oficial.
Mesmo assim, o Grande Oriente de França em 03 de Agosto de 1777, acatando sugestões dessa comissão, expediu uma circular a todas as lojas, declarando que, dali por diante só reconheceria os três primeiros graus simbólicos. Nesta mesma oportunidade aquele Grande Oriente criou a palavra semestral de reconhecimento como sinal de Regularidade Maçônica, prática esta que foi adotada por todas as Potências ou Obediências.
Essa resolução trouxe grandes ressentimentos ao seio da Maçonaria Européia, pois os altos graus eram muito apreciados entre seus membros, criou, também, certa situação de inferioridade para os membros das lojas da obediência do Grande Oriente de França.
Isso fez com que em 1782, sob o nome de Câmara dos Ritos, fosse criada uma nova comissão especial, encarregada da formação do Rito, que deveria conter a parte essencial dos altos graus. Em 1786 foi apresentado o projeto pela comissão de sete graus, estando presente nos quatro Graus mais elevados a parte essencial dos Altos Graus.
Graus
Os Graus, aprovados em 1786, e até hoje praticados no Rito Moderno são:
- 1o. Grau Aprendiz
- 2o. Grau Companheiro
- 3o. Grau Mestre
- 4o. Grau Eleito
- 5o. Grau Escocês
- 6o. Grau Cavaleiro do Oriente ou da Espada
- 7o. Grau Cavaleiro Rosa Cruz