Papa Gregório XVI
Papa Gregório XVI (18 de Setembro de 1765 - 1 de Junho de 1846) nascido Bartolomeo Alberto Cappellari, foi papa de 1831 a 1846. Fortemente conservador e tradicionalista, se opôs às reformas democráticas e às reformas modernistas nos Estados Pontifícios e em toda a Europa.
Cappellari nasceu em Belluno, em 18 de Setembro de 1765, vindo de uma família nobre. Em terna idade Cappellari se uniu à ordem dos Camaldulenses (parte da família monástica dos Beneditinos), entrando no monastério de San Michele di Murano, perto de Veneza. Como um monge Camaldulense, Cappelari rapidamente ganhou distinção por suas habilidades teológicas e lingüísticas. Em 1800, tornou-se um membro da Academia da religião católica, fundada pelo Papa Pio VII.
Em Março de 1825 foi nomeado Cardeal de San Callisto pelo Papa Leão XII, e um pouco mais tarde foi encarregado com uma importante missão de avalizar os interesses dos católicos da Bélgica e dos protestantes neerlandeses.
Em 2 de Fevereiro de 1831, ele foi, depois de sessenta e quatro dias de conclave, inesperadamente eleito para suceder o Papa Pio VIII para a cadeira Papal. Sua eleição foi influenciada pelo fato que o cardeal mais estimado como vencedor, Giacomo Giustinani, foi vetado pelo rei Fernando VII da Espanha. Os outros candidatos favoritos, Emmanuele De Gregorio e Bartolomeo Pacca, foram candidatos no conclave anterior. Quando um enclave surgiu entre eles, os cardeais voltaram-se para Cappellari. Ele foi o último papa eleito sem a consagração epicospal.
Em 1829, Gregório lançou uma enclítica contra a escravidão, e canonizou Santa Veronica Giuliani, uma mística italiana. Gregório morreu em 1 de junho de 1846.