Papa Sisto IV
Papa Sisto IV nascido Francesco Della Rovere, OFM (Albisola, 21 de Julho de 1414 - Roma, 12 de Agosto de 1484) foi Papa de 9 de Agosto de 1471 até a data da sua morte. Figura importante da Renascença, é principalmente lembrado por ter estabelecido a Inquisição Espanhola e ordenado a construção da Capela Sistina na qual uma equipe de artistas se reuniu para produzir uma obra-prima (o teto pintado por Michelangelo Buonarroti foi adicionado posteriormente).
Nasceu numa modesta família em Albisola, perto de Savona, na Ligúria. Juntou-se à Ordem Franciscana, e as suas qualidades intelectuais revelaram-se enquanto estudava filosofia e teologia na Universidade de Pavia. Leccionou em várias universidades de Itália. Tornado Ministro Geral da Ordem Franciscana em 1464 e nomeado pelo Papa Paulo II Cardeal.
Sisto IV era tio de Giuliano della Rovere, futuro Papa Júlio II, seu pontificado corresponde a uma época de expansão territorial dos Estados Papais. Sisto IV consentiu a Inquisição espanhola e escreveu uma bula em 1478 estabelecendo-a em Sevilha, sob pressão política do Rei Fernando I de Aragão, que ameaçou retirar o seu apoio militar na Sicília. Mesmo assim, Sisto protestou sobre o protocolo e prerrogativas jurisdicionais, e ficou insatisfeito pelos excessos da Inquisição, tomando medidas a condenar os mais flagrantes abusos em 1482. Quanto a assuntos eclesiásticos, Sisto IV instituiu a festa (8 de Dezembro) da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Anulou em 1478 os decretos reformistas do Concílio de Constança.
Em 1481 Sisto IV fez a Bula Æterni regis, na qual, garantia a Portugal todas as terras descobertas e a serem descobertas ao sul das Ilhas Canárias na África.
- Nome de nascimento: Francesco della Rovere
- Nascimento: Savona, Itália, 21 de Julho de 1414
- Eleição: 9 de Agosto de 1471
- Fim do pontificado: 12 de agosto de 1484 (70 anos)
- Antecessor: Paulo II
- Sucessor: Inocêncio VIII
- Ordem: 213º