Papa Zacarias

From Wiki
Revision as of 19:49, 17 May 2011 by Luckazmq (talk | contribs) (Created page with ''''Papa São Zacarias''' (em grego: ''Zacharias'') foi papa da Igreja Católica de 741 a 752. Grego da Calábria, ele foi o último papa do papado bizantino. Muito provavelmente …')
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search

Papa São Zacarias (em grego: Zacharias) foi papa da Igreja Católica de 741 a 752. Grego da Calábria, ele foi o último papa do papado bizantino. Muito provavelmente foi um diácono da Igreja Romana e, como tal, assinou os decretos do Concílio Romano de 732. Possivelmente tinha intimidade com Gregório III, a quem sucedeu em 10 de Dezembro de 741.

Zacarias foi um diplomata inteligente e sutil. Constatando que a aliança de seu predecessor com o Duque lombardo de Spoleto não estava protegendo as cidades papais diante o Rei lombardo, Zacarias voltou-se diretamente a Liutprando, o próprio rei. A história contemporânea concentra-se principalmente na grande influência pessoal de Zacarias com Liutprando, e com seu sucessor Ratchis. Seu tato ao lidar com esses príncipes numa variedade de situações emergenciais contribuiu para salvar o Exarcado de Ravenna dos ataques lombardos.

A correspondência – de extensão considerável e de grande interesse – entre Zacarias e São Bonifácio, o apóstolo da Germânia, sobreviveu até nossos tempos; e mostra o quão grande foi a influência deste papa nos eventos que então ocorriam na França e Alemanha. Zacarias encorajou a deposição do último rei Merovíngio dos Francos, Childerico III, e foi com a sanção dele que Bonifácio coroou Pepino, O Breve, como o Rei dos Francos em Soissons no ano de 752. Thomas Hobbes aponta esta ação como um dos maiores abusos dos poderes papais da história. Zacarias é acusado de ter admoestado o imperador Bizantino Constantino V, O Coprónimo, da parte que ele tomou na controvérsia iconoclástica. Faleceu em 22 de Março de 752, sendo sepultado na Basílica de São Pedro. Seu sucessor foi Estevão, que morreu logo antes de sua consagração e não é considerado um Papa válido. Sendo então sucedido por outro Estevão, que se tornaria Estevão II.

No esforço de cristianizar Roma, Zacarias construiu a Igreja matriz de Santa Maria sopra Minerva sobre um antigo tempo de Minerva perto do Panteão. Também restaurou a Palácio de Latrão, movendo a relíquia da cabeça de São Jorge à igreja de San Giorgio al Velabro.

As cartas e os decretos de Zacarias são publicados em Jacques Paul Migne, Patrolog. lat. LXXXIX. p. 917-960.