Charlie Chaplin - Mapa Astral

From Wiki
Revision as of 16:11, 19 May 2011 by Deldebbio (talk | contribs) (Created page with 'right|thumb|250px|Mapa Sir Charles Spencer Chaplin, (Londres, 16 de abril de 1889 — Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977), foi um ator,…')
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search
Mapa

Sir Charles Spencer Chaplin, (Londres, 16 de abril de 1889 — Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977), foi um ator, diretor, produtor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão.

Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem ele dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade. Sua vida pública e privada abrangia adulação e controvérsia. Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin co-fundou a United Artists em 1919.

O Mapa Astral de Chaplin mostra Sol em Áries (Áries-Touro), Ascendente e Lua em Escorpião, Mercúrio em Áries, Vênus em Touro e Marte em Touro, Júpiter em Capricórnio e Saturno em Leão. Seu Caput Draconis em câncer e o Planeta mais forte no Mapa é Marte (com 6 Aspectações, praticamente empatado com Urano em Libra).

A configuração básica do mapa mostra uma pessoa “gente-que-faz”. A combinação entre Áries e Touro carrega consigo, em suas oitavas mais altas, pessoas pioneiras e arrojadas; ao mesmo tempo trabalhadoras e persistentes. O correspondente hermético é o Cavaleiro de Moedas (ou “signo do estagiário”, como brincamos às vezes).

Sua Lua (e Ascendente) em Escorpião mostram que esta tendência ao trabalho iria se convergir gradativamente para grande poder e influência ao longo de sua vida, na área que ele escolhesse, atingindo um número muito grande de pessoas (Júpiter em Capricórnio em Sextil de 1grau com a Lua em Escorpião indica um espírito quase militar quando se trata de galgar postos e títulos). No final de sua vida, o Caput Draconis em Câncer nas Casas 8-9 indicam um potencial para tomar conta dos sentimentos dos outros em um nível acadêmico. Às vezes quando vemos descrições mais simplificadas como essa fica difícil descrever para a pessoa que nos pergunta que tipo de coisas ela poderia realizar… vendo a quantidade de prêmios que Charlie Chaplin ganhou com sua capacidade de expressão, eu diria que ele atingiu a perfeição nesta energia.

Uma curiosidade adicional é que o mapa de Chaplin possui Aspectação de 0,01 grau entre Urano em Libra e Plutão em Gêmeos (algo que ocorre durante alguns meses a cada dois séculos). Ross Duncan descreveu como “Está ligada à renovação social e tecnológica que transforma a consciência mundial. Se esta influência se tornar pessoal em sua vida por aspectos ligados aos planetas pessoais em seu horóscopo, você o encontrará no outro mundo sob a forma de grupos revolucionários ou estranhos ou lidando com mudanças tecnológicas de mudanças radicais. Também tem talento para criar mudanças revolucionárias em grandes organizações“. Esse espírito revolucionário encontraria eco no Mercúrio tecnológico ariano.

De sua característica materialista e extremamente prática, li em algum lugar que Chaplin era ateu, mas não consegui confirmar… faria muito sentido com Vênus e Marte em Touro (só gostar do que pudesse tocar, sentir com os 5 sentidos, é uma combinação encontrada em vários ateus materialistas).

E outra curiosidade sobre Saturno em Leão. Normalmente eu falo para os meus alunos que pessoas com esta características tendem a ser tímidas, como reflexo do exagero com a preocupação com a imagem. Minha recomendação é que façam teatro para vencer esta limitação e transformar a timidez em trabalhar responsavelmente com a imagem. Mas e em pessoas geniais? como isso se manifesta? Apesar dos filmes “falados” tornarem-se o modelo dominante logo após serem introduzidos em 1927, Chaplin resistiu a fazer um filme assim durante toda a década de 1930. Ele considerava o cinema uma arte essencialmente pantomímica. a preocupação com a Imagem acima de tudo ;)