Jack Parsons

From Wiki
Revision as of 11:25, 16 June 2010 by Deldebbio (talk | contribs) (Created page with 'thumb|200px|right|Jack Parsons Nascido em 2 de Outubro de 1914 na cidade de Los Angeles, Parsons entrou para a A.·. A.·. e a O.T.O na Califórnia, E…')
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search
Jack Parsons

Nascido em 2 de Outubro de 1914 na cidade de Los Angeles, Parsons entrou para a A.·. A.·. e a O.T.O na Califórnia, E.U.A. em 1939, sob o motto "Thelema Obtentum Procederto Amoris Nuptiæ " (Alcançar Thelema Através das Núpcias do Amor).

Biografia

Parsons nasceu em Los Angeles na Califórnia em 2 de Outubro de 1914. Filho de família rica - assim como Aleister Crowley - e influente, Parsons tomou gosto pelas ciências ocultas ainda em tenra idade. O divórcio dos pais fez do jovem uma figura solitária, reclusa e extremamente voltada para seus estudos e interesses ocultos; e que reprimia qualquer tentativa de intromissão em seus trabalhos, como revelam os diários que Parsons manteve desde os nove anos de idade.

Jack Parsons nunca viu problemas em, sendo um cientista e conhecedor da descrença de seus pares para com o ocultismo, um obstáculo para suas atividades em ambos os campos de atuação. Ele, como Werner von Braun, famoso cientista alemão e colaborador de Parsons nos projetos da NASA; fazia questão de retificar; que foi Parsons o principal responsável pelo sucesso do programa espacial americano na propulsão e lançamento de foguetes espaciais.

Sai Wilfred T. Smith, entra Jack Parsons

No início da década de 40, a Agape Lodge, braço "armado" da O.T.O na Califórnia parecia fadada à extinção. O lugar parecia muito mais um ponto de encontro para orgias de final de semana do que um templo iniciático. Aleister Crowley há muito já vinha insatisfeito com a atuação de Wilfred Smith frente a instituição; e enxergava nele um pseudo-líder de poucas habilidades e parcos dons espirituais.

Mas foi o próprio Smith quem em Março de 1941, impressionado com o novato Parsons, informou Crowley sobre seu valioso e novo iniciado. Rapidamente ele galgava os postos mais importantes da Agape Lodge e após um telefonema que durou menos de quinze minutos, a Grande Besta certificou-se de que Parsons era a pessoa certa - apesar da juventude - para tirar o templo californiano da decadência e possivelmente de uma possível extinção que já se avizinhava.

Em princípio, Crowley não se incomodou com a crença que Parsons dedicava a Satã. Porém, no final de seus dias a frente da instituição, a devoção ao Diabo e principalmente a obsessão com Babalon, serviriam como a dinamite, que implodiria a relação entre ambos. Parsons chegou a repreender Crowley publicamente, pelo tratamento que este dedicava a Wilfred Smith, mesmo com as eventuais diferenças que alimentavam entre si, sobre o caminho a ser seguido pela Agape Lodge.

Jack Parsons e Ron Hubbard

Um dos principais e mais celebrados feitos da história da magia sexual, é conhecido por Manifestação de Babalon. Obra de Jack Parsons e L. Ron Hubbard, seu parceiro ocasional e fundador da Cientologia. A manifestação de Babalon foi uma ousada tentativa de derrubar as barreiras do tempo e do espaço, com a intenção de trazer, nas palavras do prórpio Jack Parsons: "amor, compreensão e a liberdade Dionísica; um contrabalanço necessário e correspondente a manifestação de Hórus." Babalon, a parte Thelêmica segundo Parsons de Kali ou Ísis, era descrita por ele como " (...) negra, homicida e terrível, mas sua mão; abençoada e reconfortante; reconciliadora dos opostos, a apoteose do impossível."

O impossível era precisamente o que Jack Parsons, o cientista-bruxo tinha em mente.

A relação entre ambos naufragou por causa de um negócio criado por Parsons, Hubbard e sua esposa Betty em 1946, a Allied Enterprises. Parsons era sócio majoritário e alguns desentendimentos fizeram com que o negócio fosse abortado. Ele descobriu fraudes cometidas por Hubbard e Betty nas finanças da empresa e após uma severa discussão em um hotel da Flórida, onde estavam hospedados, Hubbard e Betty partiram, saindo de um porto local num barco de luxo, deixando Parsons para trás falando sozinho.

Decadência e fim

Perde sua fortuna ao longo dos anos, bem como sua reputação de cientista é abalada. Em 1948, realiza Juramento do Abismo, assumindo o grau de Magister Templi sobre o motto Belarion. Em 1949, escreve O Livro do Anticristo, tal manifesto continha uma severa crítica a religião cristista e a confirmação do poder da Besta 666 e sua Mulher Escarlate Hilarion.

Parson disse que seria uma "Chama Viva " ante a encarnação de Babalon. Foi a sua mais sinistra profecia: morreu horrivelmente, em 17 de Junho de 1952, numa explosão de seu laboratório: ainda sobreviveu por mais uma hora com o corpo todo queimado.