Odo de St Amand

From Wiki
Revision as of 17:13, 24 June 2010 by Deldebbio (talk | contribs) (Created page with 'thumb|right|200px|Brasão de Odo de St Amand Odo ou Eudes De Saint-Amand foi Mestre da Ordem de 1171 à 1180. ==Biografia== Originário d…')
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search
Brasão de Odo de St Amand

Odo ou Eudes De Saint-Amand foi Mestre da Ordem de 1171 à 1180.

Biografia

Originário da província de Limousin, Eudes De Saint-Amand era Marechal da Ordem quando foi eleito para suceder Philippe de Milly como Mestre do Templo.

A Ordem precisava de um Chefe vivaz, ativo e corajoso. Em 1172, Gauthier Du Maisnil, um Cavaleiro Templário, foi acusado pelo Rei Amaury 1º de ter matado um dignitário Ismaelita. O Rei demandou que Eudes De Saint-Amand entregasse Du Maisnil, mas o novo Mestre, reivindicando a liberdade dos Templários de todos exceto o Papa, categoricamente opôs-se ao pedido. A morte inesperada de Du Maisnil seguiu-se alguns meses depois, mas foi a morte de Amaury 1º que pôs um fim a essa disputa.

Através deste impasse Eudes De Saint-Amand ganhou reputação por ser um homem forte, intransigente e inflexível.

Durante seu reinado, Eudes De Saint-Amand liderou diversas expedições contra os exércitos de Saladino. Nestas incluem-se missões à Naplouse, Jericho e Djerach, onde ele alcançou diversas vitórias. A mais notável vitória da qual participou foi sem dúvida a batalha em Montgisard.

Após essa gloriosa vitória contra as forças de Saladino, a Ordem recebeu importantes doações, incluindo uma de Renaud, Lorde de Margat, que atribuiu à eles metade da arrecadação provinda de diversas cidades.

Em Março de 1179, os Templários construíram a fortaleza de “Chastellet”, no Vau de Jacob. Saladino tentou negociar a destruição dessa fortaleza, pois a construção desta violava o tratado de paz que Saladino tinha assinado com Baudouin IV após a batalha de Montsigard. Os Francos recusaram, à despeito da promessa de Saladino de dar-lhes 100.000 Dinars pela destruição da fortaleza.

Em Maio 1179, Saladino queria invadir o Reino de Jerusalém, mas a “Chastellet” resistiu e os ataques Muçulmanos rebentaram contra suas muralhas, ferozmente defendidas pelos Templários e os homens da Polícia de Onfroi De Toron. Pouco tempo depois, o Rei Baudouin IV, Raymond III De Trípoli, Eudes De Saint-Amand e Roger Des Moulins, o Mestre dos Hospitalários, batalharam contra Saladino na região de Marj’ Ayûn. Apesar de algumas vitórias Francas, Saladino esmagou os exércitos cristãos e capturou Eudes De Saint-Amand.

Sem tomar vantagem de sua vitória no final de Agosto de 1179, Saladino contentou-se em sitiar e destruir a fortaleza “Chastellet” dos Templários. Saladino executou os Templários e os “Turcoples” (filhos de pais turcos e mães gregas) presentes.

Eudes De Saint-Amand morreu em Outubro de 1180 em uma das prisões de Saladino. Pouco tempo antes de sua morte, cogitou-se sua troca com a de um sobrinho de Saladino, que estava em uma prisão turca.