Gilbert Horal

From Wiki
Revision as of 16:34, 11 August 2010 by Deldebbio (talk | contribs) (Created page with 'right|thumb|200px|Brasão de Gilbert Horal Gilbert Horal (1152?? - 1200) Mestre da Ordem de 1193 à 1200. ==Biografia== Gilbert Horal era …')
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search
Brasão de Gilbert Horal

Gilbert Horal (1152?? - 1200)

Mestre da Ordem de 1193 à 1200.

Biografia

Gilbert Horal era provavelmente de origem Aragonesa (Aragon, Espanha). Ele era um membro da Ordem do Templo desde bem jovem. Ele permaneceu em Provença e em Aragon onde participou de diversas batalhas da Reconquista. Após alguns anos, ele se tornou Mestre da Província de Aragon, então, em 1190, foi nomeado como Visitante da França.

Em 1193, após a morte de Robert De Sable, ele foi nomeado como Mestre da Ordem.

Em 1194, o Papa Celestino III confirmou a Bula Papal “Omne Datum Optimum”, o que prolongou todos os privilégios anteriormente concedidos à Ordem.

Prudente e racional, ele tentou manter uma política de equilíbrio entre os Cristãos e os Muçulmanos. Ele comprometeu-se fortemente de que o Acordo de Paz entre Saladino e Ricardo Coração de Leão seria respeitado pelos Cristãos.

O Papa Inocêncio e vários Lordes Francos condenaram a atitude de Horal, acusando a Ordem de traição e conspiração para com o inimigo. Gilbert Horal teve que usar toda sua arte diplomática para acalmar suas mentes.

Na época em que Horal foi Mestre, as desavenças entre Templários e Hospitalários assumiram proporções gigantes e desastrosas. As duas Ordens enfrentaram-se em lutas armadas pela possessão de cidades e castelos. Nessas brigas, o Papa Inocêncio III arbitrariou à favor dos Hospitalários. Parecia que ele não poderia perdoar os Templários pelos Acordos que eles firmaram com Malek-Adel, irmão do falecido Saladino.

Na cena européia, Gilbert Horal levou tempo para organizar e fortalecer as possessões Templárias na França e na região de Pouilles (Puglia, na Itália).

Na Espanha, os Templários participaram ativamente da Reconquista. Em 1196 Alphonse, Rei de Aragon, deu-lhes a fortaleza de ‘Alhambra’, como recompensa à Ordem por seu empenho em batalha.

Durante o reinado de Horal como Mestre, a Ordem monástica dos “Hospitalários da Santa Virgem dos Germânicos” (Hospitalers of Holy Virgin of the German) tornou-se uma ordem militar (militante) como os Templários e os Hospitalários. Esta nova Ordem em breve seria chamada de Ordem Teutônica.

Gilbert Horal morreu em Dezembro de 1200, no começo da Quarta Cruzada.