Crux
Crux conhecida como o Cruzeiro do Sul é uma constelação do hemisfério celestial sul. É a menor de todas 88 constelações. O genitivo é Crucis e a abreviatura é (Cru).
Apesar do seu pequeno tamanho é uma das mais notáveis constelações. Esta constelação fica próximo do Pólo Sul Celeste, além das suas estrelas principais existem vários objetos de interesse astronômico, como um notável aglomerado estelar, a Caixa de Jóias, e uma nebulosa escura, a Nebulosa do Saco de Carvão.
Na falta de uma estrela Polar, no hemisfério celestial austral, o eixo maior formada pelas estrelas Gacrux e Acrux indicam o pólo sul celeste.
O Cruzeiro do Sul é uma das constelações mais conhecidas pelos habitantes ao sul da linha do equador. Uma prova da sua popularidade é que está representada em várias bandeiras nacionais, como a do Brasil, da Austrália, da Nova Zelândia, da Papua-Nova Guiné e de Samoa e também nas bandeiras de vários estados e territórios, e está no centro do brasão de armas do Brasil e do time de futebol mineiro Cruzeiro Esporte Clube.
Estrelas Tradicionais
- Acrux (Estrela de Magalhães), de magnitude 0,76 e classe espectral B1.
- Mimosa, magnitude variável e também classe espectral B1.
- Gacrux (Rubídea), magnitude 1,61 e classe espectral M4.
- Pálida, magnitude 3,08 e classe espectral B3.
- Intrometida, magnitude 3,59 e classe espectral K2.
Na bandeira do Brasil, Acrux representa São Paulo, Mimosa o Rio de Janeiro, Gacrux a Bahia, Pálida Minas Gerais e Intrometida o Espírito Santo.
Constelações
As constelações vizinhas são Centaurus, a norte, leste e oeste, e Musca, ao Sul que também servem para orientação.