Pietro Cavallini

From Wiki
Revision as of 16:47, 27 August 2010 by Deldebbio (talk | contribs) (Created page with 'Pietro Cavallini (1250 – 1330) foi um pintor italiano e criador de mosaicos no fim da Idade Média e conseqüentemente do que pode-se chamar pré-renascimento, durante o Trecen…')
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search

Pietro Cavallini (1250 – 1330) foi um pintor italiano e criador de mosaicos no fim da Idade Média e conseqüentemente do que pode-se chamar pré-renascimento, durante o Trecento . Pouco se sabe sobre sua biografia, embora se saiba que ele era de Roma, visto que ele assinava como pictor romanus.

A descoberta de seus afrescos em Roma em 1900 fez com que acontecesse uma revisão da tese de Giorgio Vasari, que tinha anteriormente estipulado que a pintura italiana tinha se originado exclusivamentem Florença.

Seu primeiro trabalho importante foram os ciclos de mosaico na Basílica de São Paulo fora dos Muros, com histórias dos Atos dos Apóstolos e do Antigo Testamento (1277-1285). Elas foram destruídas pelo fogo em 1823.

Seu Julgamento Final na Igreja de Santa Cecilia in Trastevere em Roma, pintado em aproximadamente 1293 e considerada a obra-prima de Cavallini, demonstra uma estilo artístico conhecido como Naturalismo romano. Este naturalismo vai influenciar o trabalho de artistas que trabalahavam em outras cidades italianas como Florença e Siena.

Em Siena, a influência das formas romanas clássicas se combina com a herança artística bizantina da região e com a influência da pintura gótica do norte da Europa para formar o que se convencionou chamar de gótico internacional.

Em Florença, a influência de formas romanas clássicas se combinou com a herança artística bizantina da região e levou a um interesse nas pinturas e esculturas volumétricas e naturalistas. Esse trabalho contrasta totalmente com o gótico, o gótico internacional e o estilo Bizantino, que eram comparativamente planos e ornamentados.

A assim chamada escola romana, da qual Pietro Cavallini fez parte (e que Vasari desconsiderou), nasceu pelo fim do século XIII com a contribuição de pintores como Jacopo Torriti e Filippo Rusuti, que ainda estavam muito próximos e ligados à estática arte bizantina. Foi com Pietro Cavalli que a pintura se tornou mais natural, aproximando-se das obras de outro mestre: Cimabue.