O Grande Mercado de Almas
Artigo original do Blog Textos para Reflexão
Há quem diga e pregue como verdade última que o grande sentido em nossas vidas é a obtenção da salvação. Mas o que seria a salvação, ou melhor:
"Amamos para sermos salvos, ou somos salvos porque amamos?"
Para responder essa pergunta, precisamos antes definir o porque das doutrinas cristãs nos encaminharem para o amor... Ora, é através do amor que conseguimos entrever a verdade, aquela mesma verdade última que cientistas como Einstein buscaram em sua utópica Teoria do Tudo. Em suma, se podemos explicar todas as coisas, todo o universo, através de uma só teoria, talvez possamos achar a felicidade que tanto buscamos, a paz de consciência de nos acharmos em um sistema onde tudo tem sua razão de ser.
Muitos continuam achando que isso é uma utopia, que seja, mas é a única razão pela qual tanto sábios quando cientistas buscaram inspiração para continuar a desvendar os mistérios do cosmos: Nós temos a necessidade, a angústia e a vocação para compreendermos a nós memos e nosso papel no universo. O que somos, para onde vamos, porque aqui estamos... É isso tudo que buscamos saber.
A salvação não se consegue numa busca direta a ela, a salvação se conquista através de esforço da compreensão do cosmos e do amor perene que permeia a tudo. Em suma, ninguém conquista a salvação buscando por ela, pois ela é apenas um conceito. Quem chega a salvação, chega porque antes buscou a sabedoria e a vivência no amor universal. Ela é, por assim dizer, apenas um "diploma" que se dá aos que se graduaram no conhecimento do cosmos, o conhecimento é que foi sempre buscado e almejado, e não um mero "diploma" que nada significa para quem chegou lá.
Achariam vocês que os espíritos angelicas que chegaram ao "nirvana", que venceram seu próprio ego e hoje navegam pelo amor infinito do cosmos, estariam satisfeitos apenas em ficar "admirando" esse amor, como nos dizem as doutrinas cristãs? Achariam vocês que os anjos ficariam satisfeitos em se "divertirem e descansarem" no céu, enquanto tantos ainda ardem no inferno?
Ora, se foi pelo amor que eles chegaram aos céus, como poderiam deixar de serem amorosos e se transformarem em egoístas insensíveis em lá chegando? Se foi através de trabalho árduo que conquistaram o conhecimento da verdade final, como poderiam desprezar tal conhecimento e ficarem lá, apenas encarando ao sagrado, ainda que face a face?
Faz-se necessário, pela pura lógica, antes pensar que tais seres não descansariam sequer um segundo antes que pudessem passar seu conhecimento e seu amor para todos os outros abaixo, ainda ignorantes dele... Que quem foi "salvo" não liga para a salvaçao, nunca ligou, e exatamente porisso a conseguiu.
As doutrinas cristãs que defendem que só amando obteremos a salvação esquecem de anunciar o amor ainda antes da salvação, e não a salvação como único caminho para se escapar dos lagos de enxofre eternos... Através dessas crenças, antes fazem de suas doutrinas, pelo medo, um Grande Mercado de Almas, onde tudo vale para se livrarem dos infernos e alcançarem a salvação nos céus, tudo, inclusive o escambo de ouro!
Soubessem esses seres que não deveriam se preocupar com a salvação futura, e sim com sua situação atual, não entrariam em delírios fantasiosos e assustadores que justificariam todo dízimo e toda benção dada ao Reino do Padre. Não pode o analfabeto pensar na graduação acadêmica antes de passar pela alfabetização. Não pode o rude e animalesco pensar no amor incondicional antes de, passo a passo, ir aprendendo a amar da maneira possível, da maneira que pode hoje, e não amanhã.
Sem medo nem terror dos lagos de enxofre, e tampouco acreditando que tão cedo estarão nos céus que sequer podem conceber (acreditam mesmo que lá não existe trabalho)... Passo a passo, hão de amar, para através do amor sempre ascendente, alcançarem um dia a verdade, e a salvação que emana naturalmente dela.
Links Externos
- [1] - Post original no Blog Textos para Reflexão