Manifestações Rosa Cruz
Recebi este texto do Frater M+R e estou postanto para conhecimento de vocês. Fiquei muito feliz de saber que 8 leitores do blog foram na aula para postulantes da FRA na segunda feira após minha visita ao RJ. Faço votos de encontrar todos vocês como Fraters/Sororers Iniciados daqui um ano.
Sou leitor assíduo da coluna do Marcelo e tenho visto nos comentários perguntas referente às varias manifestações Rosa Cruz existentes e duvidas sobre elas resolvi então fazer este artigo com o objetivo de esclarecer um pouco aos leitores.
Rosa Cruz é antes de, mas nada uma filosofia uma forma de ver o mundo onde a cruz representa o homem e a rosa significa o desabrochar do conhecimento. Daí todas as manifestações existentes atualmente valorizarem enormemente os estudos. Para evoluir dentro das instituições é preciso estudar. Estudo é a palavra chave nas organizações rosa Cruz. A origem da filosofia Rosa Cruz nos remete ao sermão da montanha e aos ensinamentos de Jesus, priorizando o amor ao próximo e o bem comum.
Fala-se que Da Vinci, Benjamim Franklin, George Washington Sir Francis Bacon Isaac Newton, Thomas Jefferson, Paracelso e outros proeminente pensadores foram membros de organizações Rosa Cruz. Isso provavelmente foi verdade, mas como na ocasião a igreja ainda tinha o poder e o controle sobre corações e mentes, essas organizações eram secretas, diferente de hoje onde são discretas. Uma das características do Rosa Cruz é o livre pensar, diferente dos evangélicos, por exemplo, que passam com o tempo a pensar por meio de seus pastores.
A filosofia Rosa Cruz se torna publica a partir da divulgação do manifesto Fama Fraternalis, de 1614. o do livro as bodas alquímicas de Christian Rosenkreutz um personagem mítico cuja existência nunca foi provada.
As manifestações Rosa Cruz na época moderna começam com H. Spencer Lewis, Max Heindel, e o Dr. Arnold Krumm-Heller Todos contemporâneos e com forte influencia dos ensinamentos de Eliphas Levi e Papus Sendo que o Dr. Arnold Krumm-Heller e H. Spencer Lewis foram efetivamente discípulo de Papus. Juntos estes senhores foram membros de varias ordens iniciaticas da época tendo participado inclusive da O.T.O.
A primeira Instituição criada foi a Fraternidade Rosa Cruz, por Max Heindel em 1911. Max Heindel escreveu vários livros sendo o mas importante deles o Conceito Rosa Cruz de Cosmos, base de todo conhecimento da Fraternidade Rosa Cruz. Sob o ponto de vista de explicação da doutrina é tão importante quanto o Livro dos Espíritos de Kardec.
A segunda instituição criada foi a AMORC por H. Spencer Lewis em 1915. Em seus templos existe forte influencia egípcia, tanto na arquitetura quanto na ritualística, pois segundo eles a base de todo conhecimento Rosa Cruz teria se originado no Egito com o Imperador Akenaton.
A terceira instituição criada foi a FRA – Fraternidade Rosa cruz Antiga pelo Dr.Arnold Krumm-Heller, que o Brasil começa a funcionar em 1933.
Por ultimo em 1945 foi criada a Rosa Cruz Áurea ou Lectorium Rosicrucianum ou Escola Internacional da Rosacruz. Áurea. Éla nasceu em Haarlem, na Holanda, onde tem sua sede central, criada pelos irmãos Zwier Willem Leene e Jan Leene que eram antigos membros da divisão holandesa da Fraternidade Rosa Cruz de Max Heindel.
Estas instituições tem mais semelhanças do que diferenças, não sendo difícil encontrar pessoas que são membros de mais de uma.
Muda a nomenclatura usada, muitas vezes por conta de traduções mal feitas, mudam os enfoques mas a essência é a mesma. Max Heindel era engenheiro e seus textos demonstram isso pela forma concisa e direta como escrevia, alem de ser um grande astrólogo. O Dr. Arnoud Krumm-Heller era medico tendo sido um dos primeiros médicos a escrever sobre biorritmo. Seus textos mostram a preocupação com a saúde do rosa cruz. Como o Dr. Arnoud Krumm-Heller, tinha dupla nacionalidade alemã e mexicana, estudou sobre as civilizações pré- colombianas nas Américas tendo se iniciado com o nome de Hiuracocha. H. Spencer Lewis como americano, tinha uma visão mercantilista, o que escandalizava a Max Heindel, mas isso possibilitou o enorme crescimento da AMORC. A Fraternidade Rosa Cruz, de Max Heindel enfatiza em seus cursos o estudo do livro Conceito Rosa Cruz de Cosmo, o que ajuda muito a compreensão do mundo em que vivemos. A FRA é a única com um viés religioso mantendo em funcionamento alem da parte iniciatica a Igreja Gnóstica, com missas todos os domingos as 9:00, fazendo as vezes casamentos e batizados de seus próprios membros de membros da maçonaria e daqueles que os procuram. Mudam também os graus. Na AMORC são 12, na FRA apenas 3 na Fraternidade Rosa Cruz de Max Heindel inexistem, na Rosa Cruz áurea são 7.
O que importa é que todas essas instituições propagam a filosofia rosa cruz, se reconhecem se respeitam, e tem idéias muito parecidas Tendo como dito anteriormente pessoas membros de mas de uma delas. Portanto se você quer se iniciar nos caminhos do autoconhecimento procure uma delas, e boa sorte.
M+R Membro FRA