Amuletos aumentam sua chance de sucesso

From Wiki
Revision as of 17:49, 30 October 2010 by Victorgodoi (talk | contribs) (Created page with '“Boa sorte”, “cruze os dedos”, “bate na madeira”, “pedra da sorte”… Os céticos e pseudo-céticos normalmente atribuem um valor nulo a este tipo de ação, cham…')
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search

“Boa sorte”, “cruze os dedos”, “bate na madeira”, “pedra da sorte”… Os céticos e pseudo-céticos normalmente atribuem um valor nulo a este tipo de ação, chamando de “superstição” ou outros nomes pejorativos para parecerem mais inteligentes. Mas aí aparece um Estudo Científico da Universidade de Colônia, na Alemanha, para mostrar que, no fim das contas, não, não é nulo. Pelo contrário: segundo os pesquisadores, se agarrar a amuletos (tipo trevos de quatro folhas) ou dizeres de sorte (o próprio “boa sorte!”) aumenta MESMO as chances de sucesso.

Em quatro experimentos, voluntários com a superstição aguçada tiveram melhor performance em jogos de golfe, anagramas, testes de coordenação motora e de memória. No golfe, por exemplo, os que acreditavam estar jogando com “bolas da sorte” se saíram 35% melhor.

E isso feito com amuletos “leigos”. Seria bacana que testassem também com amuletos consagrados em datas propícias e seguindo rituais apropriados. Claro que, segundo os testes, “só funcionam se você acreditar”. Os testados que declararam não acreditar no sobrenatural (aliás, péssimo isso… dá a impressão que magia é algo “fora da natureza”) não conseguiam usufruir dos amuletos da sorte, tendo resultados semelhantes aos que obtiveram com bolas de golfe normais.

A explicação ortodoxa foi: “A superstição impulsiona a confiança no próprio sucesso em dada tarefa, o que melhora a dedicação e, por consequência, a performance”… Então tá.

Depois dessa, comecem a prestar mais atenção nas datas de consagração que eu passo aqui na coluna.,,