Papa Benedito XIV

From Wiki
Revision as of 19:36, 9 December 2010 by Luckazmq (talk | contribs) (Created page with ''''Papa Benedito XIV''' (31 de marco de 1675 - 3 de Maio 1758), nascido Prospero Lorenzo Lambertini, foi papa de 17 de agosto de 1740 a 3 de Maio de 1758. Nascera numa família …')
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search

Papa Benedito XIV (31 de marco de 1675 - 3 de Maio 1758), nascido Prospero Lorenzo Lambertini, foi papa de 17 de agosto de 1740 a 3 de Maio de 1758.

Nascera numa família nobre da Bolonha, que naquele tempo, era a segunda maior cidade dos Estados Pontifícios. Foi eleito papa em 1740. O conclave que o elegeu já durara seis meses; é alegado que Prospero tenha dito aos cardeais: "Se você deseja eleger um santo, escolha Gotti; um estadista, Aldrovandi; um burro, eleja-me" (na Itália, o burro simboliza a ignorância ; mas também pode representar a fidelidade obstinada). Seu papado começou em uma época de grandes dificuldades, causados principalmente pelas disputas entre líderes católicos e o papado sobre as demandas governamentais para nomear bispos ao invés de deixar a nomeação à Igreja. Ele conseguiu dominar a maioria destes problemas - a disputa da Santa Sé com o Reino de Nápoles, Sardenha, Espanha, Veneza e Áustria foram encerradas.

Prospero manteve um papado muito ativo: reformando a educação dos sacerdotes, o calendário de festas da Igreja, e muitas instituições papais. Talvez o ato mais importante do pontificado de Bento XIV foi a promulgação de suas famosas leis sobre missões nas bulas Ex quo singulari e Omnium solicitudinum. Nestas bulas, Ele discorreu sobre o costume da acomodação de palavras e usos cristãos para expressar idéias não-cristãs e práticas de culturas nativas, ato extensivamente realizado pelos jesuítas em suas missões na Índia e China.

Um exemplo disso são as estátuas dos antepassados – Houve por muito tempo a incerteza caso a honra paga aos antepassados era um tipo de "Culto aos Antepassados", ou se era alguma coisa semelhante à veneração dos santos pelos católicos. Esta questão era especialmente impertinente caso um ancestral conhecido não ter sido um cristão. A escolha de uma tradução chinesa para o nome de Deus também havia sido debatida desde o início do século XVII. Bento XIV denunciou estas práticas nestas duas bulas. A conseqüência deste fato foi que muitos destes convertidos deixaram a Igreja.

Em 22 de dezembro de 1741, Prospero promulgou a bula papal "principis Immensa Pastorum" contra a escravização dos povos indígenas das Américas e de outros países.

Em 18 de Maio de 1743, Prospero falou aos Arcebispos e Bispos do Reino da Polônia sua posição acerca do casamento:

Ele comunicou sua insatisfação da dissolução de casamentos cristãos – ainda os de longo prazo–, pelos Tribunais Eclesiásticos da Polônia sem justa causa, ou em violação do direito canônico. Ele pediu aos Arcebispos e Bispos do Reino da Polônia para vigiar o rebanho confiado aos seus cuidados.

Bento XIV também foi responsável, juntamente com o cardeal Passionei, pelo início do catálogo da Biblioteca do Vaticano.