Acatl

From Wiki
Jump to navigationJump to search

Na cultura asteca, a Cana era usada como condutor natural das ventanias e tempestades. Portanto, os nativos de Cana são violentos e geniosos. Eles são extremamente inquietos e se tornam incapazes de se radicar durante muito tempo em algum lugar. As Canas são grandes aventureiras, amantes das viagens e dos imprevistos. Profissionalmente, podem se tornar ótimos advogados, porque desenvolvem uma grande capacidade de convencer os outros.

Os nativos de Cana são comunicativos e muitas vezes ficam fascinados por suas próprias palavras, quando então correm o risco de se expressarem de forma ridícula; ou então deturpam ideias ou faltam com o sigilo em determinados assuntos. E como não são muito amigos da verdade, é bom desconfiar um pouco do que falam. Às vezes, as pessoas deste signo parecem ter nascido para espiões ou revolucionários.

Os nativos de Cana jamais enriquecem, apesar de toda a sua astúcia. Mas são capazes de manter um certo nível de vida, nem que seja por conta de terceiros.

Estas pessoas se impõem à primeira vista e agradam. Mas a convivência com elas é sempre difícil e acidentada, porque, no desenvolvimento de suas tendências negativas, se tornam interesseiras.

Ver também

Cipactli (crocodilo), Ehecatl (vento), Calli (casa), Cuetzpallin (lagarto), Coatl (serpente), Miquiztli (morte), Mazatl (veado), Tochtli (coelho), Atl (água), Itzcuintli (cão), Ozomahtli (macaco), Malinalli (corda), Acatl (cana), Ocelotl (jaguar), Cuauhtli (águia), Cozcacuauhtli (abutre), Ollin (terremoto), Tecpatl (faca), Quiahuitl (chuva) e Xochitl (flor). Para os astecas, cada amanhecer era o resultado de um violento combate que o Sol travava com a Lua e as Estrelas, tendo de vencê-las para elevar-se no Céu e, assim, fornecer luz e calor à humanidade.