Apus

From Wiki
Apus
Posição no Céu

Apus, a Ave do Paraíso, é uma constelação do hemisfério celestial sul. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Apodis. Conhecida também como "Aves do Paraíso", foi nomeada em 1604. na China, é conhecida como "Pequeno Pássaro das maravilhas".

Estrelas Tradicionais

  • Alpha Apodis – A estrela mais brilhante desta constelação, brilha a uma magnetude de 3,8, está localizada a 411 anos luz da Terra.
  • Delta Apodis – Uma grande estrela dupla composta por duas estrelas de quinta magnetude separadadas por 103 arc segundos. Ambas são facilmente avistadas com um binóculo.
  • Kappa-1 Apodis – Uma estrela dupla distante aproximadamente 1020 anos luz da terra. Sua componente mais brilhante possui uma magnetude de 5,4 a outra é uma estrela de décima segunda magnetude separada por 27 arc segundos.
  • Kappa-2 Apodis – Kappa-2 é separada aproximadamente 0,63 grus de Kappa-1. També é uma estrela dupla, composta por uma de 5,6 e outra de décima segunda magnetude separadas por 15 arc segundos.
  • Theta Apodis – Uma estrela variável localizada aproximadamente 330 anos luz da Terra. Seu brilho varia em uma magnetude de 4,8 a 6,1 em um período de 109 dias.

Lendas

Uma das constelações do céu do hemisfério sul introduzidas pelos navegadores alemães Pieter Dirkszoon Keyser e Frederik de Houtman no fim do século 16. Apus representa a fabulosa ave do paraíso encontrada na Nova Guiné, infelizmente o nome desta constelação é um tributo decepcionante para uma animal tão exótico, Apus vem do Grego apous, que siginifica “sem pés”. Apus foi representado pela primeira vez em 1598 no globo celeste de Petrus Plancius como “Paradysvogel Apis Indica”. Johann Bayer em seu atlas Uranometria de 1603 também a chamou de Apis Indica, enquanto outros (como Johannes Kepler no Rudolphine Tables de 1627) se referiram a ela como “Avis” Indica. Lacaille a chamou de Apus em sua influete carta celeste de 1763, mas os usos alternativos de Apis e Avis continuaram até os dia de Bode. Apus não tem estrelas nominadas, ou possui quaisquer lendas associadas.

Constelações

As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Pavo, Ara, Triangulum Australe, Circinus, Musca, Chamaeleon e Octans.