Difference between revisions of "Cinco de Taças"

From Wiki
Jump to navigationJump to search
Line 6: Line 6:
 
* [[Geburah]] na Árvore da Água  
 
* [[Geburah]] na Árvore da Água  
 
* Água em Água regido por [[Marte]]  
 
* Água em Água regido por [[Marte]]  
* [[Marte em Escorpião]]  
+
* [[Marte em Escorpião]]
  
 
Representa, por parte do homem, a organização das percepções e da sensibilidade absorvidas nos níveis mais profundos, para dar impulso aos sentimentos materiais e atingir o plano espiritual.
 
Representa, por parte do homem, a organização das percepções e da sensibilidade absorvidas nos níveis mais profundos, para dar impulso aos sentimentos materiais e atingir o plano espiritual.
Line 36: Line 36:
 
* [[Árvore da Vida]]
 
* [[Árvore da Vida]]
  
[[category:Tarot]]
+
[[category:Tarot]][[category:Cinco de Taças]][[category:Marte em Escorpião]]
[[category:Cinco de Taças]]
 

Revision as of 16:16, 26 November 2010

Tarot de Rider-Waite
Tarot de Marselha
Tarot Mitológico
Tarot de Toth

Representa, por parte do homem, a organização das percepções e da sensibilidade absorvidas nos níveis mais profundos, para dar impulso aos sentimentos materiais e atingir o plano espiritual.

  • Mental: Clareza de concepção. Domínio sobre os elementos presentes.
  • Anímico: Impulso místico, ternura maternal, sacrifício por amor, impregnação pelo amor universal.
  • Físico: Nos negócios traz segurança para orientar os acontecimentos ou para dirigir os assuntos com sutileza. Na saúde indica vitalidade delicada, saúde frágil sustentada por uma grande força de espírito e pelo equilíbrio nervoso.
  • (–): Interrupção na evolução, efeitos graves, tristeza, desânimo, angústia, desespero.

Interpretações usuais na Cartomancia

  • É considerada uma carta de perda, mas algo permanece; é uma carta de herança, patrimônio, transmissão, mas que não corresponde às expectativas. Também é vista como uma carta de matrimônio, mas não sem amargura ou frustração. Notícias, alianças, afinidade, consangüinidade, ancestralidade, regresso, falsos projetos.
  • Legados, heranças, donativos, patrimônio, testamento. Em assuntos de amor, este Arcano denota contrariedades e questões. Para um homem: perigos por uma mulher. Para uma mulher solteira: perigo de sedução.

Interpretações de Ocultistas e Tarólogos

  • Arrien — Decepção Emocional. Uma indicação de que há alguma decepção sentida no momento, ou que foi sentida no passado e que ainda tem um peso e está sendo sentida profundamente.
  • Cowie — Chorar por Acontecimentos Passados. Sofrer pelo que se perdeu.
  • Aleister Crowley — O Senhor da Decepção. Marte em Escorpião. A idéia de perturbação, quando menos se espera, em um momento tranqüilo. Frustração do prazer previsto. Enquanto o Fogo se deleita em energia superabundante, a água do Prazer é naturalmente plácida, portanto, qualquer perturbação da paz pode apenas ser considerada como azar.
  • Eakins — Transbordamento. Uma sensação de que os relacionamentos são transitórios, inconstantes e dolorosos. Confiar demais nos outros por amor. Descobrir a própria fonte de amor interior.
  • Fairfield — Ajustes Emocionais ou Intuitivos. Sentimentos em fluxo. Incerteza emocional ou intuitiva ou adaptação.
  • Greer — Perturbar a complacência. Perda e decepção. Progresso impedido. Perda de harmonia mas o amor ainda permanece. Aprender com os erros e com a experiência. Às vezes, sofrer.
  • Noble — Decepção no amor, estar à beira do desespero.
  • Pollack — Arrependimento, mas também aceitação. Remorso, perda e separação. Ou o começo de um processo de recuperação.
  • Sharman-Burke — Possível arrependimento por ações no passado. Uma situação em que alguma coisa foi perdida, mas às vezes permanece, e há novas alternativas a serem exploradas dentro da perda.
  • Stewart — Pesar. Refluxo ou maré baixa. Esperar, pesar e aquele luto misterioso por nosso paraíso perdido ou mundo primário. Pode representar pesar em uma situação direta, porém mais freqüentemente significa o pesar profundo da alma.
  • Waite — Uma carta de perda, mas resta algo. Herança, patrimônio, transmissão, mas que não corresponde às expectativas.
  • Walker — Arrependimento. Uma sensação de deixar os velhos laços e procurar novos interesses, necessidades e sentidos. Algo chega ao fim com uma sensação de arrependimento, mas há a possibilidade de novos interesses.
  • Wanless — Decepção. Tristeza como resultado de ligação emocional a uma expectativa que não é satisfeita. Ou estabelecer objetivos, mas viver "o momento", sem se importar com o resultado, para não se sentir decepcionado.
  • Riley — Atividade Emocional. Emoções em movimento. Cada carta é sentida de acordo com as percepções, ou consciência, do indivíduo envolvido. Nenhuma carta é boa ou ruim — as pessoas criam a própria realidade. O 5 de Taças é tido como um número de mudança, movimento que deixa para trás o plácido 4 e é, portanto, com freqüência, visto como ruptura. John Anthony West observa em seu livro, Serpent in the Sky, que na numerologia pitagórica o número 5 também significa amor porque é a união do 3 masculino e do 2 feminino. Portanto, também significa criatividade, o número da mágica, humanidade e a possibilidade de totalidade.

Ver Também