Crivelli

From Wiki
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Carlo Crivelli foi um pintor venesiano da Renascença Italiana, durante o Quattrocento.

Crivelli nasceu em 1435 em Veneza. Sua primeira obra datada é um altar na Igreja de San Silvestro em Massa, perto de Fermo. Trabalhou principalmente em Ancona e Ascoli. Há apenas duas obras em Veneza, na Igreja de San Sebastiano. Ele estudou com Jacobello del Fiore, quando era apenas um menino. Estudou também na escolas dos Vivarini (Alvise, Antonio e Bartolomeo), em Veneza e depois foi para Pádua, onde trabalhou com Francesco Squarcione. Depois, para Zara, na Dalmácia (agora parte da Croácia).

Pintava apenas com têmpera, apesar do interesse com a pintura a óleo, naquele tempo. Ao contrário da tendência naturalista de Florença, o estilo de Crivelli lembrava a sensibilidade Bizantina. Usava frutas e flores como acessórios de suas obras, o que era característico da oficina de Francesco Squarcione, em Pádua. Seu trabalho é quase exclusivamente religioso, pois era principalmente encomendado por ordens religiosas. Era possível que pertencesse à mesma família de outros pintores como Donato Crivelli e Vittorio Crivelli. Pietro Alemanno era também seu colaborador.