Espiritualismo: Difference between revisions

From Wiki
Jump to navigationJump to search
No edit summary
No edit summary
 
(One intermediate revision by one other user not shown)
Line 1: Line 1:
Doutrina que se contrapõe ao materialismo, admitindo que o ser biológico animal possua um espírito que lhe dota de personalismo, independente das possíveis configurações que se possa ter a respeito desse espírito.
Doutrina que se contrapõe ao [[materialismo]] [1], admitindo que o ser biológico animal possui um espírito que lhe dota de personalismo, independente das possíveis configurações que se possa ter a respeito desse espírito. Não se limitando à definição anterior, também admite a imortalidade do espírito e a comunição entre eles, bem como a reencarnação.
 
***
 
[1] Em seu sentido mais amplo ser materialista significa crer que tudo é formado por algo, alguma espécie de matéria, ainda que possa não ter sido detectada pela ciência. Nesse sentido os espíritas, por exemplo, são materialistas por crerem que o espírito é formado por matéria fluida, "eterizada" (ver pergunta #83 do [[Livro dos Espíritos]]). Muitos espiritualistas seguirão esta crença... Já o [[materialismo científico]], materialismo monista ou materialismo subjetivo afirma que o processo de consciência nos seres humanos (portanto, o espírito que os anima) nada mais é que um efeito da atividade cerebral que cessa após a morte do corpo e pode ser explicado apenas com os 4% da matéria já detectada no universo (os outros 96% seriam formados por [[Matéria Escura]] e [[Energia Escura]] segundo as teorias mais atuais da [[cosmologia]]).
 
[[Category:Espiritualismo]]
[[Category:Espiritualismo]]

Latest revision as of 14:16, 10 December 2010

Doutrina que se contrapõe ao materialismo [1], admitindo que o ser biológico animal possui um espírito que lhe dota de personalismo, independente das possíveis configurações que se possa ter a respeito desse espírito. Não se limitando à definição anterior, também admite a imortalidade do espírito e a comunição entre eles, bem como a reencarnação.

[1] Em seu sentido mais amplo ser materialista significa crer que tudo é formado por algo, alguma espécie de matéria, ainda que possa não ter sido detectada pela ciência. Nesse sentido os espíritas, por exemplo, são materialistas por crerem que o espírito é formado por matéria fluida, "eterizada" (ver pergunta #83 do Livro dos Espíritos). Muitos espiritualistas seguirão esta crença... Já o materialismo científico, materialismo monista ou materialismo subjetivo afirma que o processo de consciência nos seres humanos (portanto, o espírito que os anima) nada mais é que um efeito da atividade cerebral que cessa após a morte do corpo e pode ser explicado apenas com os 4% da matéria já detectada no universo (os outros 96% seriam formados por Matéria Escura e Energia Escura segundo as teorias mais atuais da cosmologia).