Espiritualismo

From Wiki
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Doutrina que se contrapõe ao materialismo [1], admitindo que o ser biológico animal possui um espírito que lhe dota de personalismo, independente das possíveis configurações que se possa ter a respeito desse espírito. Não se limitando à definição anterior, também admite a imortalidade do espírito e a comunição entre eles, bem como a reencarnação.

[1] Em seu sentido mais amplo ser materialista significa crer que tudo é formado por algo, alguma espécie de matéria, ainda que possa não ter sido detectada pela ciência. Nesse sentido os espíritas, por exemplo, são materialistas por crerem que o espírito é formado por matéria fluida, "eterizada" (ver pergunta #83 do Livro dos Espíritos). Muitos espiritualistas seguirão esta crença... Já o materialismo científico, materialismo monista ou materialismo subjetivo afirma que o processo de consciência nos seres humanos (portanto, o espírito que os anima) nada mais é que um efeito da atividade cerebral que cessa após a morte do corpo e pode ser explicado apenas com os 4% da matéria já detectada no universo (os outros 96% seriam formados por Matéria Escura e Energia Escura segundo as teorias mais atuais da cosmologia).