Família Médici

From Wiki
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Brasão da Família Médici

A família Médici foi uma poderosa família de Florença durante a Renascença, cujas riqueza e influência se originaram do comércio de têxteis e pela guilda da Arte della Lana. Tornando-se banqueiros, e posteriormente políticos, clérigos e nobres, os Médici atingiram o seu apogeu entre os séculos XV e XVII com um conjunto de figuras importantes na história da Europa e do Mundo. A linhagem direta dos Médici extinguiu-se em 1737.

Imensamente ricos, governantes não oficiais da República de Florença; soberanos reconhecidos da Toscana, teriam tido origem no Senhor del Muggello, que teve um filho, Giambuono de Medici, nascido circa 1140, pai por sua vez de dois filhos: Chiarissimo de Medici, vivo 1201 e Bonagiunta.

O ramo primogênito da família – os que descendem de Pedro de Cosmo de Médici e do seu filho Lourenço de Médici, o Magnífico – governaram até ao assassinato de Alexandre de Médici, primeiro duque de Florença, em 1537. O poder passou então para o ramo dito júnior – os que descendem de Lourenço de Cosmo de Médici a partir do seu trineto Cosmo I de Médici.

Além da política e governação, os Médici notabilizaram-se em outros campos, principalmente no mecenato.

Um legado importante dos Médici foi deixado na arte e arquitectura. João de Bicci de Médici, primeiro patrono das artes na família, apoiou Masáccio e mandou reconstruir a Basílica de São Lourenço. Cosme de Médici foi mecenas de Donatello e Fra Filippo Lippi. A família apoiou também Michelangelo, que para os Médici produziu numerosas obras. Mecenas, eram grandes coleccionadores de arte, e as suas aquisições hoje formam o núcleo da magnífica Galeria dos Uffizi, em Florença.

Na arquitectura, foram responsáveis por notáveis intervenções em Florença, incluindo a referida galeria dos Uffizi, o Palácio Pitti, os jardins Boboli e o Belvedere.

Membros notáveis da família

  • Salvestro de Médici (1331-1388), ditador de Florença, banido em 1382.
  • João de Bicci de Médici (1360–1429), banqueiro, restaurou a fortuna da família que tornou a mais rica da Europa.
  • Cosme de Médici (Cosmo, o Velho (1389–1464), fundador da dinastia política dos Médici.
  • Lourenço de Médici (Lourenço, o Magnífico (1449–1492), governante de Florença durante a Idade de Ouro da Renascença.
  • Cosmo I de Médici (Cosmo I, o Grande (1519–1574), primeiro Grão-Duque das Toscana.
  • Catarina de Médici (1519–1589), Rainha de França.
  • Maria de Médici - (1573–1642), Rainha e Regente de França.

Papas