George Alexander Sullivan

From Wiki
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

George Alexander Sullivan (Liverpool, 1890 – 1942) foi um jornalista, dramaturgo e ator britânico, nascido na Inglaterra. Foi o fundador da Ordem Rosacruz de Crotona.

Biografia

Sullivan organizou um grupo denominado A Ordem dos Doze que foi ativo de 1911-1914 e novamente em 1920. Por volta de 1924 a Ordem tornou-se conhecida como Ordem Rosacruz de Crotona (Crotona era um local da escola de Pitágoras no sul da Itália). Como jornalista, dramaturgo e ator, George Alexander Sullivan usava o pseudônimo Alex Mathews; durante suas atividades místicas, o pseudônimo Frater Aureolis. De 1925 a 1928 ele publicou um periódico, A Gazeta Rosa-cruz. A Ordem Rosacruz de Crotona desenvolveu atividades primeiramente em Liverpool na Inglaterra e depois do meio da década de 1930 em diante, em Christchurch, Dorset.

A sede do grupo era um edifício de madeira denominado o Ashrama Hall, que foi terminado em 1936 no terreno da casa de Catherine Chalk em Somerford Road próximo a Christchurch, Inglaterra. Peter Caddy tornou-se um dos discípulos de Sullivan, em 1936, apresentado por seu então cunhado Cyril "Jim" Barnes. Tendo em mente a futura criação da Fundação Findhorn, é interessante registrar que os discípulos de Sullivan começaram a comprar bangalôs próximos ao seu Ashrama Hall.

Com Mabel Emily Besant Scott, George Alexander Sullivan organizou uma companhia de teatro rosa-cruz. Em 1938, também no terreno de Catherine Chalk, eles construíram o Teatro Christchurch Garden, que se auto-intitulou "O Primeiro Teatro Rosacruz na Inglaterra". Apresentou peças de teatro com os temas esotéricos de Sullivan durante junho-setembro de 1938. Gerald Gardner (1884-1964), o restaurador da bruxaria britânica ("Wicca"), declarou ter sido iniciado na bruxaria tradicional através de contatos que ele fez no teatro rosacruz, apesar de haver alguma polêmica sobre isto. A biografia de Gerald Gardner escrita por Jack Bracelin menciona o grupo. Apesar do grupo depois ser conhecido pela tradição Rosacruz e apesar de seus rituais terem um quê de maçônico, os ensinamentos de George Alexander Sullivan — pelo menos como transmitidos por Peter Caddy — assemelham-se com a maioria dos ensinamentos do Movimento do Novo Pensamento. George Alexander Sullivan morreu em 1942.