História da Maçonaria-1301-1400

From Wiki
Jump to navigationJump to search
  • 1320 - Foi pago a um homem para que limpasse a Loja do Capítulo de Santo Estevão, Westminster. (Fonte : Bernard B. Jones, Quator Coronati).
  • 1321 Foram gastos 2 xelins e 6 pences para reparar o empalhado do teto da Loja Caernarbom Castle (Fonte : Bernard B, Jones, Quator Coronati).
  • 1326 - Abr 18 - O Concílio de Avignon em seu Cânon XXXVII condena as Corporações de construtores, dizendo que os seus membros se reúnem uma vez por ano, obrigando-se por juramento à caridade e assistência mútuas, usam o mesmo traje e têm sinais característicos de reconhecimento. (Fonte : Nicola Aslan em História Geral da Maçonaria).
    • Os pedreiros que construíram a Catedral de York, comiam no interior de suas Lojas. (Fonte : Bernard B. Jones, Quator Coronati)
    • É construído o Westminster Hall pelos "citiens et masons de Londres".
  • 1334 - O Papa Bento XII ratifica a exclusividade dos Magistri Comacini de construir Igrejas e castelos, concedida em 1277 pelo Papa Nicolas III.
  • 1350 - Num estatuto redigido em francês é mencionado o "mestre mason de frenche pêre" que é o equivalente anglo-francês aproximado de 2 expressões latinas: Scultptores lapidum liberarum (Londres 1212) e Magister lathomus liberarum petrarum (Oxford 1391). Esta expressão seria equivalente em português a um "mestre talhador de pedra franco". O significado prende-se mais ao material trabalhado do que propriamente ao homem que trabalha.
    • Em uma Ata do Parlamento inglês, no reinado de Eduardo III, aparece o nome de Free-mason que trabalha a pedra de ornamentação, para diferenciá-lo do Roughstone mason, o pedreiro grosso. Era uma ordenança que estabelecia um salário máximo e outras disposições.
  • 1354 - Na Carta de Edward III, rei da Inglaterra, permite-se que as Companhias de Francmasons elejam anualmente seus Vigilantes.
  • 1356 - Henry Yevele e mais 11 pedreiros livres foram até o Prefeito de Londres levando o esboço de um Estatuto para a formação de uma sociedade fechada de pedreiros. Este Estatuto foi aprovado e a sociedade formada.
  • 1370 - Foi proibida uma Loja de maçons do Castelo de Westminster (Fonte : Bernard B. Jones, Quator Coronati)
  • 1376 Agosto 3 - A primeira menção da palavra "free-mason" aparece no livro da cidade de Londres para identificar aos maçons da Fraternidade de Londres.
  • 1377 - Numa lista da Companhia de Francmaçons está o juramento dos Vigilantes de Oficio que começa assim : "Ye shall swere ye shall wele and truly oversee the craft of …………. Where of ye be chosen Wardens of the year".
    • William Humberyle, designado como Magister Opirir e freemaster mason é contratado pelo Merlon College de Oxford.
  • 1378 - Nasce Christian Rosenkreutz, fundador da Ordem Rosacruz (não existe o consenso se existiu de fato Christian Rosenkreutz, ao menos no plano físico. Ele é frequentemente atribuído a uma personagem simbólica na história da Rosacruz).
  • 1390 - O Manuscrito de Halliwell ou Poema Regius (James Orchard Halliwell, antiquário inglês que não era maçom, descobriu o documento na Biblioteca Regia do Museu Britânico e foi publicado no Freemason Magazine em Junho de 1815) teria sido escrito na segunda metade so século XIV, conforme opinião de seu descobridor. A data deve ser entre 1425 a 1427 porque não poderia ter sido preparado antes da lei de 1427 e nem depois da lei de 1444/1445. David Casley, especialista na matéria, estima que o escrito é de 1390. O historiador maçônico alemão, irmão Wilhem Begemann (1843-1913) indica Worcester como o lugar de origem do manuscrito.
    • O Manuscrito, conservado atualmente no Museu Britânico, foi, em um tempo, propriedade de Charles Theyer, colecionista do século XVII, quem o doou para a família real, e em 1757, George II doou-lo simbolicamente para o povo inglês, ficando na Biblioteca Regia. Sua importância como documento foi descoberto pelo mencionado J. O. Halliwell, mais tarde, Halliwell Phillips que presenteou-o a Sociedade de Antiquários de Londres em 18 de Abril de 1839. O nome de Manuscrito Régio foi sugerido por Gould para assinalar a investidura de seus anteriores proprietários e doadores.
    • Este documento contém 794 versos em inglês antigo; apresenta a antiga tradição da Corporação, os 15 artigos da lei com 15 pontos de ampliação, as novas Ordenanças de Geometria e a Lenda dos 4 Coroados. A Maçonaria e conhecida nele como Geometria. O Poema Régio não faz menção ao Templo de Salomão e nem a Hiram Abif. Destaca a dois personagens: Euclides, o geometra grego alexandrino do século III ac e a Noé bíblico. (Note-se a similitude com a Constituição de Anderson). Relata que o grêmio estabeleceu-se em York em 926 sob o patrocínio do Príncipe Edwin, irmão, médio irmão ou sobrinho do rei Atelsthan
  • 1396 - Num contrato em latim fala-se do emprego de "24 lathomos vocatos freemaceons" que demonstra que o termo era conhecido no inglês técnico sem equivalente no latim.