História da Maçonaria-1501-1600

From Wiki
Jump to navigationJump to search
  • 1501 Jul 13 - Um decreto do Parlamento da França proíbe toda e qualquer assembléia de pedreiros e carpinteiros, sob o pretexto de confraria. (Fonte : Nicola Aslan em História Geral da Maçonaria).
  • 1513 - No reinado de Jaime V de Escócia, humanista fervoroso, o senhor Saint-Clair, G\ M\ das Lojas Escocesas, viajou a Itália e, entusiasmado, mandou vir maçons italianos, uniu-os aos maçons escoceses e organizou-os numa confraria que, sob a proteção do Rei, tomou grande impulso.
  • 1516 - Invitado pelo Rei da França, Francisco I, conhecido como o Pai das Letras, Leonardo da Vinci traslada-se a Paris, funda uma Loja franc-maçónica com refugiados de Florença e Milão, organiza e dirige o Colégio Francês Laico.
  • 1517 -Ao ser reconstruída a Fonte de Baal, em Limrick, Irlanda, encontrou-se na Pedra Fundamental uma placa de latão com a data de 1517 com a inscrição : "Eu procuro viver com amor e carinho dentro do esquadro e do compasso" (Fonte : E. Seignemartin, Revista A Verdade, Jan/Fev 1980)
  • 1523 - Quatro anos depois da morte de Leonardo da Vinci, realiza-se uma Assembléia Geral de franc-maçons franceses para formar uma organização.
  • 1526 - Em um livro escrito por William Bode aparece a palavra Free-mason aplicada em um sentido especulativo. O livro encontra-se no British Museum. Não confundir com Johannes Joachim Christopher Bode (1730-1793) escritor maçônico de Hamburgo. (Fonte: Masonic News de Montreal, 1957)
  • 1535 - É realizado um Convento Maçônico em Colônia, convocado pelo Bispo Hermann. Assistiram 19 Delegados de Grandes Lojas e estudaram como rebater calúnias em contra da Ordem, sendo emitida a Carta de Colônia.
  • 1538 Nov 15 - O Imperador Carlos V, da Alemanha, da cidade de Barcelona onde se encontrava, confirma as Constituições dos Talhadores de Pedra de Estrasburgo. (Fonte: Nicola Aslan em "História Geral da Maçonaria")
  • 1547 Fev 26 - Em Izancanaque, México, morre torturado Guatimozín, o último Imperador asteca. A sua dignidade e a sua bravura na defesa da liberdade de seu povo inspiraram o Príncipe Regente D. Pedro (futuro Imperador D. Pedro I) esse codinome ao ser iniciado, em 1822.
    • Henrique VIII confisca muitas possessões dos pedreiros agrupados em Lojas.
  • 1563 - É realizada a Convenção de Basiléia, convocada pela G\ L\ de Estrasburgo, sendo adotados novos Regulamentos para reger as Lojas da Alemanha.
  • 1564 - É realizado um Convento Maçônico em Estrasburgo.
  • 1583 - Em um Balaústre da Grand Lodge No 1, Edinburgo, lê-se em latim que o juramento é feito sobre o "livro" que está sustenido pelos irmãos mais antigos. Existem dúvidas se o livro é a Bíblia, os Evangelhos, o Livro das Obrigações do maçom, os Estatutos da Ordem ou outros, mais como está relacionado com o juramento, as maiores possibilidades são de que se trate de um livro sagrado. Outra data de este Balaústre seria 1599.
  • 1598/1599 - A Loja de Edinburgo e outras na Escócia, foram legalmente dirigidas conforme por estatutos criados em 1598/99, promulgados por William Schaw "Maister of wark, Wairden of ye Masons". Existiam 3 Lojas no reino, as quais ainda existem sob os números, 1, 0 e 30, nos registros da G L de Escócia.
  • 1600 - Sir Thomas Boswell,esquire de Auschinleck, Escócia, foi nomeado Inspetor de uma Loja que já admitia membros que não fossem pedreiros. É a primeira informação relativa a um elemento não profissional recebido por uma Loja de maçons. (Fonte: Les Societés Secrêtes, de George Allary) (Veja 1641). Outros autores dão o nome como John Boswell, Lord de Auschinleck sendo admitido como aceito na Loja St Mary's Chapell, Edinburgo, Escócia. E este John Boswell é antecessor do James Boswell que foi Deputado do G\ M\ de Escócia entre 1776 e 1778.