Difference between revisions of "Joseph Campbell - Mapa Astral"

From Wiki
Jump to navigationJump to search
 
Line 27: Line 27:
 
[[category:Mapas Astrais]]
 
[[category:Mapas Astrais]]
 
[[category:Sol em Áries]]
 
[[category:Sol em Áries]]
[[category:Lua em Peixes]]
+
[[category:Lua em Leão]]
[[category:Mercúrio em Peixes]]
+
[[category:Mercúrio em Áries]]
 
[[category:Vênus em Peixes]]
 
[[category:Vênus em Peixes]]
[[category:Marte em Sagitário]]
+
[[category:Marte em Áries]]
[[category:Júpiter em Libra]]
+
[[category:Júpiter em Áries]]
[[category:Saturno em Virgem]]
+
[[category:Saturno em Aquário]]
[[category:Urano em Touro]]
+
[[category:Urano em Sagitário]]
[[category:Netuno em Peixes]]
+
[[category:Netuno em Câncer]]
[[category:Plutão em Câncer]]
+
[[category:Plutão em Gêmeos]]

Latest revision as of 16:44, 10 August 2011

Mapa

Joseph Campbell nasceu em 26 de março de 1904 e cresceu em White Plains, Nova Iorque, numa família de classe média alta e de religião católica romana. Quando criança, era fascinado pela cultura nativa americana depois de seu pai o levar para ver as coleções do Museu Americano de História Natural em Nova Iorque, onde ele viu um quadro contendo as coleções dos artefatos dos índios nativos americanos. Ele logo tornou-se especialista nos vários aspectos da sociedade nativa americana. Isso conduziu Campbell a uma vida dedicada ao mito e ao estudo e mapeamento das semelhanças que aparentemente existiam entre as mitologias das mais diversas culturas humanas.

Ele encerrou o colegial no Canterbury School (Connecticut) em 1921. Na Faculdade de Dartmouth, chegou a estudar biologia e matemática, mas decidiu-se pelos estudos na área de humanas. Transferiu-se para a Universidade de Columbia, onde completou sua graduação em Literatura inglesa em 1925 e o mestrado em Literatura medieval em 1927. Campbell também foi um atleta bem sucedido, recebendo prêmios em competições de atletismo. No seu retorno aos Estados Unidos em 1929, Campbell anunciou à sua faculdade em Columbia que sua estada na Europa havia ampliado seus interesses, e que ele gostaria de estudar Sânscrito e Arte moderna, além da Literatura medieval. Como seus orientadores não aprovaram sua decisão, Campbell resolveu abandonar seus planos de completar o doutorado e nunca mais retornou a um programa tradicional acadêmico.

Algumas semanas depois, iniciou-se a Grande Depressão. Campbell gastou os cinco anos seguintes da sua vida (1929-1934) em um período de intenso estudo independente. Conforme afirma no livro A Jornada do Herói: Joseph Campbell, sua Vida e Obra, Campbell dividia seu dia em quatro períodos de quatro horas. Em cada um dos períodos, fazia leituras por três horas seguidas e descansava por uma hora.

Ele também passou um ano na Califórnia (1931-32), mantendo seus estudos independentes e tornando-se amigo do escritor John Steinbeck e da esposa dele, Carol. Campbell manteve ainda suas leituras independentes enquanto lecionava, durante o ano de 1933, na Escola de Canterbury. Durante esse tempo, tentou publicar alguns trabalhos de ficção.

Os estudos independentes de Campbell levaram-no a uma análise profunda das ideias do psicólogo suíço Carl Jung, colega e contemporâneo de Sigmund Freud. Campbel editou os primeiros artigos da Eranos e ajudou a fundar a Bollingen Press da Universidade de Princeton. Outro membro dissidente do círculo de Freud que influenciou Campbell foi Wilhelm Stekel (1868-1939). Stekel foi pioneiro na aplicação das ideias de Freud sobre sonhos, fantasias humanas e o inconsciente em campos como antropologia e literatura.

Oitavas Altas de Áries

O Mapa de Joseph Campbell é particularmente interessante pela maneira como ele desenvolveu suas facilidades. Seu mapa possui Sol em Áries, Mercúrio em Áries e Júpiter em Áries, Lua em Leão-Câncer, Ascendente em Libra e Caput Draconis em Virgem. Seu Planeta mais forte é Vênus em Peixes, com 4 aspectações fortes, embora seu mapa tenha também um Stellium fortíssimo entre Sol, Mercúrio e Júpiter (conjunção de 3 Planetas) em Áries.

Isso significa que estas três energias (seu ego, sua maneira de pensar e seu facilitador) fundem-se em seu mapa como se fossem apenas uma. A força motriz de líder e pioneirismo focada no trabalho. Alguém que observe o mapa superficialmente poderia pensar que se tratava de um esportista de ponta (e, “coincidentemente”, Campbell também foi um atleta bem sucedido, recebendo diversos prêmios em competições de atletismo; durante um período, ele foi o campeão americano de corrida de meia-milha). Mas como eu tenho explicado nos mapas que postamos aqui, o Sol e a Lua mostram apenas a suprefície das características de uma pessoa; com o tempo, Campbell foi migrando sua energia para o ascendente: Libra.

Muitas pessoas comentam sobre como trabalhar os Aspectos de Oposição em um Mapa. Como trabalhar energias aparentemente opostas como Áries-Libra, Virgem-Peixes ou Leão-Aquário? na realidade, estas energias são complementares e, se a pessoa consegue elevá-las para as oitavas mais altas, elas se tornam co-auxiliadoras no que ela deve realizar como Verdadeira Vontade. No Caso de Campbell, ele utilizou toda esta força motriz ariana (em conjunto com sua espiritualidade contida na combinação de Vênus em Peixes) para chegar a uma harmonia. Todo o conjunto de sua obra caminha para o que foi chamado de “Monomito” ou a teoria de que todos os Mitos e Mitologias do Planeta tenham se originado de um único mito (teoria que estou ampliando para filosofias, Ordens Iniciáticas e métodos magísticos também).

Seu Vênus em Peixe influenciando todos os outros Planetas demonstra uma vocação para a espiritualidade e o gosto pela filosofia e estudos metafísicos. Ao amadurecer sua Verdadeira Vontade, Campbell passou para a realização do Caput Draconis: Organizar e estabelecer métodos para tudo o que havia estudado.

Fico feliz que ele tenha tido sua missão no estudo das mitologias. Com este perfil, ele poderia ter sido um brilhante pesquisador em praticamente qualquer campo que tivesse escolhido.