Kaph

From Wiki
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Posição no Lamen
Posição na Árvore
Arcano da Roda da Fortuna
Arcano da Roda da Fortuna
  • Título: O Pai de Todos.
  • Inteligência: Inteligência Conciliatória.
  • Posição: Une as Sephiroth Chesed a Netzach.
  • Significado: ovo.
  • Valor Gematrico: 20.
  • Anjo: Tzadkiel.
  • Qliphoth: Kurgasiax.
  • Runa: Jera.
  • Cor: Violeta.
  • Incenso: alçafrão.
  • Animais: águia.
  • Seres lendários: íncubbus, nightmares.
  • Pedras: ametista, lapis-azuli.
  • Plantas: figo, arnica, thyme.
  • Árvore: Holly.
  • Correlação: Júpiter.
  • Arcano do tarot: A Roda da Fortuna.
  • Correspondência no corpo humano: sistema digestivo.
  • Doenças: gota.
  • Poderes: poderes de controle político e social.
  • Símbolos: Cetro.
  • Rituais: o estudo do karma e reencarnação.

Descrição

O Caminho 21º é da INTELIGÊNCIA CONCILIATÓRIA E DA RECOMPENSA e é chamado porque recebe a influência divina que flui dentro dele e de suas bênçãos sobre tudo e cada existência.

A trajetória deste caminho se realiza por intermédio do misticismo da natureza e das artes, considerados em seus mais puros e mais elevados aspectos, fundados em uma fé natural cuja inspiração vem da beleza e harmonia do Logos refletidos no Universo. São o mais espiritualizadas emoções de Netzah que levam ao caminhante desta senda rumo às imagens abstratas de Hesed, impresso pela ação do Logos.

O aspecto governamental de Chesed se vincula ao domínio das emoções instintivas, baixas paixões que vêm das forças desequilibradas de Netzah. A iniciação de Hesed libera ao iniciado das limitações das esferas, da ilusão dos níveis inferiores.

O planeta Júpiter dá para o significado espiritual deste Caminho, indiretamente vinculado com o elemento fogo; se refere às características governamentais impondo um domínio tranqüilo, sábio e pacífico. Este planeta é considerado pela Astrologia, "A Grande Fortuna." É um princípio de afirmação, coesão, conciliação que bem caracteriza a teoria deste Caminho - Senhor das Forças da Vida -, título do X Arcano, a Roda da Fortuna. Este Arcano é figurado como uma roda presa a duas colunas por um eixo. O gênio do bem está à direita que faz um esforço para alcançar o ponto mais alto; à esquerda, o gênio do mal se precipita abaixo. No alto da roda, a esfinge se equilibra com uma espada entre as garras.

A Roda da Fortuna se relaciona com a lei ciclica dos nascimentos e mortes, como também a Roda das Reencarnações, outro título do X Arcano, em outras versões do Tarot. O impulso brusco ou gradual da Individualidade sobre a personalidade na procura do Gral Sagrado, também é cíclico. Esta busca, na maioria das vezes, consiste em algo que sabe interiormente, mas não sempre externamente. Surgem Idéias e aspirações que induzem o ser ao interesse metafísico.

A tendência da Individualidade, bem como a da personalidade, é escapar da dor e frustrações que a vida terrestre freqüentemente proporciona. Muitas divergências nascem desta tentativa de fuga do renascimento, temendo a vida física. Pelas experiências chegadas de personalidades sucessivas, a Individualidade vai desenvolvndo maior capacidade para corrigir sua imagem desviada em Hesed, a retificando e a aproximando ao ideal divino por ela, porque é percebido como Deus a vê.

A letra Kaph simboliza a palma da mão no ato de tomar alguma coisa e a reter, o que é harmonizado com o sentido do texto yetzirático; também tem o significado de assimilação, afinidade, molde de objetos. Esotéricamente representa a vida refletida e passageira pregadas na cruz da matéria física.

A finalidade da busca é a de preparar ao iniciado não só pára a vida mundana, mas também para a espiritual, para o serviço e colaboração no Plano do Logos.

As monadas, ao entrar na evolução, vieram como um objetivo, um destino que no momento a personalidade não conhece; isto significa que tem uma função a realizar no Grande Trabalho.

Quando a aura, tecnicamente chamada Esfera de Sensação, se apresenta mais brilhante, o indivíduo começa a ser observado e auxiliado pelos Mestres da Sabedoria. O Mestre não é procurado, ele aparece para juntar o maior número possível de pessoas capazes de desempenhar um papel no Plano Divino. O relacionamento vertical entre o aluno e o Mestre, personalidade e Individualidade, leva ao verdadeiro significado do sacerdócio, e o objetivo da magia inteira é agir como um canal das fontes cósmicas e um serviço desinteressado pelo próximo, empregando nisso todos os seus talentos e capacidades.

A Individualidade ainda não realizada fora, sonha com as suas aspirações não completadas; deste modo fabrica o seu carma. É como também sonha e projeta a personalidade. Os sonhos correspondem ao conteúdo do inconsciente da Individualidade. A Individualidade precisa de conscientizar seu inconsciente para assim retificar e compensar suas imperfeições. É o destino da Individualidade adquirir experiências do plano terrestre. Por isso o plano físico, chamado maia, é do mais alto interesse para o homem; neste nível pode ser levado a cabo e verificar o que é acreditado em outros planos. O plano físico, por ser o mais simples, sem muitas modificações como o emocional e o mental, se presta por excelência para a ação experimental. Se não fosse o plano físico, você não poderia verificar o que é acreditado no plano mental. É necessário, pois aprender a dominar a matéria física. Este é o plano em que há liberdade de ação maior onde, porém, o sofrimento é mais intenso. Aceitando certos acontecimentos e tendo um bom sentido para introduzir na vida mudanças, o ser estará em condições de prosseguir o seu Caminho sem muitos acidentes ou tristezas. Não se opor ao que considera maligno, que é a chave.

Links Externos

  • [1] - Texto Original

Kabbalah