Libra (astrologia)

From Wiki
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Símbolo do signo de Libra
Simbologia de Libra
  • 7º Signo do Zodíaco - 23 deSetembro a 22 de Outubro
  • Príncipio: Ativo
  • Dia: Sexta feira
  • Elemento: Ar, Cardeal
  • Pedra: Opalina
  • Parte do corpo: Região lombar e rins
  • Metal: Cobre
  • Estação do ano: Inío da Primavera (Hemisf. Sul)
  • Côr: Verde, Rosa - tons de Lilás
  • Planeta Regente: Vênus
  • Incensos: Almíscar

Descrição

Libra (português brasileiro) ou Balança (português europeu) é o sétimo signo astrológico do zodíaco, situado entre Virgem e Escorpião e associado à constelação de Libra. Seu símbolo é uma balança. Forma com Gêmeos e Aquário a triplicidade dos signos do Ar. É também um dos quatro signos cardinais, juntamente com Áries/Carneiro, Câncer/Caranguejo e Capricórnio.

Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os librianos são as pessoas nascidas entre 24 de setembro e 22 de outubro.

O signo de Libra é regido por Vênus. Do ponto de vista físico, tem relação com os rins. Diz-se que sua natureza é masculina e que, sendo assim, é por natureza mais extrovertido em termos sociais. Como signo do Ar, tem conexão com a mentalidade e com as relações sociais e, como signo cardeal, existe uma expressão dinâmica nessa energia. Há uma motivação para atingir metas sociais ou de relacionamento. Este signo é conhecido pela habilidade para a diplomacia e para a criação de harmonia.

As energias planetárias em Libra estão reguladas para alcançar o equilíbrio. Há uma grande preocupação com os princípios da justiça e da equidade e grande interesse em conseguir que as pessoas funcionem em conjunto e sem atritos. Aqui, os planetas são motivados pela equipe ou parceria e há uma disposição para fazer concessões em nome de um relacionamento harmonioso. Pode ser uma vantagem equilibrar esta consciência em relação aos outros com uma maior consciência de si próprio e maior auto-afirmação.


Mitologia

Libra é representado pelo mito de Astréia, filha de Zeus e Têmis, que instruía os humanos sobre a justiça. Ao decepcionar-se com a crescente iniquidade dos homens, a deusa resolve abandonar a Terra. Esta constelação aparece com o equinócio de primavera, quando o dia e a noite têm a mesma duração, representando o equilíbrio entre ambos.

Na mitologia Grega, Libra está relacionado com três deuses: Athena, Apolo e Afrodite, sendo que possui diversas características destes três deuses. Athena é a deusa da inteligência, que ensinou aos homens diversas artes: caçar, colher, fazerem tarefas domésticas, e forneceu-lhes alguns instrumentos, como armas. Porém, os humanos descobriram a maldade, e Athena arrependeu-se de os ter ajudado, pois queria um mundo perfeito. Assim, abandonou os homens e partiu para a guerra, a favor da justiça. Apolo é o deus da arte, da leitura, de tudo que é belo e harmonioso. É o sol, a luz, mas como toda luz, também produzia sombras, e tinha um lado sombrio. É o deus da medicina, mas que nunca teve sorte no amor, apesar da beleza. Teve quatro romances, mas acabou sozinho. Apolo possui a maioria das suas características (justiça, beleza, harmonia) relacionadas com o signo de libra, incluindo as relações sociais e o talento artístico. Afrodite é a deusa grega do amor, que possui alguns traços de libra, mas também é relacionada a touro. Corresponde ao planeta Vênus, que rege Libra e Touro. É uma deusa sedutora, bela e um tanto ambiciosa.

Ver Também