Metatron

From Wiki
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Metatron

No judaísmo místico, especialmente na Cabala, Metatron (ou Metraton) é o anjo supremo, mais poderoso até mesmo do que Miguel. Seu nome significa "Mais Próximo do Trono", conhecido como o Príncipe do Rosto Divino, o Anjo do Pacto, o Rei dos Anjos e o Anjo da Morte, devido a sua a pesada responsabilidade de ser encarregado da "sustentação da existência do mundo". Seus deveres coincidem com os dos arcanjos e outros anjos.

Dizem que ele tem 72 asas, em 12 pares de 6, e um número incontável de olhos, dos quais sem dúvida nenhuma precisa para executar sua enorme e vasta tarefa de velar pelo mundo inteiro. É o mais alto dos anjos, descrito como tendo de 2,5 à 4 metros, tendo uma figura bastante imponente.

Alguns dizem que Metatron foi "originado" de Enoque, pai de Matusalém, um personagem bíblico, nascido na sétima geração após Adão. De acordo com o relato de Gênesis, capítulo 5, versos 22-24: “E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou”. Este pequeno trecho sugere que Deus o transformou em Metatron.