Nun

From Wiki
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Posição no Lamen
Posição na Árvore
Arcano da Morte
  • Título: o ventre redentor.
  • Inteligência: Inteligência Imaginativa.
  • Posição: Une as Sephiroth Tiferet a Netzach.
  • Significado: peixe.
  • Valor Gematrico: 50.
  • Anjo: Barbiel.
  • Qliphoth: Niantiel.
  • Runa: Nauthiz.
  • Cor: Verde-Azulado.
  • Incenso: benzoin.
  • Animais: escaravelho, lobo, escorpião.
  • Seres lendários: lamia, hags.
  • Pedras: snakestone.
  • Plantas: cactus, mandrake.
  • Árvore: Yew.
  • Correlação: Escorpião.
  • Arcano do tarot: A Morte.
  • Correspondência no corpo humano: intestinos.
  • Doenças: câncer.
  • Poderes: necromancia, mediunidade.
  • Símbolos: foice.
  • Rituais: projeções astrais, transformações.

Descrição

O 24º Caminho é o da INTELIGÊNCIA IMAGINATIVA, assim chamado porque dá uma semelhança a todas as semelhanças que são criadas, de um modo semelhante para suas próprias elegâncias harmoniosas.

O texto yetzirático indica que este Caminho o da INTELIGÊNCIA IMAGINATIVA, une os semelhantes de acordo com as elegâncias dos mundos superiores.

Em Chesed está projetado o reflexo da monada que em troca projeta em Tiphereth o espírito triplo, a Individualidade evolucionadora. As elegâncias são as emanações do espírito triplo, mas distorcidas pelo desvio sofrido pela Individualidade.

É de capital importância entender a natureza da 7ª esfera vinculada com todos os aspectos instintivos do sexo (em ocultismo denominado polaridade) que é à base da manifestação. Então, para o relacionamento perfeito, nós atraímos energia desta esfera; esta energia, obstruída por discordâncias ou desarmonias, não é utilizável, permanecendo os sentimentos assim como a imaginação criadora, inativos ou bloqueados.

Pela dança, som e cor, é como a energia deste Caminho pode ser estimulada que é o misticismo da natureza e da arte, o raio verde governado por Orfeo.

Nos templos da antiguidade, os intelectuais e artistas procuravam e recebiam das sacerdotisas as emanações sutis produzidas pela excitação sexual; não a simples e comum sexualidade desviada dos seus propósitos, mas a Arte do Amor sob a sombra de Vênus Afrodite, satisfazendo as exigências sutis da alma humana.

O 24º Caminho é caracterizado pela interação da mente emocional com o intuitivo, para a transmutação que é levar a cabo na alma. Transmutação é a arte de fazer que alguma coisa mude de lugar ou de domínio. É não modificar ou reprimir algo. Se a consciência totalmente é centrada totalmente em um aspecto, pode obcecar se por ele mesmo. Como já foi dito o progresso só é levado a cabo quando a consciência se torna permeável às influências de todos os Caminhos, realizando todas as suas circunstâncias.

Para confrontar se com o êxito das dificuldades desta senda o iniciado precisa antes de qualquer coisa, harmonizar suas as emoções, seus relacionamentos e os seus instintos. Existem correntes religiosas que vêm com asco tudo aquilo que se relaciona com os instintos reprodutivos do homem, incitando os seus seguidores para reprimi-los sob pena de dor, de torturas ou castigos causados pela "ira do Senhor." Não há nenhuma ignorância maior que essa, porque o homem só será Senhor das suas emoções inferiores quando ele for levado a realizar e experimentar como um ser total. Assim, a energia sexual instintiva precisa ser iluminada pela Divina Luz através da lente focal e mediadora de Tiphereth.

O Esplendor Brilhante de Netzah é a emanação da Divina Luz refletida e desdobrada, assim como um prisma reflete a luz solar em cores múltiplas. Então essas emanações múltiplas não são as verdadeiras Divinas Luzes, a única que mostra a real essência do que é contemplado. As formas de Netzah não passam de ser aparências projetadas como formas-pensamento na luz astral que é uma luz refletida, assim como a luz da Lua é um reflexo pálido da luz solar. As formas - pensamentos do nível psíquico do último triângulo da Árvore da Vida estão revestidos pelos matizes enganosos da luz astral que você se deixa qualificar pelas sombras múltiplas da emoção e a imaginação. Deste modo esse pensamento-forma é essencialmente semelhantes às emoções que os encorajam e podem ser vistos por um vidente comum. As formas de nível ético, eles são percebidos pela intuição e projetados no subconsciente como símbolos abstratos.

A intuição às vezes é manifestada como um relâmpago que cega, quando o estado novo de consciência não é uma experiência sensível. Este Raio Luminoso traz à mente a passagem bíblica que relaciona a conversão de Saulo quando "de repente uma luz do céu o envolveu com sua claridade" no caminho de Damasco. Este Raio Luminoso representa a morte e o renascimento, seja para o efeito da morte física ou para a iniciação. A personalidade morre para o que é velho o que já foi superado e renasce para o que é novo; uma vida nova em uma forma nova de viver. Este é o significado da Carta de XIII do Tarô, a Morte que contém o senso teórico deste caminho. Como Paulo que relaciona na sua carta ao Gálatas: "Eu morri para a lei para viver para Deus", assim como também a personalidade morre para a lei do fenomênico mundial para viver em função da Individualidade cujo centro focal está em Tiphereth, e isto é simbolizado nos dois títulos do Arcano XIII um: "Filho das Grandes Transformações ", "Senhor. das Portas da Morte." Esta carta descreve um esqueleto com uma foice, enquanto colhendo cabeças humanas em um campo.

O ocultista ao transitar este caminho, também enfrentará com a "Noite Escura do Alma, na procura da iluminação,; é o ponto em que a personalidade não é confundida mais para os aparecimentos, embora ainda não levou a cabo a consciência nos tempos presentes superiores do espírito triplo; darão um pulo rumo ao desconhecido, enquanto tentam unir a psique da personalidade com as éticas da Individualidade. Passo a passo avançará para a "casa do Pai, para o um a caminho da INTELIGÊNCIA IMAGINATIVA cuja chave é a letra NUN. Em senso oculto esta carta é a despertadora das aptidões para conhecer por associação de idéias e emoções; mostra o conceito de existência e essência. Esta letra no fim de uma palavra indica aumento ou expansão; no princípio, oferece o duplo; o significado simbólico é o peixe. A água, símbolo do nível emocional, em função da qual a maioria do humanosé o signifivado comum de elemento entre o 24ª caminho e o peixe,; a letra Nun ainda apresenta uma simbologia sexual, porque o peixe também é símbolo do esperma masculino.

O significado espiritual desta senda é dado pelo signo astrológico de Escorpião, regido por Marte, e está relacionado com o elemento agua. Este signo é denominado “Signo da Morte, das heranças e dos legados”, e indica força sexual; se relaciona com os órgãos sexuais.

A qualidade necessaria para andar por esta senda é a coragem e a confiança em Deus, para vencer o medo que a confrontação com o desconhecido proporciona.

Links Externos

  • [1] - Texto Original

Kabbalah