O que é I-Ching?

From Wiki
Jump to navigationJump to search

O I-Ching possui mais de 6000 anos, sendo a base da cultura chinesa, do Feng Shui – a arte de harmonizar nosso lar e a nós mesmos – e o Tai Chi Chuan – a dança do I-Ching.

Significado

I significa “Mutação” – representa a passagem do dia para a noite, do claro para o escuro, do consciente para o inconsciente e etc. Mas também significa mente, pois ela também se encontra em constante mutação: um pensamento após o outro. Ching significa “Tratado”, “Livro Sagrado”. Mas também significa Trilha, um caminho que existe enquanto se caminha: é por onde andamos.

Aplicações

Assim, através do estudo e prática do I-Ching, de nossas ações e pensamentos, com o auxílio de nossa mente (consciente), podemos transformar nossa vida e nosso destino com sabedoria e assim tornarmos nossa vida plena de alegria e contentamento, apesar de todas as dificuldades por que passamos. Estudando o I-Ching, podemos conhecer as leis que regem as mutações, nos guiando pelo caminho que leva à harmonia com o universo. Assim, teremos condições de interferir sabiamente em nosso destino. Com o auxílio do I-Ching, de nossos esforços (ações) e nossa intuição, poderemos:

  • Descobrir nossos dons, nosso potencial e nossas qualidades ou virtudes. Conhecer a nós mesmos e as demais pessoas – filhos, amigos e etc. – , profundamente.
  • Aprender a nos relacionar de modo harmonioso e prazeroso com todas as pessoas.
  • Conhecer as causas dos mais diversos sentimentos e emoções e a melhor forma de lidar com eles e transformá-los em felicidade e harmonia ao invés de distúrbios e doenças.
  • Aprender a tomar decisões sábias e criativas para conseguir o sucesso e a felicidade que tanto desejamos.
  • Encontrar a via que possa nos levar até o nosso pleno desenvolvimento espiritual, e a nos tornar pessoas ética e moralmente boas.
  • Moldar de modo criativo e satisfatório nosso destino.