Difference between revisions of "Ordem Hermética dos Martinistas (HOM)"

From Wiki
Jump to navigationJump to search
(Created page with "O Martinismo é uma forma de cristianismo iniciático esotérico ou místico que diz respeito a Jesus Cristo como o Reparador e visa à reintegração do homem para atingir um es...")
 
 
Line 42: Line 42:
Nossos Grão-Mestres são os seguintes:
Nossos Grão-Mestres são os seguintes:


Sar Olibius (1978 – 1984)
* Sar Olibius (1978 – 1984)
Sar Tutela (1984 – 1993)
* Sar Tutela (1984 – 1993)
Sar Benevolentia (1993 – 2005)
* Sar Benevolentia (1993 – 2005)
Sar Fidentia (2005 – 2007)
* Sar Fidentia (2005 – 2007)
Sar Perseverando (2007 -)
* Sar Perseverando (2007 -)


'''@MDD – É SAR mesmo, é um título Martinista que significa “príncipe” em hebraico.'''
'''@MDD – É SAR mesmo, é um título Martinista que significa “príncipe” em hebraico.'''


PS.: Existem outras inúmeras Ordens Martinistas, tais como:
PS.: Existem outras inúmeras Ordens Martinistas, tais como:
- TOM – Tradicional Ordem Martinista (Ligada a Ordem Rosa Cruz)
* TOM – Tradicional Ordem Martinista (Ligada a Ordem Rosa Cruz)
- Ordem Martinista dos Filósofos Desconhecidos
* Ordem Martinista dos Filósofos Desconhecidos
- Ordem Martinista de Ellus Cohens
* Ordem Martinista de Ellus Cohens
- Ordem Martinista Sinarquica
* Ordem Martinista Sinarquica
- Ordem Martinista Martenezista
* Ordem Martinista Martenezista


Marco A. Queixada – VM.’.
Marco A. Queixada – VM.’.

Latest revision as of 16:43, 12 January 2012

O Martinismo é uma forma de cristianismo iniciático esotérico ou místico que diz respeito a Jesus Cristo como o Reparador e visa à reintegração do homem para atingir um estado idealizado.

O Martinismo reflete a filosofia e a mística cristã esotérica do filósofo francês Louis Claude de Saint-Martin (1743 – 1803), que era um discípulo do maçom do século 18 e teurgo, Martinez de Pasqually (1727-1774). Escritos de Saint-Martin espiritual foram publicados sob o pseudônimo de Le philosophe Inconnu, ou o Filósofo Desconhecido.

A Ordem Hermética dos Martinistas (HOM) é uma Ordem Martinista que só está aberta a Mestres Maçons de uma Loja sob a autoridade da Grande Loja Unida da Inglaterra ou de uma Grande Loja reconhecida por eles, que são membros pelo menos o primeiro Grade (Zelator) da Societas Rosicruciana in Anglia (SRIA).

Por um processo de iniciação, meditação, estudo, discussão esotérica e contemplação, os membros da Ordem objetivo de descobrir e entender a presença de Jesus Cristo dentro de si.

ORGANIZAÇÃO

A Ordem é governada por um Grão-Mestre e a administração diária é feita pelo gravador Grande. A Ordem é organizada em um sistema de Loja semelhante à maçonaria. A Heptada é composta por um mínimo de sete membros e uma Loja tem um mínimo de 21 membros. Um círculo tem menos de sete membros. As reuniões são conhecidas como conventículos.

Existem três classes ou graus no sistema da Ordem Hermética de Martinistas:

Primeiro Grau: Livre Iniciado. Segundo Grau: Associado. Terceiro Grau: Supérieur Inconnu, SI ou Superior Desconhecido. Para se tornar um Irmão Mestre de sua Loja, ele recebe a cerimônia de PI (Philosophe Inconnu). Isso só pode ser dada por um Filósofo Desconhecido, como o Grão-Mestre, o Inspetor Geral ou do Inspetor Principal, bem como alguns inspetores Past Grão.

A regalia consiste de um manto negro com capuz e um frade franciscano. O frade franciscano é composto de cabo preto para um membro, corda vermelha de PI, dois cabos vermelham e branco para um Filósofo Desconhecido e vermelho e duas cordas brancas para o Grande Mestre.

O ponto culminante é a celebração do membro a ser avançado para o grau de SI. Durante esta cerimônia, o membro é agraciado com um belo colar branco com bordados de ouro.

História

O Martinismo moderno surgiu no final do século 19 na França e foi fundado como L’Ordre Martinista pelo médico espanhol nascido francês, hipnotizador e espiritualista Papus (Dr. Gérard Encausse). Ele também foi membro do Rito Esotérico de Memphis-Misraïm, que é uma forma egípcia da Maçonaria desenvolvidos pelo conde Alessandro di Cagliostro.

Sob a liderança de Papus, a Ordem cresceu rapidamente. No entanto, Papus morreu em 1916 e foi sucedido por Carlos Detre (Teder), que cultivava uma Ordem (conhecido como L’Ordre Martinista-Martinéziste de Lyon), que tornou-se mais na sua filosofia maçônica.

O Patriarca da Igreja Gnóstica Universal, Jean Bricaud, conseguiu convencer Teder a ser Grão-Mestre e mudou a sede da Ordem para Lyon, onde se tornou conhecido como L’Ordre Martinista de Lyon. Bricaud desenvolveu a conexão Maçônica, garantindo que a filiação maçônica era um requisito para ser membro da Ordem.

Em 1921, com Victor Blanchard (Sar Yesir) como Grão-Mestre, um grupo de Martinistas fundou uma ordem separada, L’Ordre et Martinista Synarchique (OMS), que não esta ligada a uma sociedade maçônica.

Durante a tirania da II Guerra Mundial, a luz do Martinismo foi quase extinta na Europa, mas as tradições iniciáticas foram mantidas em segredo, na Suíça, que se manteve neutro durante estes anos. Blanchard permaneceu Grão-Mestre da OMS até sua morte em 1953 e foi sucedido pelo Dr. Edouard Bertholet (Sar Alkmaion) da Suíça.

Posteriormente, em 1958, Louis Bentin (Sar Gulion) recebeu uma carta de Bertholet para formar um ramo da OMS na Inglaterra e tornou-se Grão-Mestre da Grande Loja Britânica da OMS.

A Ordem Hermética da Martinistas (HOM) foi re-inaugurada por um grupo de Martinistas britânicos em 14 de Março de 1978, com o britânico maçom e ocultista, Bourke Desmond (Sar Olibius) como o primeiro Grão-Mestre.

Bourke era um importante membro da Societas Rosicruciana em Anglia e membro da OMS. Através de sua forte amizade com Bentin, Bourke foi concedida uma carta para o restrito HOM pelo SAR Gulion. Os ensinamentos do HOM acompanham de perto os da OMS.

Nossos Grão-Mestres são os seguintes:

  • Sar Olibius (1978 – 1984)
  • Sar Tutela (1984 – 1993)
  • Sar Benevolentia (1993 – 2005)
  • Sar Fidentia (2005 – 2007)
  • Sar Perseverando (2007 -)

@MDD – É SAR mesmo, é um título Martinista que significa “príncipe” em hebraico.

PS.: Existem outras inúmeras Ordens Martinistas, tais como:

  • TOM – Tradicional Ordem Martinista (Ligada a Ordem Rosa Cruz)
  • Ordem Martinista dos Filósofos Desconhecidos
  • Ordem Martinista de Ellus Cohens
  • Ordem Martinista Sinarquica
  • Ordem Martinista Martenezista

Marco A. Queixada – VM.’. ARLS Sublime Imprensa Maçônica, 3999,,