Ordem Mística do Templo da Rosacruz

From Wiki
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Em 1912, Annie Besant, Marie Russak e James Ingall Wedgwood fundaram a Ordem do Templo da Rosa-Cruz. Em razão dos numerosos problemas originados na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial, as atividades tiveram que ser suspensas.

Besant retornou a suas tarefas como Presidenta Mundial da Sociedade Teosófica, Wedgwood seguiu trabalhando como bispo da Igreja Católica Liberal e Russak manteve contato na Califórnia com Harvey Spencer Lewis, ao qual ajudou na elaboração dos rituais da Ordem Rosa-cruz AMORC.

Ao final do século XX, na América espanhola, se reavivou o interesse pelas ordens iniciáticas, sobretudo aquelas relacionadas com as tradições espirituais do Ocidente. Nos dias atuais, um membro da Sociedade Teosófica, conhecido nos círculos rosacruzes como Frater Iniciador, começou a trabalhar pela re-fundação da OTRC.

Atualmente trabalha-se em vários países para o renascimento da Ordem do Templo da Rosacruz com o novo nome de Ordem Mística do Templo da Rosacruz (OMTRC). A criação oficial está planejada para o ano 2012, quando completam 100 anos desde a fundação original.

Princípios da Organização

Lema: Lux Veritatis

Trabalho: Baseados na máxima dos alquimistas Ora et Labora, a OMTRC estabelece dois tipos de reuniões: Oratório (ou Grupo de estudo, onde se investigam diversos temas relacionados com a Tradição Esotérica) e Laboratório (ou Convocação, onde se realizam rituais e diversas práticas espirituais).

Graus

A Ordem possui três graus iniciáticos: Neófito, Peregrino e Mestre. No entanto, assim como os autores teosóficos, se insiste na diferença entre a iniciação ritual e a verdadeira Iniciação. O citado esquema de graus é simbólico e não tem nenhuma relação com o progresso espiritual de cada membro.

Postulados

A Ordem tem vários postulados ou bases em que sustenta seu trabalho:

  • Crença em um Ser Absoluto.
  • Desenvolvimento integral do ser humano.
  • Fomento do amor fraternal.
  • Absoluta gratuidade dos ensinamentos.

Objetivos da OMTRC

  • Difusão dos ensinamentos espirituais.
  • Fomento do estudo da Tradição Esotérica Ocidental e das religiões comparadas.
  • Serviço consciente.
  • Trabalho espiritual progressivo e contínuo.
  • Investigação comparativa dos diferentes ramos da Tradição Rosacruz.
  • Fomento para criação de uma Federação Fraternal Rosacruz, relacionando amistosamente a todos os grupos rosacruces que reconhecem a Cristo como um ideal.