Ozomahtli

From Wiki
Jump to navigationJump to search

Imprudentes, alegres e levianos são os nativos de Macaco. Para terem dinheiro e segurança, eles sabem que precisam fazer algum esforço, mas se conformarão em viver inseguros e pobres a vida inteira, já que o trabalho não consta de seus planos.

Os Macacos, quando se vêem obrigados a escolher uma profissão, procuram unir o útil ao agradável e se dedicam quase sempre ao humorismo, à dança ou à música. Gostam de brincar e gracejar em quase todas as situações, inclusive quando estão amando. Como são muito charmosos, as pessoas não conseguem se zangar com eles.

Os nativos de Macaco sonham muito e são os primeiros a acreditar nos seus “castelos”. Raramente cumprem as promessas que fazem, mas, apesar disto, são muito procurados. É quase um privilégio ser amigo de um Macaco. Afinal, são eles que animam as festas com suas brincadeiras, tornando as reuniões mais divertidas com sua alegria natural.

É inútil tentar modificar estas pessoas. Elas têm a despreocupação natural das crianças e só se assustam com a sua saúde, embora não tenham o menor motivo para isto. As pessoas nascidas em Macaco são extremamente sensíveis às influências dos ambientes; qualquer reação desagradável que detectarem pode deixá-las preocupadas.

Ver também

Cipactli (crocodilo), Ehecatl (vento), Calli (casa), Cuetzpallin (lagarto), Coatl (serpente), Miquiztli (morte), Mazatl (veado), Tochtli (coelho), Atl (água), Itzcuintli (cão), Ozomahtli (macaco), Malinalli (corda), Acatl (cana), Ocelotl (jaguar), Cuauhtli (águia), Cozcacuauhtli (abutre), Ollin (terremoto), Tecpatl (faca), Quiahuitl (chuva) e Xochitl (flor). Para os astecas, cada amanhecer era o resultado de um violento combate que o Sol travava com a Lua e as Estrelas, tendo de vencê-las para elevar-se no Céu e, assim, fornecer luz e calor à humanidade.