P&R – Richard Dawkins & Jesus

From Wiki
Revision as of 16:04, 3 August 2010 by Deldebbio (talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search

Duvidar de tudo ou crer em tudo são

duas soluções igualmente cômodas,

que nos dispensam, ambas, de refletir.

Henri Poincaré (1854 -1912)

Matemático francês

Mexendo no tempo e espaço para conseguir postar esta coluna antes do final de semana, enquanto me mudo para um novo apto. Vou fazer este post de Perguntas e Respostas para adiantar e semana que vem entro com o terceiro e último post sobre o básico de Magia, então voltarei a alternar conspirações históricas com ritualística.

Ouroboros
  • Musashi - poderia dar apenas uma explicacao sobre o simbolo oroboro e sua historia

Ouroboros (ou oroboro ou uróboro) é um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. É um signo para a eternidade. Está muito relacionado com alquimia. Ele representa o ciclo de encarnações, na qual quando um termina, outro começa, mas sempre permanecendo a mesma entidade.

Aliás, uma curiosidade. As coroas de flores que costumamos colocar em homenagem às pessoas falecidas representam justamente isso, o Ouroboros e a certeza da compreensão do ciclo de reencarnações, representando o fim de uma vida e a espera pela origem da próxima. Sim… eu sei que “homenagear” um católico, evangélico ou ateu com uma coroa de flores é uma completa contradição de tudo o que eles acreditam, talvez ate uma ofensa às crenças destas pessoas mas… a ignorância é uma bênção!

  • Marcos Ganine – não sei se eu to com um palpite errado, mas teria sido a figura de Lucifer tambem distorcida tambem pela Igreja?

Totalmente. Lúcifer é a estrela matutina, o portador da luz, o Prometeus, aquele que retirou a luz dos deuses para traze-la ao mortais… falarei sobre ele e outros deuses que foram “transformados” em demônios pela Igreja em um post futuro, que estou preparando com muito carinho.

  • Fabiano - Rapaz, visito o sedentário a muito tempo e este foi o seu melhor post. Permita-me dizer que eu creio que há um 4º tipo de ateu. O ateu que acha que não viemos a terra descobrir se Deus existe. Einstein dizia que o conceito de bem e de mal independe de religião. Acredito nisso. Acredito ainda que não faz a menor diferença se Deus existe ou não. Vamos ficar sabendo mais cedo ou mais tarde, afinal morreremos todos. A procura é válida e provavelmente recompensadora, mas viver o “bem” independente de religião ou crença em um, ou qualquer Deus também é bem legal, acredite.

Concordo contigo. A idéia da coluna é justamente questionar este “Deus” que nos é enfiado goela abaixo todos os dias pela horda de atravessadores e “pedágios espirituais” e começar a questionar o que NÓS podemos fazer para nos tornarmos deuses. Parar de ficar procurando deuses externamente e começar a encontrá-lo DENTRO de nós mesmos. Acreditar no potencial do ser humano.

  • Betopow - Grande Marcelo! Muito boa esta coluna. Com ela, voltei a ter vontade de ler as suas outras. Pra ser sincero, a série de Yeshua histórico me desanimou um pouco, especialmente pelos detalhes históricos… bom, mas vamos às seguintes!

Uma curiosidade, apenas: vc já teve oportunidade de estudar cientologia? O que acha desse pensamento religioso?

Sobre a cientologia, este vídeo basicamente resume tudo:

  • Gil - Discordo enormemente de quase tudo que vc escreveu. Como não tenho muito tempo nesse momento vou me ater ao final da sua postagem, onde vc diz que basta trocar o termo \”Big Bang\” pelo termo \”Deus\”. São coisas totalmente distintas. Primeiramente, os bons e verdadeiros cientistas não \”acreditam\” no Big Bang e não \”podemos afirmar\”, porque é ciência. A ciência, como vc bem sabe, Marcelo, não abre espaço para crenças, o que a diferencia totalmente da religião.

O Big Bang é fruto de muitos estudos, evidências e teorias científicas, culminando numa idéia que faz sentido e é altamente provável. MAS, caso surja evidências de que o Big Bang nunca ocorreu, os cientistas que o estudam serão os primeiros a investigar profundamente, colocando-a em prova e, caso a evidência se torne prova, serão os primeiros a descartá-la. Já os crentes não, qualquer evidência, crítica, dúvida etc é imediatamente rejeitada e não se pode nem mais falar ao respeito, e nem se pode questionar sobre esses assuntos a um crente, pois é considerado \”desrespeitoso\”, outra coisa que eu discordo totalmente.

Eu só gostaria de saber da onde você tirou que eu disse que cientistas/ocultistas “acreditam” em alguma coisa, pois isto não está no meu texto, só nos seus preconceitos.

Quem “acredita” sao os crentes das religioes de gado e os ateus-fanáticos. Uns acreditam em deus, outros acreditam no não-deus. Ocultistas são cientistas. Têm sido desde o começo dos tempos e continuarão realizando seu trabalho contínuo e silencioso até o final dos tempos. É o que tenho demonstrado na coluna. Não vejo diferença alguma entre a mente de um ocultista sério e um cientista de ponta. Apenas os equipamentos que utilizam são diferentes.

O que você está tentando colocar são os religiosos-gado no mesmo saco… ai eu concordo contigo… é impossível discutir com um religioso ou com um ateu, eles estão nas duas extremidades. Mas eu não escrevo esta coluna para nenhum dos dois tipos… escrevo para os livres-pensadores, que não estão presos a dogmas científicos ou religiosos.

Tatuagens
  • GTB - Tio, também tenho uma dúvida sobre tatuagens… Existe algum problema ou alguma restrição ao fazê-las?

Tatuagens são manifestações físicas de idéias, e ficam marcadas no perispírito até você dominar a maneira de apagá-las (se desejar), portanto, pense um milhão de vezes antes de colocar uma idéia no seu corpo, onde você terá contato com ela todo santo dia. Devem existir algumas ordens que não aceitam pessoas tatuadas, mas elas são tão invisíveis que se você tiver de entrar em uma delas, a egrégora se encarrega de você nunca ter tido a chance de se tatuar…

  • Thiago Habib - Sobre a história do cavaleiro que resgata a princesa do dragão, poderia citar também o Apocalupsis de Yehokanan:

E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer. (6:2)

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. (12:9)

E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. (12:14)

E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar. (12:15)

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. (20:2)

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as BODAS do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. (19:7)

Está citado. E representa a mesma coisa que eu falei na coluna.

  • Daniel Poltronieri - quando voce falo que cada tipo de pessoa (Os materialistas puros, os misticóides, os fanáticos céticos e os fanáticos religiosos) está em um lugar da arvore da vida, isso quer dizer que elas tem um ou mais de seus chakras abertos?

São coisas totalmente independentes. A Árvore mapeia os estados de consciência da mente humana. Trilhar os caminhos da árvore representa desfrutar dos estados que a sua consciência lhe permite. Quanto mais evoluído estamos, mais próximos de Tiferet (Beleza), mas são coisas totalmente independentes. Nada impede uma feiticeira negra de ter seu 6o chakra plenamente desenvolvido, por exemplo.

Mas lembre-se… todo desequilíbrio é maléfico para você mesmo. Só conseguiremos atingir o estado de “iluminação” através do equilibrio entre os 4 elementos em nossa vida.

  • Sérgio - Aqui sou obrigado a comentar: na verdade a culpa é dos próprios alquimistas (e afins) que continuam escondendo as coisas com fumaça e espelhos, confundindo qualquer pessoa. Por que não ser claro? Hoje em dia não há mais caça às bruxas, chega de alegorias bizarras para círculos fechados.

Discordo. As belezas e ensinamentos adquiridos através dos símbolos da alquimia não podem ser traduzidas em meras palavras, pois carregam também sentimentos, emoções e ensinamentos. Veja a imagem ao lado. O que ela lhe diz? Provavelmente não muita coisa… mas um iniciado poderia escrever um livro de 100 páginas sobre as lições contidas apenas nesta imagem ao lado, sem muito esforço.

  • Gustavo Fernandes - Marcelão me tira uma duvida… Jesus acreditava na chama violeta?

Pelamordedeus… a chama violeta nãaaaaoooooo…

Cara, esta é uma parte do misticismo (não ocultismo) que eu nunca me interessei muito, porque todo sujeito devoto destas coisas que cruzou meu caminho até hoje se comportava como um fanático. E essas coisas de mistureba de ETs com Saint German com Ashtar Sheron são MUITO fora da minha praia.

Eu conheço gente séria que trabalha na linha da Fraternidade Branca, mas normalmente são pessoas que já estão ligadas a N outras ordens e sabem o que estão fazendo… o povo por ai que se mete a seguir as chamas das velas acaba caindo naquele ponto que falamos sobre fanáticos-místicos, infelizmente.

  • Rafazildo - È sobre a Astrologia e suas alegorias com o deus-sol e tudo mais. Pelo que eu li nas colunas anteriores e vi no documentário Zeitgeist. Sinto que isso se adequa mais ao hemisfério norte e o sul fica um pouco de lado.

Acho que fica tudo meio invertido, com as estações trocadas e tudo..

Você poderia esclarecer um pouco esse ponto?

Muita gente fica com esta dúvida, se os signos deveriam ser “trocados” por causa do hemisfério sul, mas isso não serve para a Astrologia, apenas para as festividades das Estações do Ano (que realmente são invertidas).

Na Astrologia, o que conta é a distância da Terra ao Sol, que é a mesma no planeta inteiro. Os nomes dos signos foram escolhidos com base na necessidade das comunidades de associar a posição dos planetas no céu com estrelas ou épocas do ano e são apenas símbolos para facilitar o entendimento destas energias e como elas agem no planeta.

  • Bruna - As vezes tenho medo de certas coisas q passam pela minha cabeça, eh como se eu atraisse energias negativas, algumas pessoas com qem eu comentei pediram para mim parar de ler essas coisas porq eu vo pirar….q ocutismo deixa a pessoa depressiva e leva ao suicidio, q eh satanismo! Eh isso?

Eu adoro ler as coisas q vc escreve, eh muito importante pra mim, mais tem criado um comflito interno dentro de mim, comigo mesmo, sobre oq eu acredito, sobre oq eu to lendo e sobre oq eu to aprendendo! VC poderia me ajudar? as vezes eu acho q vou enlouquecer com tanta informação, Sera to fikando loka? ou apenas estou despertanto pra algo q eu naum conheço q eu tenho medo? me ajuda Marcelo? porfavor!!!!

A maioria das pessoas do planeta não está preparada para ler esta coluna. Elas preferem ficar confortáveis nas suas “certezas” e morrem de medo de qualquer coisa que atrapalhe suas garantias e sua estabilidade. É complicado mostrar para uma pessoa que tudo o que ela acreditou durante toda a sua vida não passava de mentiras criadas por pessoas que queriam dominá-la e ter poder sobre ela. Alguns conseguem vencer esta barreira e despertar, e se tornam livres-pensadores, mas a maioria da população é preguiçosa demais para buscar qualquer coisa neste sentido (na verdade, o termo correto é “Acídia”). Por isto morrem de medo do que desconhecem; inventam “demônios”, desculpas e qualquer coisa para ficarem nas suas zonas de conforto e também para evitar que os outros ao seu redor pensem também.

Se você achar que o que você está lendo está te fazendo mal, simplesmente pare de ler, oras. Tem tantos blogs mais legais que o meu, como o do Big Brother, o da Sandy e Junior, os portais da Rede Globo…

  • Rodrigo Dias – Acho que agora entendi o porquê do Wagner Veneziani terminar seus posts sempre com “Eu Sou”.

Na verdade, entendi um significado. Como você explicou anteriormente, TUDO tem mais de um significado…

E lá vamos nos tocar a reler uns posts aqui e acolá, e procurar mais textos.

Sim… tanto os textos dele quanto os meus estão repletos de simbolismos, que podem ser entendidos em diversos níveis. Por isso eu recomendo que vocês releiam alguns textos antigos de tempos em tempos… sempre vai aparecer alguma informação “nova” que vocês não tinham percebido que estava lá antes.

  • Edu - Por que vc disse que carne de porco é a pior carne de todas?

Na verdade, não é a pior… existem 3 carnes que são piores do que as de porco, em se considerando a parte de magia e limpeza astral. São elas: golfinho, macacos e carne humana. Mas como nenhuma das outras 3 costuma ser comercializada normalmente, fica o aviso só para a de porco. Estou preparando um posto só sobre verdades e mentiras a respeito do vegetarianismo. Assim que ficar pronto eu coloco aqui.

  • Leonardo - Porque todos nós, como “renascidos” não temos acesso aos nossos “arquivos” anteriores? Porque cada renascimento é uma volta a estaca zero onde tudo deve ser redescoberto? É muito estranho porque por mais elevada que seja a oitava do indivíduo se ele nascer na miséria da áfrica poderá permanecer na ignorancia pro resto de sua vida. Será que esta experiência terá valido??

Minha dúvida é porque quando reencarnamos porque não o fazemos já sabendo da “verdade”…

Simplificando bastante: porque a humanidade é composta de gado. Imagine se você descobrisse que o seu pai foi o mesmo homem que na outra encarnação roubou sua mulher, matou o seu filho e te aleijou… e agora ele teve de reencarnar e agora teve de sustentar dois filhos (você e o outro guri que ele matou numa outra vida) com muita dificuldade, passando por várias necessidades, para aprender a amar vocês… imagine se você soubesse que ele é o cara que te aleijou e matou seu filho… você se vingaria? você e todo o resto da raça humana…

Seria uma carnificina sem fim e ninguém teria tempo para evoluir.

Por isso o esquecimento é MUITO necessário. E nada é por acaso… se você reencarnou na áfrica, é porque você precisou… (para pensar melhor antes de desperdiçar água ou comida nessa vida, por exemplo).

  • Doo - Sem me extender demais, tenho dois nomes específicos que gostaria de saber se faz parte de alguma ordem (o primeiro principalmente) e qual sua opinião (se é que conhece) do segundo:

1- Andrei Tarkovski

2- Alejandro Jodorowsky

Andrei Tarkovski é um cineasta russo, que dirigiu “Solaris” em 1972. Infelizmente, a Rússia é tão fechada em termos de Ordens secretas (como todas elas deveriam ser !!!) que praticamente nada se sabe sobre eles, então fico lhe devendo. O segundo eu não conhecia, mas fui visitar a entrada dele na Wikipedia e descobri que preciso conhecer mais sobre ele!

  • Éder - Única dúvida: li outro dia num site sobre magia que a Goetia era um simbolismo das personalidades humanas ou como se fosse o nosso “dark side of the moon” que com experiência podemos “domar” esses demônios (nosso lado obscuro). Daí vem a dúvida: Esses demônios são entidades ou são alegorias?

São Entidades, semelhantes aos Devas, Elementais, Djinns ou Exús, que podem ser invocadas para realizarem trabalhos para o magista.

  • Fabrício - Em certa coluna sua voce falando sobre nossa evoluçao espiritual e q com o tempo nossa ‘alma’ se desenvolveria e entao partiria pra outros ‘planetas’ mais evoluidos… É realmente isso? (pq eu senti uma certa alegoria nisso, nao sei se to certo ou se vc disse isso literalmente msm…)

Sim, eu disse literalmente “outros planetas”.

Planetas não “influenciam” a nossa vida; eles servem como referências que, através da sincronicidade, podem ser observados e analisados. Os planetas estão lá, nós estamos aqui, o fato da posição deles no céu representar exatamente as energias que estão circulando aqui é mera “coincidência”.

  • Digamos q se minha mae fosse uma ocultista altamente treinada e qndo eu nascesse eu tb fosse altamente treinado, eu seria um avatar? (pensando tb no q vc diz creio q a resposta seja sim, ja q cada um pode atingir sua iluminaçao.. seu estado de “deus”). Nao criticando ainda mas me pareceu uma certa incoerencia, mas acho q vc tem alguma resposta pra me esclarecer sobre isso entao nao direi q eh contradiçao (ate pq ta bem longe disso, eu acho). Mas continuando… se “qq um” puder ser um avatar pq toda essa adoraçao encima dessas figuras ate msm dentro do ocultismo?

Não… voce nunca seria um Avatar. No maximo dos maximos dos maximos, após muitas e muitas encarnações estudando, você seria um Bodisathva, ou Iluminado, ou Mestre Ascencionado… fazendo uma alegoria… a Terra é o jardim da infância, os Avatares são os professores com livre docência que vez por outra vem dar uma visitada para ver como as coisas estão. Então o máximo que você pode chegar aqui na Terra é ser o melhor aluno do Jardim da Infância.

  • Emerson - Minhas perguntas não foram respondidas das ultimas 3 vezes, então, vou repeti-lá : Voce acredita nas teorias propagadas nos quadrinhos dos INVISIVEIS, do Grant Morrison ?

Eu já respondi, leia os posts de P&R antigos. Grant é um colega de algumas escolas e pensamento que eu também estudo. Muita coisa dos Invisibles é bem séria, mas claro que está colocada na forma de metáforas e alegorias.

  • TheV3non - Você já presenciou uma pessoa “possuída” pelo “espírito santo” ou outras entidades ? Aquele tipo de coisa que a pessoa fala línguas impronunciáveis estilo o que aconteceu com os apóstolos em pentecostes ? Qual é a sua posição sobre isso ?

Várias e várias e várias vezes. Qualquer pessoa pode presenciar isto facilmente. Basta frequentar algum centro kardecista ou templo de Umbanda/Candomblé.

Seres humanos podem sofrer três tipos de incorporação astral: a partir de espíritos desencarnados (entidades que foram humanos, chamado de “espíritos” pelos kardecistas e de “caboclos” pelos umbandistas), Devas (chamados de Orixás ou Exús pelos umbandistas, de Devas pelos indianos, Kami pelos Japoneses, demônios da goécia, anjos enochianos ou grandes elementais pelos ocultistas) ou entrar em sintonia com si mesmo em uma oitava superior.

Oito Perguntas

  • Hugo Lima - 1º Música e chakras – Existe uma música clássica da qual sempre gostei e que aparentemente todas as pessoas que conhecem reconhecem como boa – chama-se “Bolero de Ravel”. Belissima, mas a questão é que essa música estimula a “energia”, seja ela qual for e qual nome ela tome, dentro de nós?

O Bolero é classificada como ” Música do elemento Água” e sim, ela mexe com os sentimentos. Eu vou detalhar isso mais pra frente.

  • 2º Viagens astrais – É possível viajar [ou se projetar, melhor dizendo] conscientemente todas as noites? Isso traz algum efeito colateral, benéfico ou não, para o momento em que se acorda? E, uma dúvida razoável da minha parte, você “vive” a projeção astral ou você se lembra dela apenas? Isto é, você tem consciência de todo o processo, inclusive da saída e do retorno ao corpo, e acordo logo depois ou apenas ao acordar se lembra do que fez?

Sim. Muita gente faz isso todos os dias. Não tem nenhum “efeito colateral”. A sensação de se estar projetado é a de se estar acordado. É 100% lúcida: você está “acordado” olhando para seu próprio corpo inerte na cama.

  • 3º Evangelhos apócrifos – Nem todos os apócrifos são confiáveis, correto? Pelo que eu ouvi dizer, existe um em que Jesus diz que transformará Maria Madalena em homem para que ela seja digna de entrar no Reino dos Céus…

Evangelho de Tomé, 114: Simão Pedro disse: Seja Maria afastada de nós, porque as mulheres não são dignas da vida. Respondeu Jesus: Eis que eu a atrairei, para que ela se torne homem, de modo que também ela venha a ser um espírito vivente, semelhante a vós homens. Porque toda a mulher que se fizer homem entrará no Reino dos céus.

Me parece claro que é uma alegoria… Tomé retrata o pensamento da época e local onde escreveu o evangelho, que considerava as mulheres como indignas. Yeshua apenas coloca que deixará Madalena no mesmo patamar dos homens.

* 4º Cidades importantes e Linhas de Ley – A velha questão de se vende mais porque é quentinho ou é quentinho porque vende mais – as cidades importantes são importantes por terem sido construídas nos nodos, por acidente, ou elas foram construídas ali para serem importantes?

Os monolitos de pedra estavam sobre as Linhas de Ley. A Igreja destruiu os monolitos e construiu igrejas sobre eles, então as cidades foram construídas ao redor das Igrejas…

  • 5º Cidades culturais – Existem cidades que concentram mais espíritos iluminados ou sábios do que outras?

Boa pergunta. Não sei a resposta.

  • 6º Virgem – Li em um livro, “Astrologia na Maçonaria”, que o signo de Virgem é regido por… Lilith? A primeira esposa de Adão? Tem nesse livro, inclusive, uma história muito curiosa sobre Virgem e Escorpião, que eram um signo só no passado, mas se desentenderam e surgiu Libra entre eles, para equilibrar o jogo, digamos.

Virgem é regido por Mercúrio, segundo a Astrologia Clássica (que é a que eu me interesso). Lilith, Ceres, Quiron, Xena e outros planetas são apenas teorias que estão sendo pesquisadas e estudadas, mas sem nenhuma confirmação 100% confiável ainda. Assim como a ciência ortodoxa, a ciência ocultista também está em constante evolução.

  • 7º Sonhos – Sonhar com uma pessoa, de maneira forte o suficiente para gerar grande impressão, é indicativo de alguma coisa? As ações tomadas nos sonhos também?

Pergunta muito vaga. Não entendi o que você quis dizer com isso.

  • 8° Projeção Astral – É possível ajudar alguém a se projetar na forma astral – isto é, em hipótese, um casal deitado, lado a lado, onde a mulher que consegue se projetar puxe o marido? O cordão de prata é feito de que material? Ele é facilmente rompido? É seguro projetar-se e vagar por aí?

Sim, é perfeitamente possível “puxar” outra pessoa com as técnicas certas. Aliás, é a maneira que eu me projeto (com ajuda). o cordão de prata é feito do mesmo fluido astral do psicossoma (corpo astral).