Paolo Ucello

From Wiki
Jump to navigationJump to search

Paolo Uccello (1397, Florença — 10 de Dezembro de 1475, Florença) foi um pintor italiano. Uccello fez parte do Quattrocento do Renascimento, destacando-se por sua maestria nas pinturas em perspectiva e pela impressão de relevo que deu à pintura, recorrendo para isso ao claro-escuro (chiaroescuro). Era obcecado pela perspectiva e passava noites tentando entender o Ponto de fuga. Usava-a para criar uma sensação de profundidade em suas obras e não para narrar histórias.

Paolo trabalhou na tradição do Gótico Internacional e enfatizou a cor ao invés do clássico realismo.

Uccello nasceu em Florença, em 1397. Seu apelido, Uccello, vem de seu gosto por desenhar pássaros. Foi aprendiz de Lorenzo Ghiberti entre 1407 e 1414. Nesse período, conheceu pintores renomados, tais como Masolino e Donatello. A oficina de Ghiberti era o ponto central da arte florentina na época.

Com sua mente analítica e precisa, ele tentou aplicar o método científico para a representação de objetos em um espaço tridimensional. A perspectiva em seus quadros influenciou Piero della Francesca, Albrecht Dürer e Leonardo da Vinci.