Papa Adriano IV: Difference between revisions

From Wiki
Jump to navigationJump to search
(Created page with 'O Papa '''Adriano IV''', OSA (''Nicolau de Breakspear'' ou ''Nicholas Breakspear'') inglês, nascido perto de Saint Albans, por volta do ano 1100. O seu pai, Robert, era sacerdo…')
 
(No difference)

Latest revision as of 17:15, 16 December 2010

O Papa Adriano IV, OSA (Nicolau de Breakspear ou Nicholas Breakspear) inglês, nascido perto de Saint Albans, por volta do ano 1100.

O seu pai, Robert, era sacerdote na diocese de Bath, que se tornou monge em St. Albans. Nicholas viu recusada a sua aceitação no mesmo mosteiro, tendo-lhe sido dito que teria de amadurecer e estudar por forma a descobrir então a sua vocação. Entendeu não ter de esperar e foi para Paris e tornou-se frade Agostiniano em St, Rufus, perto da cidade de Arles. Foi eleito seu prior e em 1137 foi escolhido por unanimidade para seu abade.

Foi um abade zelosamente reformista, o que motivou queixas contra ele enviadas a Roma. Ali chamado para se explicar, ficou bem visto pelo Papa Eugénio III (1145–1153), que o tornou cardeal-bispo de Albano.

De 1152 a 1154 Nicholas esteve na Escandinávia como delegado papal, dirigindo os interesses do novo arcebispo de Trondheim, e realizando as diligências que permitiram o reconhecimento Gamla Uppsala (mais tarde transferido para Uppsala) como sede do metropolita sueco em 1164. Como compensação pela cedência territorial, o arcebispo dinamarquês de Lund foi designado delegado e vigário perpétuo e atribuido o título de Primaz da Dinamarca e Suécia.

No seu regresso Nicholas foi recebido em grande honra pelo Papa Anastácio IV (1153–1154), e após a morte deste foi eleito papa a 4 de Dezembro de 1154. De imediato Adriano diligenciou a reposição da autoridade papal na cidade de Roma, dominada pelos partidários de Arnaldo de Brescia e da sua doutrina, que preconizava a mais pura pobreza clerical. Dadas as graves consequências da agitação entre as duas facções, o papa decidiu excomungar a cidade de Roma, o que induziu o senado a render-se e desterrar Arnaldo de Brescia. Este foi finalmente entregue por Frederico Barbarossa aquando da sua coroação como imperador, em 1155, e finalmente morto em Roma. Adriano IV governou até à sua morte, a 1 de Setembro de 1159.

Defendeu com todos os meios a primazia do papado sobre o império, desafiando o imperador Frederico Barbarossa.