Papa Estêvão I

From Wiki
Jump to navigationJump to search

O Papa Estêvão I foi o 23º papa. Foi eleito em 12 de Maio de 254 e morreu em 2 de Agosto de 257. Sucedeu o Papa Lucio I.

Nasceu em Roma, oriundo de famílias nobres romanas, teve desavenças com as Igrejas de África e da Ásia, a respeito da supremacia da sede de Roma. Enfrentou São Cipriano de Cartago devido à questão do rebatismo dos hereges e pela reabilitação dos bispos Basílides de Leão e Marcial de Mérida, que tinham sido acusados de apostasía. Sob o seu pontificado, intensificaram-se as lutas cismáticas dos seguidores do antipapa Novaciano. Promoveu uma série de aulas expositivas que convenceram ao clero de Roma e algumas comunidades da África, sobre o erro essencial de se seguir ao Antipapa Novaciano e provou as implicações de suas heresias diante das Sagradas Escrituras, comparando-o aos irmãos de Moisés, que preferiram forjar e adorar ao "Bezerro de Ouro" a cultuar ao "Deus Verdadeiro"!

De acordo com alguns historiadores foi martirizado nas perseguições do imperador Valeriano, enquanto que para outros foi decapitado pelos soldados de Décio, na cadeira pontifícia, em 2 de agosto de 257, durante uma cerimônia religiosa realizada na Catacumba de São Calisto em que explicava o significado da noite da santa de compartilhar o cálice e o pão e a santidade e grandeza de se servir a Deus.

A festa de São Estêvão, para a Igreja Católica, é celebrada no dia 2 de Agosto. Em 1969 uma revisão no calendário removeu o seu dia, mas, de acordo com a Instrução Geral do Missal Romano, a Missa de 2 de Agosto deverá ser, em qualquer lugar, a missa para São Estêvão.

Estêvão é o patrono de Hvar, Croácia.

Século III