Papa João Paulo II: Difference between revisions

From Wiki
Jump to navigationJump to search
(Created page with ''''O Venerável Servo de Deus Papa João Paulo II''' (em latim: ''Ioannes Paulus PP II'' , italiano: ''Giovanni Paolo II'', polonês:. ''Jan Paweł II''; 18 de maio, 1920 - 2 de …')
 
No edit summary
 
(One intermediate revision by the same user not shown)
Line 1: Line 1:
'''O Venerável Servo de Deus Papa João Paulo II''' (em latim: ''Ioannes Paulus PP II'' , italiano: ''Giovanni Paolo II'', polonês:. ''Jan Paweł II''; 18 de maio, 1920 - 2 de Abril de 2005, nascido Karol Józef Wojtyla) foi Papa da [[Igreja Católica]] Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de Outubro de 1978 até sua morte em 02 de abril de 2005. Seu pontificado foi o segundo mais longo documentado, somente o [[Papa Pio IX]] serviu por mais tempo ([[Papa Pedro| São Pedro Apóstolo]] é conhecido por ter servido por mais de 30 anos como o primeiro pontífice, mas a documentação é insuficiente para apoiar qualquer tese peremptória). Ele é, até esta data, o único papa Eslavo e Polonês, também o primeiro papa não italiano desde o neerlandês [[Papa Adriano VI|Adriano VI]] em 1522.
[[image:Papas-Joao-Paulo-II.jpg|320px|thumb|right|O Papa João Paulo II]]


João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. É largamente difundido que ele foi instrumental para o fim do comunismo na sua terra natal e eventualmente em toda a Europa. Do mesmo modo, melhorou as relações da Igreja Católica com o Judaísmo, o Islão, as igrejas Ortodoxas, e com as comunidades Anglicanas. Apesar de ser criticado por sua oposição à contracepção e à ordenação de mulheres,seu apoio ao Segundo Concílio do Vaticano e sua reforma da Liturgia. Embora foi elogiado por sua empresa, com posturas católicas ortodoxas nestas áreas.  
'''O Venerável Servo de Deus Papa João Paulo II''' (em latim: ''Ioannes Paulus PP II'' , italiano: ''Giovanni Paolo II'', polonês:. ''Jan Paweł II''; 18 de maio, 1920 - 2 de Abril de 2005, nascido Karol Józef Wojtyla) foi Papa da [[Igreja Católica]] Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de Outubro de 1978 até sua morte em 02 de abril de 2005. Seu pontificado foi o segundo mais longo documentado, somente o [[Papa Pio IX]] serviu por mais tempo ([[O Papa Pedro| São Pedro Apóstolo]] é conhecido por ter servido por mais de 30 anos como o primeiro pontífice, mas a documentação é insuficiente para apoiar qualquer tese peremptória). Ele é, até esta data, o único papa Eslavo e Polonês, também o primeiro papa não italiano desde o neerlandês [[Papa Adriano VI|Adriano VI]] em 1522.


Foi um dos lideres mundiais mais viajados da história, visitando 129 países durante seu pontificado. Ele falava tais línguas: italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, croata, esperanto, grego antigo, latim e polonês. Como parte de sua ênfase especial no chamado universal à santidade, ele canonizou 438 santos e beatificou 1,340 pessoas. Mais do quê todos os seus predecessores nos últimos cinco séculos. Em 19 de dezembro de 2009, João Paulo II foi proclamado "venerável" por seu  sucessor, o [[Papa Bento XVI]].
João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. É largamente difundido que ele fora instrumental para o fim do comunismo na sua terra natal e eventualmente em toda a Europa. Do mesmo modo, melhorou as relações da Igreja Católica com o Judaísmo, o Islão, as igrejas Ortodoxas, e com as comunidades Anglicanas. Apesar de ser criticado por sua oposição à contracepção e à ordenação de mulheres,ao seu apoio ao Segundo Concílio do Vaticano e sua reforma da Liturgia. Embora foi elogiado por sua empresa, com posturas católicas ortodoxas nestas áreas.
 
Foi um dos lideres mundiais mais viajados da história, visitando 129 países durante seu pontificado. Ele falava tais línguas: italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, croata, esperanto, grego antigo, latim e polonês. Como parte de sua ênfase especial no chamado universal à santidade, ele canonizou 438 santos e beatificou 1,340 pessoas Mais do quê todos os seus predecessores nos últimos cinco séculos. Em 19 de dezembro de 2009, João Paulo II foi proclamado "venerável" por seu  sucessor, o [[Papa Bento XVI]].


==Século XX==
==Século XX==

Latest revision as of 17:52, 28 November 2010

O Papa João Paulo II

O Venerável Servo de Deus Papa João Paulo II (em latim: Ioannes Paulus PP II , italiano: Giovanni Paolo II, polonês:. Jan Paweł II; 18 de maio, 1920 - 2 de Abril de 2005, nascido Karol Józef Wojtyla) foi Papa da Igreja Católica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de Outubro de 1978 até sua morte em 02 de abril de 2005. Seu pontificado foi o segundo mais longo documentado, somente o Papa Pio IX serviu por mais tempo ( São Pedro Apóstolo é conhecido por ter servido por mais de 30 anos como o primeiro pontífice, mas a documentação é insuficiente para apoiar qualquer tese peremptória). Ele é, até esta data, o único papa Eslavo e Polonês, também o primeiro papa não italiano desde o neerlandês Adriano VI em 1522.

João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. É largamente difundido que ele fora instrumental para o fim do comunismo na sua terra natal e eventualmente em toda a Europa. Do mesmo modo, melhorou as relações da Igreja Católica com o Judaísmo, o Islão, as igrejas Ortodoxas, e com as comunidades Anglicanas. Apesar de ser criticado por sua oposição à contracepção e à ordenação de mulheres,ao seu apoio ao Segundo Concílio do Vaticano e sua reforma da Liturgia. Embora foi elogiado por sua empresa, com posturas católicas ortodoxas nestas áreas.

Foi um dos lideres mundiais mais viajados da história, visitando 129 países durante seu pontificado. Ele falava tais línguas: italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, croata, esperanto, grego antigo, latim e polonês. Como parte de sua ênfase especial no chamado universal à santidade, ele canonizou 438 santos e beatificou 1,340 pessoas – Mais do quê todos os seus predecessores nos últimos cinco séculos. Em 19 de dezembro de 2009, João Paulo II foi proclamado "venerável" por seu sucessor, o Papa Bento XVI.

Século XX