Papa Leão XIII

From Wiki
Revision as of 23:09, 3 December 2010 by Luckazmq (talk | contribs)
Jump to navigationJump to search

Papa Leão XIII (Carpineto Romano, 2 de Março de 1810 – Roma, 20 de Julho de 1903) nascido Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci, foi papa de 20 de Fevereiro de 1878 até a sua morte, em 20 de julho de 1903. Reinou até os 93 anos,Assim sendo o papa mais velho da história; tendo o terceiro mandato mais longo, apenas superado por Pio IX e João Paulo II. Leão XIII é mais conhecido pelo seu intelectualismo, o desenvolvimento de ensinamentos sociais com sua encíclica Renum Novarum, e suas tentativas de definir a posição da igreja no que diz a respeito ao pensamento moderno.

Nascido em Carpineto Romano, perto de Roma, foi o sexto filho – de sete – do Conde Lodovico Pecci e sua esposa Anna Prosperi Base. Junto com seu irmão estudou num Colégio Jesuíta em Vítreo, onde permanecera até 1824. Logo admirara o latim, escrevendo seus próprios poemas na idade de onze anos.

Em 1824, ele e seu irmão, Giuseppe Pecci, foram chamados à Roma onde sua mãe estava a fenecer. O Conde Pecci queria que seus filhos permanecessem perto dele após a morte de sua esposa. Em 1828, Giuseppe entrara na Ordem dos Jesuítas, lugar que Vincenzo resolvera em favor do sacerdócio secular.

Estudou na Academia dei Nobili – principalmente diplomacia e direito. Em 1834, recebeu prêmios pela excelência acadêmica, e ganha a atenção dos oficiais papais. Foi ordenado sacerdote em 1837, núncio apostólico para a Bélgica em 1843; e Arcebispo de Perúgia em 1846. Futuramente, sendo eleito papa em 1878.

Sua encíclica mais conhecida, Renum Novarum, apresentou a idéia de subsidiariedade no pensamento social católico. Esta encíclica marcou o começo da sistematização da Doutrina social da Igreja Católica, colaborando para o despertar de uma esquerda católica. Sua encíclica Arcanum Divinae Sapientiae aborda o tema "família"; onde Vincenzo critica o divórcio e faz deliberações sobre o matrimônio. Esta é considerada a percussora de Casti Connubii e Humanae Vitae. Também condenou a Maçonaria.

Século XIX